A IMPORTÂNCIA DE INGERIR LÍQUIDOS NO VERÃO E COMO EVITAR O CÂNCER DE PELE
O verão é a época do ano mais esperada para aproveitar os dias quentes seja na praia ou na piscina. Independente da escolha, os cuidados são os mesmos para manter o corpo hidratado.
Em dias mais quentes o corpo perde mais líquido através do suor, por isso é necessário consumir uma maior quantidade de água. Esperar a sede para beber água é sinal de que o corpo pode estar desidratado e com o funcionamento das células e órgãos comprometido. Outro problema causado pela falta de líquidos é o surgimento de problemas como dermatites, infecções, intoxicações, entre outros fatores afetados pela desidratação.
Além da água pura, outros alimentos que contém este componente são bem-vindos, como frutas, legumes e verduras que são fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares. Esses alimentos além de ter boa quantidade de água, são refrescantes e fáceis de ser consumidos. As sugestões de frutas são: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde. Além disso, os chás (de preferência os claros e de ervas), água aromatizada e sucos são boas opções para incrementar e variar o cardápio. Esse último é recomendado o consumo sem açúcar para ser menos calórico.
Funções da água no organismo:
ü Transporte de nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos;
ü Transporte de hormônios, enzimas e células sanguíneas;
ü Solvente e meio de suspensão. Ajuda a dissolver substâncias, promovem reações químicas, etc;
ü Ajuda a eliminar toxinas através da urina;
ü Lubrifica articulações;
ü Ajuda a regular a temperatura do nosso organismo;
ü Essencial para todos os processos fisiológicos: digestão, absorção, assimilação e excreção.
CUIDADOS COM OS ESPORTES DE VERÃO
A prática de exercícios físicos está na sua lista de tarefas para 2017? O esporte é um grande aliado da saúde e no verão a prática predomina entre os brasileiros. Por causa do calor, os chamados esportes de verão, geralmente são praticados ao ar livre e precisam de uma atenção especial com a exposição ao sol. Além do uso de um protetor solar, que protege a pele de queimaduras e do risco de câncer, a hidratação constante é fundamental.
Opções como: caminhadas, corridas, pedalar, jogar golf, tênis, basquete, vôlei, futebol, entre outras atividades são ótimas ideias. Mas como praticá-las de maneira segura e prática?
Para começar, um alongamento adequado, para aquecer faz toda a diferença. Um par de tênis confortável e com amortecedores, e roupas leves também são essenciais para quem vai fazer uma caminhada no asfalto. Nos espaços abertos dá para praticar um circuito de bike, mas deve-se ter cuidado com o aquecimento dos membros inferiores e alongamento. Nas piscinas, atenção com a profundidade para não se machucar na hora de pular. Para as atividades na areia, como vôlei de praia é preciso um maior condicionamento físico. Para quem não está acostumado, essa prática pode sobrecarregar a musculatura.
Para evitar essas intercorrências, alguns cuidados devem ser tomados:
ü Opte por locais ventilados;
ü Evite realizar atividades físicas em exposição ao sol entre as 10h e 16h;
ü Consuma entre 200 a 300 ml de água a cada 20 minutos de prática;
ü Não exceda 60 minutos de atividade contínua;
ü Caso a atividade seja de longa duração, pode ser necessária a ingestão de bebida isotônica;
ü Não realize atividade física em jejum;
ü Use vestimentas leves, de preferência de cores claras;
ü Não abuse na intensidade das atividades físicas;
ü Caso realize atividades ao ar livre, não esqueça o protetor solar!
Fonte: Newsletter Einstein para Conhecimento