A CAMPANHA NA GUERRA DOS SEIS DIAS – RABINO ARIEH RAICHMAN
Colocar tefilin diariamente é uma lei no Shulchan Aruch (Código de Leis Judaica), aplicável a todos os homens judeus maiores de 13 anos.
Um homem russo chegou finalmente à terra santa de Israel. Ao andar pelas ruas uma pessoa lhe pergunta se já colocou tefilin. Não sabendo hebraico, seu braço foi envolvido pelo tefilin. Ele continua andando e é parado novamente para outra colocação de tefilin. Este incidente se repete três vezes mais. No final do dia, se reúne com seu amigo russo que fez Aliyá anos antes e diz “agora entendo por que Israel é número 1 em saúde. Eles estão sempre tomando a pressão arterial das pessoas”.
Campanha do Tefilin
Com a iminência da Guerra dos Seis Dias; que completa 50 anos; o Rebe começou a Campanha da colocação do tefilin. Instruindo seus discípulos a buscarem pessoas que não colocavam o tefillin regularmente, para que o façam; especialmente os soldados em Israel. O Rebe explicou: “A Torá diz que as nações do mundo vão ver que o nome de D-us (tefilin) está em cima de você, e eles vão temer.” (Devarim 28:10) A nação judaica não tinha nada para se preocupar. Através de seu fortalecimento espiritual por via da mitzvá da colocação dos tefilin (e outras mitzvot) os inimigos iriam vacilar.
Outro motivo para a campanha foi a proximidade da guerra com a festa de Shavuot, quando recebemos a Torá. Nossos sábios ensinaram que quem coloca tefilin é considerado como se estudou Torá de dia e de noite.
Alguns questionam: se a guerra já acabou, por que a campanha continua? O Rebe respondeu que os exércitos dos inimigos cercam Israel por todos os lados, e é só o medo que os impede de atacar Israel. Na verdade, no norte, o perigo é ainda maior hoje do que era então.
Se eu não moro em Israel, ajuda? A nação judaica é uma unidade. A unidade move-se junta e protege uns aos outros. Portanto, o colocar do tefillin, ou o cumprimento de qualquer mitzvá, causa efeito e salva outro judeu em outro lugar. Na verdade, é nosso dever proteger Israel e a nação onde quer que esteja, através do crescimento em nosso judaísmo.
Que parte as mulheres têm nesta campanha? A mulher recebe sua recompensa quando seu marido (a metade masculina de sua alma) cumpre o mandamento. Motivar e possibilitar seus maridos, filhos ou outros homens a colocar tefillin, certamente lhe dará méritos.
Tefilin é apenas para Chabad? Colocar tefilin diariamente é uma lei no Shulchan Aruch (Código de Leis Judaica), aplicável a todos os homens judeus maiores de 13 anos. Quando o Rebe começou a campanha, ele esperava o dia em que todo judeu pediria a outro para colocar tefilin. Eu sei que em Manaus, Baruch Hashem, algumas pessoas nunca perdem a oportunidade de ajudar outro judeu a colocar tefilin.
Possa Hashem abençoar Israel e seu povo com a paz onde quer que estejam!
Shalom.
Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.
Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com