QUANTO DAR? – RABINO ARIEH RAICHMAN
Não é o valor dado comparado aos outros, mas o fato de que a pessoa dá sua capacidade total. Isso é o que D-us espera dele.
Em 1988, dois dias antes de Yom Kipur, o Sr. Al Moss foi ao Rebe de Lubavitch e perguntou: “Qual é a mensagem que você pode me dar? O Rebe respondeu: “Construir. Esta é uma diretiva em sua forma simples, para construir edifícios, mas especialmente para construir no âmbito espiritual. Como a Torá diz: “Todo judeu é a herança de D-us”. Isso significa que ele pertence ao D-us Todo-poderoso e é parte dEle. Como D-us é ilimitado, também são aqueles que estão conectados a Ele. Mesmo o céu não é o limite”.
3 partes da Torá
A Torá é comparada aos alimentos. Como a comida é digerida e torna-se parte da pessoa, assim também com as partes da Torá que são compreendidas. No entanto, uma vez que a vastidão da Torá é “mais longa do que a terra e mais larga do que o mar” (Jó 11: 9), sempre haverá uma parte da Torá que permanecerá não estudada ou compreendida. Esta parte da Torá é comparada a uma peça de vestuário, pois envolve a pessoa. Dentro da categoria de Torá acima do entendimento, existem dois níveis. Há uma parte da Torá que pode ser compreendida com mais esforço e concentração (vestuário). E há outro nível que a pessoa reconhece estar acima de sua capacidade de compreensão. Este nível no estudo da Torá é chamado de casa.
Assim como há três partes no estudo da Torá, há três partes em patrocinar seu estudo. Há aqueles que patrocinam alimentos, roupas e prédios para o estudo da Torá. Cada uma das categorias deve ser atendida para o judaísmo florescer. No entanto, o mais importante e o mais caro, é construir um centro de Torá. 1
Quanto dar?
Assim como a casa representa o nível de Torá que está além da compreensão, da mesma forma deve ser a doação. A pessoa deve dar acima de seu alcance até o ponto em que há um conflito mental da quantidade a ser doada. Pois se alguém fizer uma doação calculada, embora possa ser grande, ainda é como uma vestimenta. É preciso dar uma doação de “casa” que substitua sua compreensão.
Para construir o tabernáculo, “Casa de D-us”, cada pessoa doou sua parte, porque isso foi uma coisa maravilhosa para todos. Apesar de muitos doadores terem dado mais do que outros, foi o esforço conjunto de todos que fez a presença divina pairar.
É óbvio que cada indivíduo pode ser considerado parte de toda a construção quando ele dá seu montante máximo. Pois então ele realmente deu sua parte no todo. Não é o valor dado comparado aos outros, mas o fato de que a pessoa dá sua capacidade total. Isso é o que D-us espera dele.
Shalom.
Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.
Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com