BEATRIZ H. R. AMARAL E A INDIGENISTA GUTA ASSIRATI AUTOGRAFAM LIVRO EM SP

Beatriz H. R. Amaral autografou seu novo livro, Os Fios do Anagrama (contos, RG Editores ), no dia 17 de Maio, na Alpharrabio Livraria e Editora. Este é o décimo segundo da poeta, escritora e ensaísta, que já lançou obras em gêneros diversos, como poesia, romance e ensaios, entre os quais um de teoria e crítica literária dedicado à obra do extraordinário poeta Edgard Braga (Ateliê Editorial), com prefácio do mestre Augusto de Campos.

Em “Os Fios do Anagrama”, Beatriz reúne contos escritos nos últimos quinze anos, alguns com viés social, outros com viés mais experimental, ou lírico, muitos deles delineando uma atmosfera insólita. Segundo a Profa. Dra. Maria Cecília de Salles Freire César, que assina o prefácio da obra, os contos de BEATRIZ são “pulsações rítmico-fônicas” repletas de ironias, questionando o desconforto de estar no mundo, e apresentando um intenso e rico trabalho com a linguagem. BEATRIZ também é Mestre em Literatura e Crítica Literária e foi Promotora de Justiça e Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo por mais de três décadas, tendo integrado seu Órgão Especial. Atualmente, é também Diretora do Departamento Cultural da APMP (Associação Paulista do Ministério Público).

Naquela noite, Beatriz Amaral dividiu a mesa com a indigenista Guta Assirati, militante da defesa de direitos humanos, ex-presidente da FUNAI e Doutoranda em Direito (Coimbra). Guta lançou seu primeiro livro “Por entre rios: umas palavras”, prosa poética em que desenha lendas, revisita experiências pessoais e reflete sobre as raízes do Brasil, num ritmo especial, muito bem estruturado.

As autoras responderam a várias e oportunas perguntas do público, composto por poetas, editores, tradutores, escritores, professores e produtores culturais, entre os quais a própria criadora da Alparrabio, Dalila Teles Veras, Claudio Feldmann, Margarita Olga Lo Russo, Zhô Bertholini, Jurema Barreto de Souza, ValdecirioTeles Veras, entre outros.

Fotos: Argel do Valle Filho.

 

291_first_4_1Guta Assirati e Beatriz H. Ramos Amaral

291_first_4_2Felipe Locke Cavalcante, Carlos Bueno, Beatriz Amaral, Paulo S. de Toledo e Mona Dorf

291_first_4_3Beatriz Amaral e Paulo Salles de Toledo

291_first_4_4Beatriz Amaral e a artista plástica Maisa Richter, que assina a capa do livro

291_first_4_5Beatriz Amaral autografa o livro para o escritor literário Moacir Amâncio

291_first_4_6Beatriz Amaral e os escritores Joaquim Botelho e Fábio Lucas

291_first_4_7Beatriz Amaral recebendo o abraço do Dr. Teles Veras

291_first_4_8Beatriz Amaral e Beth Boulitreau Assirati

291_first_4_9Beatriz Amaral e o médico Fábio Kassab

291_first_4_10Beatriz Amaral e as amigas Procuradoras de Justiça Andréa Chiaratti do Nascimento Rodrigues Pinto, Sílvia Regina Máximo Ribeiro e a atriz Ângela Quinto

291_first_4_11Rosmary Correa, ex-deputada Estadual e atual sub-prefeita de São Paulo também estava na fila de autógrafos.

291_first_4_12Beatriz Amaral