EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…
E faz acontecer, como Juliana Martes Sternlicht, Eduardo Wurzmann, Abraham Goldstein, Monica Grin, Ruth Golberg, Michel Ghelman, Patricia Amorim Sihman, Israel Blajberg, Ten. Rosenthal, Oren Bar-El, cônsul Dori Goren, secretário Daniel Annenberg, Jayme Blay, Boaz Albaranes, Nanette Konig , Jocelyne Harari, Marcos Arbaitman, Michel Tuma Ness, Jarbas Favoretto, governador Geraldo Alckmin, Zeila Sliozbergas, Rabino Michel Schlesinher, Claudio Epelman, Saul Gilvich, Jack Terpins, Chella Safra, Adrián Werthein e Ricardo Dosoretz, dentre outros.
ALUNA DO DANTE ALIGHIERI GANHA BOLSA PARA O TECHNION
Juliana Martes Sternlicht, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, conquistou com seu trabalho “Melanoma estressado: tratamento do melanoma humano através da indução de estresse oxidativo”, realizado em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, uma bolsa para participar do Sci Tech (International Summer Program), no Instituto Technion, Haifa/Israel. A premiação que lhe garantiu a oportunidade de participar do programa internacional, que combina pesquisa científica com atividades culturais e sociais no Technion Israel Institute of Technology em Haifa, aconteceu durante a Febrace 2017. Também, a jovem recebeu ainda uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), com duração de até 12 meses, devido à boa avaliação do seu projeto na 15ª FEBRACE.
GUTERRES: “A FORMA MODERNA DO ANTISSEMITISMO É A NEGAÇÃO DE ISRAEL”
Na abertura da Assembleia Plenária do Congresso Judaico Mundial, em Nova York – no qual a Conib foi representada por seu secretário-geral Eduardo Wurzmann -, o secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que “a forma moderna do antissemitismo é a negação da existência do Estado de Israel”. Ele afirmou que o Holocausto não foi um ato “isolado de um grupo de nazistas, mas, sim, o resultado de uma perseguição ao longo de milênios” e prometeu dar “prioridade número um à luta contra o antissemitismo”.
“Como secretário-geral, considero que o Estado de Israel precisa ser tratado como qualquer outro Estado das Nações Unidas”, afirmou o diplomata, manifestando-se pronto para aplicar os princípios “corretos” sobre o país, “ainda que impliquem decisões incômodas”. “Isso não significa que estarei sempre de acordo com as ações do governo israelense”, prosseguiu. Guterres disse que diferentes comunidades na Europa executaram políticas “sistemáticas de discriminação aos judeus” na Idade Média, o que culminou, no caso de Portugal, com a expulsão dos judeus do país no século 16.
MICHEL GHELMAN E MONICA GRIN LANÇAM LIVRO NA B’NAI B’RITH SP
Michel Ghelman, Ruth Goldberg, Monica Grin e Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil
B’nai B’rith e Editora 7Letras promoveram o lançamento de “Identidades ambivalentes Desafios aos estudos judaicos no Brasil”, de Monica Grin e Michel Ghelman, na sede da B’nai B’rith em São Paulo. Amigos e familiares dos autores prestigiaram o lançamento, um dia após evento de lançamento na USP, com a Profa. Dra. Marta F. Topel.
INTEGRANTES DA COMUNIDADE JUDAICA RECEBEM CONDECORAÇÕES NO DIA DO EXÉRCITO
Patricia Amorim Sihman, Israel Blajberg e Ten. Rosenthal
Em Brasilia, no Dia do Exército, 19 de abril, o apresentador Luciano Huck foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar, entre outras personalidades, como o Juiz Sergio Moro. Estavam presentes o Presidente Michel Temer, Ministro da Defesa Raul Jungmann, ministros do STM, do STJ, e o prefeito de São Paulo, João Doria. No Rio, receberam a Medalha do Exercito Patrícia Amorim Sihman e Israel Blajberg, em cerimonia no Salão de Honra do Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste. As condecorações foram apostas pelo General de Exército João Camilo Pires de Campos, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército – DECEx.
DANIEL ANNENBERG PARTICIPA DO ENCONTRO DE CEOS REALIZADO PELA CÂMARA BRASIL – ISRAEL
Oren Bar-El, cônsul Dori Goren, Daniel Annenberg, Jayme Blay e Boaz Albaranes
Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia foi o convidado especial do Encontro de CEOs das Empresas Israelenses no Brasil realizado em São Paulo por iniciativa da Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria. O evento contou com a presença do novo coordenador da mesa do Brasil no Ministério das Relações Exteriores de Israel, Oren Bar- El, do cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, do cônsul econômico do Israel Trade and Investment Brazil em São Paulo, Boaz Albaranes, dos CEOs das empresas israelenses que atuam no Brasil, e de vários diretores da Câmara.
Após uma rodada de apresentações onde cada um deu um pequeno briefing sobre sua empresa e área de atuação, Daniel Annenberg deu detalhes sobre seu trabalho à frente da nova secretaria criada na gestão de João Doria e do trabalho que vem desenvolvendo com foco nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, zeladoria, habitação e empreendedorismo.
“Nosso intuito é trabalhar em equipe e de forma transversal e integrada para dar suporte às outras secretarias com projetos para desburocratizar e simplificar a vida das pessoas tais como prontuários eletrônicos e semáforos inteligentes. Queremos transformar São Paulo em uma cidade amiga do empreendedor e estamos estudando propostas de convênio com Israel, que é considerada a nação empreendedora”, destacou Annenberg.
O representante do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Oren Bar- El, também falou sobre sua visita ao Brasil. “Queremos incrementar as relações comerciais entre Brasil e Israel pois ainda há um potencial enorme a ser explorado. Para isso, precisamos identificar as áreas de cooperação, conhecer bem a estrutura legal do país e estarmos atentos às adaptações que ainda precisam ser feitas”, disse ele.
MÍDIA DE TOCANTINS DESTACA TRABALHO VENCEDOR DO PROJETO ANNE FRANK
Nanette Konig em Palmas. Foto:Divulgação
O Jornal do Tocantins destacou em 23 de abril um projeto da Escola Municipal Anne Frank, que foi um dos vencedores, em 2016, do concurso para professores do Ensino Fundamental II das escolas públicas Anne Frank de todo o Brasil, com o tema: “Anne Frank e legado na luta pelos Direitos Humanos”. O projeto da professora Diana Rodrigues Maranhão, de combate ao bullying, surgiu a partir de uma visita de Nanette Konig à escola, em 2015, e de conversas com os alunos sobre agressões praticadas por colegas. Nanette, sobrevivente do Holocausto, falou sobre o perigo do desrespeito às diferenças. O Projeto Anne Frank, que foi lançado pela Conib, Fisesp e Anne Frank House de Amsterdã em 2012, incentiva a divulgação da vida e do legado universal de Anne Frank para estabelecer relações com ações comunitárias locais, tendo as escolas como centro de produção e disseminação de uma cultura de paz e tolerância.
JOCELYNE HARARI TROUXE VAN GOGH PARA A B’NAI B’RITH SP
A conturbada vida de Vincent Van Gogh e os reflexos em suas obras foram detalhados na palestra de Jocelyne Harari na B’nai B’rith São Paulo. Com o tema: Van Gogh: A expressão máxima do êxtase e da e da cor, a professora e mestre, em História de Arte (FAAP), levou o público a mergulhar na vida do pintor, acompanhando de perto suas atribulações e sua genialidade. Em sua curta carreira de apenas dez anos, o artista introduziu o pós-impressionismo, tornou-se o maior colorista da história – conseguiu extrair o maior número de tonalidades a partir das cores básicas, e tronou-se o pai da arte moderna mundial. Atrás de suas pinceladas havia um profundo estudo da cor, do volume, uma técnica impressionante, relata Jocelyne. O público viu as tristes telas retratando a miséria dos camponeses com as batatas, em tons mais escuros, até chegar ao sol radiante, aos incríveis tons de amarelo e laranja e inquietantes céus revoltos.
CONVIDADOS MUI ESPECIAIS NA HOMENAGEM A JARBAS FAVORETTO
Antônio Carlos Cimino, João Caramez, Marcos Arbaitman, Michel Tuma Ness, Jarbas Favoretto e Alexandre Tuma Ness.
Entre os convidados especiais de Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR – Associação Brasileira de Municípios de Interesse Cultural e Turístico, na homenagem que lhe foi prestada recentemente na Assembleia Legislativa do Estado de SP, destaque para Marcos Arbaitman, Michel Tuma Ness, Presidente da Fenactur e para o Deputado Federal Roberto de Lucena.
GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN DÁ POSSE AO FÓRUM INTER-RELIGIOSO
Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith de São Paulo e o Rabino Michel Schlesinher, da CIP
Nesta quinta-feira (27 de abril), o governador Geraldo Alckmin assinou a posse dos 101 membros, titulares e suplentes do Fórum Inter-Religioso do Estado de São Paulo em evento no Palácio dos Bandeirantes. A instituição fomenta a criação de políticas públicas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa, além de promover a difusão da cultura de paz e liberdade de crença religiosa entre todos os indivíduos.
“A instalação desse Fórum Inter-Religioso é a mais importante ação que nós poderíamos fazer para unir a sociedade paulista. E com isso, damos exemplo para o Brasil, na linha de frente do enfrentamento e no combate à intolerância religiosa. Alguém pode perguntar: ‘Precisa?’. Sim, infelizmente precisa”, disse Alckmin. Relatou que no estado foram registrados 64 atos de intolerância, inclusive o incêndio a um terreiro em São Paulo. Lembrou que a cultura de paz é fundamental, que é preciso respeito e mais do que isso, amor entre as pessoas.
Os religiosos que representam a comunidade judaica são os rabinos Michel Schlesinger (CIP) e Alexandre Leone (suplente). Presentes à solenidade, Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Fisesp, Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith São Paulo, Raul Meyer e Lia Bergmann.
O ARGENTINO ADRIÁN WERTHEIN FOI ELEITO PRESIDENTE DO CONGRESSO JUDAICO LATINO-AMERICANO
Claudio Epelman, Saul Gilvich, Jack Terpins, Chella Safra, Adrián Werthein, Ricardo Dosoretz, secretário eleito do CJL e Eduardo Wurzmann
O argentino Adrián Werthein foi eleito por unanimidade presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, em reunião na qual participaram 63 delegados de 21 países da América Latina e Caribe, durante a Assembleia Plenária do Congresso Judaico Mundial em Nova York, ocasião em que Ronald Lauder foi reeleito para novo mandato.
Werthein tem uma extensa trajetória como dirigente de entidades comunitárias. Há quatro anos é assessor especial do CJL. Desde 1977, faz parte da Junta de Governadores da Universidade de Tel Aviv e esteve à frente da Câmara de Comércio Argentino-Israelense por cinco anos.
“Vivemos um momento que nos obriga a empreender todos os nossos esforços para erradicar a violência e a intolerância”, expressou ele. “Essa tarefa levaremos a cabo, como judeus, na defesa do pluralismo, liberdade e direitos humanos”.
O ex-presidente Jack Terpins passa a ser presidente honorário do CJL e também comporá o Comitê Permanente do Congresso Judaico Mundial. Claudio Lottenberg será assessor especial da Presidência do CJL.
A Conib foi representada por seu secretário-geral Eduardo Wurzmann.