PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

282_história_3_1

O que 2017 nos reserva ? Depende do que faremos … Desfrute de 2017, fazendo o seu melhor!


Todos nós quisemos que 2016 acabasse. Que ano comprido, até feriados quase não tivemos! Queríamos recomeçar logo, com expectativa de um ano novo melhor, mais fácil, mais alegre. E 2017 começou, mas olhem as notícias: crise no sistema penal, terremoto na Itália, avalanches, conferência antissemita na França… isso sem mencionar o terror em Israel e uma forte incerteza mundial. É, nada muda de um dia para o outro.

Itzhak Perlman, virtuoso violinista e mestre é considerado um dos maiores músicos da atualidade. Em um concerto para milhares de pessoas em Nova Iorque, logo após a sua entrada ao palco, uma corda de seu violino quebrou nos primeiros acordes. O público ouviu o estalo, e imediatamente entendeu o significado daquele som.

As pessoas pensaram que ele iria interromper o concerto para buscar outro violino ou trocar a corda quebrada, mas Perlman não fez isto. Ele parou um pouco, fechou os olhos e, em seguida, sinalizou ao maestro para começar o concerto novamente. A orquestra começou a tocar e ele continuou de onde tinha parado. Ele tocou com paixão e intensidade maiores do que o seu habitual. Via-se como ele improvisava, fazia mudanças, harmonizava com novos sons.

Quando a música acabou, o público, que estava num silêncio total, levantou-se e aplaudiu fortemente. Ele sorriu, ergueu seu arco para pedir silêncio e então disse num tom tranquilo:

Cada pessoa deve usar o que D’us lhe dá. Às vezes, o artista deve encontrar alguma música que possa fazer com o que tem disponível.

O que 2017 nos reserva ? Depende do que faremos … Desfrute de 2017, fazendo o seu melhor!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dobi Goldberg – Sinagoga do Morumbi, São Paulo