ILUMINANDO UM MUNDO ESCURO – RABINO ILAN STIEFELMANN

280_historia_4_1

“Se há uma coisa que Auschwitz me ensinou, foi que podemos viver dias sem comer, mas não podemos viver nem mesmo um momento sem luz!”


IImagem removida pelo remetente.gor Green era adolescente na época do Holocausto. Ele passou pelos horrores da guerra e sobreviveu ao lado de seu pai.

Ele conta que em uma noite fria de dezembro viu um guarda nazista dando para o seu pai um pouco de manteiga. Em seguida o seu pai tirou do bolso uma pequena Chanukiá, rasgou um pedaço de pano de sua roupa para fazer os pavios e usou a manteiga como combustível. Essa foi a forma que encontrou para comemorar a 1ª noite de Chanucá.

Igor conta como ficou revoltado. O seu pai estava colocando em perigo a sua vida e a de todos que ali se encontravam, mas a indignação dele não se deveu a isso.

Igor se aproximou do seu pai e exclamou: “Manteiga?! Nós estamos passando fome, desnutridos, e você queima calorias vitais para a nossa sobrevivência?”

“Ao ouvir isso, o meu pai olhou para mim intensamente”, relembra Igor com emoção, “e disse: ‘Se há uma coisa que Auschwitz me ensinou, foi que podemos viver dias sem comer, mas não podemos viver nem mesmo um momento sem luz!”

*******************

Vivemos uma época de grande escuridão. Os verdadeiros valores estão cada vez mais se perdendo, e até mesmo o instinto mais forte – o de sobrevivência – vem sendo ignorado por pessoas e grupos que estão prontos a dar a vida contanto que matem outros junto. “Não podemos viver nem mesmo um momento sem luz” – porque luz é propósito, luz é esperança, luz é fazer o bem apesar das dificuldades. Como nos ensina o sábio Rei Salomão: “Um pouco de luz dissipa muita escuridão” – por mais intensa que seja a escuridão, ela não resiste a um pouco de luz.

Sábado, 24 de dezembro, começa Chanucá. Participe você também dessa corrente de luz – acenda a sua vela de Chanucá, ilumine o seu lar, o seu entorno, faça a sua parte em trazer luz, colaborando assim para diminuir a escuridão e ignorância do mundo. Chanucá Sameach!


Fonte: Lubavitch Copacabana [Newsletter@LubavitchCopacabana.org]

www.LubavitchCopacabana.org
Lubavitch Copacabana
www.lubavitchcopacabana.org
Chabad Lubavitch Copacabana Rio de Janeiro Seu acesso rápido a um Judaismo autentico, moderno e atrativo.

20
20