RENDEZ-VOUS NA TORRE EIFFEL

286_life_3_1Concluído em 1889, o monumento mais visitado de Paris foi projetado pelo gênio da engenharia Gustave Eiffel, em conjunto com o arquiteto Stephen Sauvestre


A Dama de Ferro

Embora ela não viva no Palácio dos Elysées, ela é, sem dúvida, a primeira-dama da França. O tapete verde dos jardins do Trocadéro, nas margens do Rio Sena, tem sido sua casa desde 1889. Este é o lugar onde o mundo inteiro presta homenagem a ela. Esta dama de ferro não é outra senão a Torre Eiffel, marco de Paris e símbolo da França.

Trezentos metros de alturas

286_life_3_2Como você coloca seus olhos sobre a Torre Eiffel, ela se situa a seus pés, convidando-o a subir, e desvendar os seus mistérios de ferro. O poeta, Jean Cocteau, a chamou de “a bela girafa no laço.” Como uma procura do Santo Graal, as vistas espetaculares de até 300 metros são ganhos a cada passo. Para os mais aventureiros, se atreva a contemplar Paris através dos elevadores de vidro enquanto você faz seu caminho até o topo. São três andares, três ritos de passagem para a estonteante vista de Paris.

O restaurante Jules Verne

Sentindo-se romântico? Demonstre seu amor, com a capital do romance em seus pés como sua testemunha. Que tal um jantar para dois no Restaurante Jules Verne? Tenha memórias inesquecíveis a 125 metros acima do solo. Mais alguns passos, e já você atinge o o topo (terceiro andar). A 276 m do chão, você pode quase tocar as nuvens, enquanto desfruta de uma vista de 360 graus da capital. Se você não está pronto para voltar a terra, permaneça no primeiro andar, o mais vasto dos três. Olhe diretamente para baixo através do chão de vidro a 57m acima do solo para mais emoções antes de ir em uma caça de lembranças preciosas em uma das lojas.

Uma ideia a princípio rejeitada

E pensar que toda esta magia quase não aconteceu! O projeto de Gustave Eiffel para construir a Dama de Ferro para a Exposição Universal de Paris, em 1889 foi recebida com forte oposição. Pessimistas consideraram a torre “inútil” e “monstruosa”. O engenheiro rejeitou críticas amargas, afirmando que sua torre simbolizava “não só a arte da engenharia moderna, mas também o século da indústria e da ciência em que estamos vivendo.” Demorou dois anos, dois meses e cinco dias de trabalho para Gustave e sua equipe para entregarem o símbolo da contribuição da França para a sociedade moderna.

A Dama de Ferro, uma Ilustre Sedutora

286_life_3_3Em Champs-de-Mars, memórias de infância são reacendidas todas as noites quando a Belle brilha em um show de luzes. Ela até brinca com fogo durante grandes eventos, como comemoração do feriado nacional da França em 14 de Julho, ou honrando os líderes mundiais. No entanto, o monumento pago mais visitado do mundo não envelheceu nem um pouco. Entre 1985 e 1990, a Torre Eiffel sofreu algumas reformas. Quatro novos elevadores foram adicionados a cada coluna e 1343 toneladas foram derramadas fora da estrutura de ferro. Ela foi vestida em um manto elegante de luzes, confirmando o apelido de Paris como a Cidade Luz.

Read more at: http://br.france.fr/pt-br/a-descobrir/na-torre-eiffel