PORTUGAL COM HELENA GERENSTADT

De 27 de agosto a 09 de setembro de 2017

Roteiro
Dia 1 – 27 de Agosto de 2017 – São Paulo / Lisboa
Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, munidos de Passaporte válido, com 3horas de antecedência para embarque em voo destino à Lisboa.

Dia 2 – 28 de Agosto de 2017 – Lisboa

Chegada ao aeroporto de Lisboa. Recepção e assistência no aeroporto por nosso guia local. Translado para o Hotel. Check-in no hotel escolhido e saída para uma visita panorâmica pela capital. Visita Panorâmica ao histórico bairro de Belém em Lisboa Belém, o bairro relacionado com os descobrimentos. Foi daqui que partiram as naus do navegador Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia e em todo o lado seres pira a grandeza do outrora

291_fique_2_1

império. Hoje, é uma área espaçosa, com amplos jardins, e imponentes monumentos, como o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, maravilhoso monumento do manuelino, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Concebida no século XVI. O tour inclui entradas para visita ao Mosteiro dos Jerónimos, mandado construírem 1501 por iniciativa do rei D. Manuel I., implantado na grandiosa Praça do Império. Paragem para breve degustação dos famosos Pasteis de Belém, um pastel de massa folhada bem crocante e com cobertura de nata gratinada, cujo segredo de confecção apenas é conhecido por 2 ou 3 pasteleiros da famosa Fábrica dos Pasteis de Belém desde 1837. O tour contemplará ainda o Castelo de São Jorge, a baixa Pombalina, a Praça Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade e a Praça do Rossio. Regresso ao hotel, e acomodação.

Dia 3 – 29 de Agosto de 2017– Lisboa – Sintra – Lisboa
Café da manhã e saída em direção a Sintra.Visita guiada ao centro histórico de Sintra e Palácio da Pena: Sintra é um lugar para se sentir. Sintra, com a sua imponente serra salpicada de palácios, igrejas e quintas senhoriais, que se estende e mondas dever de até ao oceano, o fascínio dos aglomerados urbanos da Vila Velha, da Estefânia e das aldeias que dão colorido à charne casa loia, constitui, sem dúvida, um local privilegiado por excelência de inegável beleza e interesse cultural e natural. Uma das formas mais interessantes para conhecer esta cidade é pelos seus quatro palácios, testemunhos não só da história de Portugal, mas também de alguns modelos arquiteturais que marcaram a história da arte portuguesa. O tour irá incluir visita ao Castelo de Mouros e Palácio da Pena. Almoço em restaurante típico próximo do mar. Regresso a Lisboa pelo Percurso da belíssima Costa de Cascais e Estoril, a Riviera portuguesa, situada junto ao mar e tradicionalmente uma aldeia piscatória. As praias continuam a ser um dos fortes motivos de atração de Cascais. Estoril, cidade mundialmente conhecida, é um verdadeiro centro cosmopolita de grande animação. Alojamento.

Dia 4 – 30 de Agosto de 2017 –Lisboa – Vila nova da Barquinha -Tomar – Fátima

Café da manhã no hotel e Check out. Translado em direção a Vila Nova da Barquinha. Visita guiada ao Castelo de Almourol: O castelo de Almourol é considerado o mais belo castelo de Portugal! Situado numa pequena ilha escarpada, a meio do rio Tejo, o castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais significativos, sendo o que melhor evoca a memória da Ordem dos Templários em Portugal. As origens da ocupação deste local são muito misteriosas, mas em 1129, a quando da conquista, este castelo já existia e chamava-se Almorolan. Sob o domínio templário, o castelo foi reconstruído e apresenta ainda hoje em dias as principais características artísticas e arquitectónicas dessa época. A entrada principal do castelo apresenta a data da sua fundação: 1171. Com a extinção da Ordem dos Templários, o castelo de Almourol foi votado ao abandono e foi

291_fique_2_2

somente no séc.XIX que o castelo se reinventou, de acordo com o ideal Romântico de fascínio pela medievalidade. No séc. XX, o castelo de Almourol foi convertido em residência oficial da República Portuguesa, a colhendo diversos eventos importantes da ditadura.

Visita ao Convento de Cristo: Monumento simbólico da exaltação da Reconquista, o convento da Ordem dos Templários foi transferido em 1344 para a Ordem dos Cavaleiros de Cristo. Na época manuelina, este monumento chegou a simbolizar a abertura de Portugal a outras civilizações. Almoço durante o percurso. Continuação para o imponente Castelo de Tomar. Visita guiada ao Castelo de Tomar: O desenvolvimento de Tomar está intimamente ligado à Ordem dos Templários que em 1159 recebeu estas terras como recompensa pela ajuda prestada a D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal) na reconquista cristã do território. Foi D. Gualdim Pais, 1º Mestre da Ordem em Portugal, que fundou o castelo e no seu interior o notável Convento de Cristo, é o ex-libris da cidade, classificado como património mundial pela UNESCO. Conhecida como a cidade dos Templários, encontram-se emT omar outros testemunhos da sua influência, nomeadamente a Mata dos Sete Montes onde segundo a tradição decorriam rituais iniciáticos, e a Igreja de Santa Maria do Olival que fundaram no séc. XII e conserva os túmulos de diversos Mestres daquela Ordem. A Ordem dos Templários foi extinta em França no início do séc. XIV, mas em Portugal foi transformada na Ordem de Cristo por proposta do Rei D. Dinis, posteriormente aprovada pelo Papa, tendo sido determinado que os imensos bens que possuía, transitassem para a Ordem de Cristo que veio a ter um papel preponderante na epopeia dos Descobrimentos Portugueses. Continuação para Fátima. Check-in no Hotel escolhido. Jantar livre e acomodação.

Dia 5 – 31 de Agosto de 2017– Fátima –Leiria – Coimbra -Aveiro

Café da manhã no hotel e check-out. Translado para Leiria. Visita guiada ao Castelo de Pombal: Fundado por Gualdim Pais, a quem D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, doou a terra para edificar a fortaleza, pertenceu à Ordem de Cristo no século XIV e foi reconstruído por D. Manuel, em princípios do século XVI. Está implantado numa colina, à frente da cidade, e tem a forma de um escudo, com as suas muralhas ameadas. Assumindo-se como oposto mais avançado da linha defensiva do Mondego, deteve um papel de fulcral importância na consolidação das posições alcançadas. Este castelo articulava-se não só com a rede de fortalezas da bacia do Mondego como também com outros territórios e castelos mais a sul, igualmente sob o domínio da Ordem do Templo, de que são exemplos Ceras, Tomare Almourol, erguendo-se como uma atenta atalaia sobre as principais vias de circulação do reino. Continuação para Coimbra. Castelo de Soure (Coimbra -Século X) -no século XII, foi entregue à Ordem dos

291_fique_2_3

Templários: Pensa-se que a construção deste castelo foi iniciada no século XI, mas pouco tempo depois foi destruído pelos Mouros durante uma batalha. Cem anos mais tarde, o castelo foi doado ao Conde Fernando Pérez de Trava, que o reconstruiu. Pertenceu à Ordem dos Templários que ousou como sede e também à Ordem de Cristo. O Castelo de Soure tinha uma situação estratégica privilegiada, dada a sua posição de ligação entre os castelos e rotas que atravessavam os territórios de Coimbra e Montemor-o-Velho e a sua proximidade com a confluência dos rios Anços e Arunca que lhe servia de fosso natural. Alojamento em Aveiro.

Dia 6 – 01 de Setembro de 2017– Aveiro – Santa Maria da Feira –Aveiro

Café da manhã no hotel e saída para Santa Maria da Feira. Visita guiada ao Castelo de Santa Maria da Feira: Sabe-se que os Templários estiveram nesta fortaleza por causa dos corredores e de alguns por menores que comprovam a sua presença neste local. O Castelo de Santa Maria da Feira singulariza-se pela configuração da Menagem/Alcáçova e pela profusão e diversidade de elementos defensivos. O seu estado de conservação é notável. Intimamente ligado às origens da nacionalidade, é um espaço onde se sente o peso da história e onde o imaginário popular se vai rever na memória que tem do seu passado. Jantar no Castelo de Santa Maria da Feira.

Dia 7 – 02 de Setembro de 2017 – Aveiro – Santiago de Compostela

Café da manhã no hotel. Saída para Santiago de Compostela, capital da comunidade autonomeada Galícia, cidade histórica de grande atrativo turístico, religioso e cultural, final das mais importantes peregrinações do mundo desde a idade média: o famoso Caminho de Santiago. Chegada, e acomodação.

Dia 8 – 03 de Setembro de 2017 – Santiago de Compostela

Café da manhã. Visita guiada à cidade, uma das cidades mais visitadas do mundo pelos peregrinos que desde a idade média percorrem o caminho de Santiago. Destaque para a Basílica/Catedral de Santiago, Praça das Praterias, Rua Nova e Rua do Villar, Universidade de Fonseca, São Martinho Pinário, Praça do Obradoiro, Palácio Gelmirez, Palácio Rajoyetc. Parte da tarde livre para compras e atividades pessoais. Pernoite.

Dia 9 – 04 de Setembro de 2017 – Santiago de Compostela – Porto – São Paulo/Brasil

Café da manhã e check-out. Transfer para o Aeroporto internacional do Porto. Apoio nas formalidades de embarque de retorno ao Brasil.

Valores:

Aéreo e terrestre: Base apartamento duplo a compartir – a partir de: E. 2.563,00

Parte terrestre:
A PARTIR DE E. 1.865,00 Apto. duplo
Adicional para Apto. Single: E.312,00

AÉREO: U$d. 739,00 + Txs.
10 x c.c. sem juros.


HELENA GERENSTADT

291_fique_2_4

Terapeuta Holística, atuando com a Numerologia Pitagórica e a Árvore da Vida, Tarot Egípcio, Reiki, Radiestesia e Radionica, e outras ferramentas. Ministrante de vários cursos – vide site www.agarta.com.br

E-mail: gerenstadt@terra.com.br