PERGUNTE AO RABINO
Tire aqui suas dúvidas sobre as velas de Shabat e carne e leite.
ONDE DEVO ACENDER AS VELAS DE SHABAT?
P – Em que local da casa se deve acender as velas de Shabat, na sexta-feira?
R – Os nossos Sábios determinaram o acendimento especial de velas na sexta-feira, em honra ao Shabat. Essas velas, chamadas de “Nerot Shabat”, desde os tempos mais remotos, quando se ter luz nas casas à noite não era algo trivial, tiveram sempre o objetivo de trazer honra e prazer ao Shabat por meio de sua luz, em termos bem concretos, ou seja, possibilitando enxergar os móveis da casa, nos quais não se vai esbarrar ou tropeçar, o que causaria irritação e estragaria o ambiente do Shabat, que deve ser de paz, harmonia e alegria. Por essa ótica, os Sábios fixaram que se tivesse uma vela em cada cômodo da casa utilizado no Shabat, sendo o mais importante deles a sala de jantar, ou qualquer outro em que vai ser realizada a refeição da noite do Shabat. Este é, portanto, o local ideal para o acendimento das Nerot Shabat, e é por isso que é sobre estas velas que se faz a Berachá (bênção). Hoje em dia, em que há luz elétrica em todos os cômodos das casas, não há necessidade de acender velas nos mesmos, bastando as principais da sala de jantar.
ACENDER AS VELAS DE SHABAT NO HORÁRIO CORRETO
P – O que devo fazer se minha esposa se atrasou e não tem condições de acender as velas de Shabat no horário correto, que consta nos calendários?
R – A Mitzvá de acendimento das velas de Shabat recai sobre qualquer judeu, homens ou mulheres, solteiros ou casados, pois todos são obrigados a honrar e deleitar-se com o Shabat. Embora a mulher tenha preferência em relação a esta Mitzvá, por ser a dona e a responsável pelo funcionamento e os procedimentos da casa, o marido ou um dos filhos pode e deve acender as velas no horário correto, de acordo com os calendários, se ela por qualquer motivo não tiver condições. Isso é obviamente preferível a se acender as velas com atraso correndo o risco de transgredir e profanar o Shabat.
SOBRE CARNE E LEITE
P – Posso fazer batata frita numa frigideira que é chalavi (de leite) – na qual não foi colocado leite quente ou frio há bastante tempo – e esquentar frango no forno bessari (de carne) e comê-los juntos?
R – Em um caso como este, é permitido aos sefaradim comer a batata frita junto com a carne. Para os ashkenazim, porém, a permissão depende dos seguintes fatores: 1) Se a frigideira havia sido usada nas 24 horas anteriores à fritura da batata; 2) Se o alimento a ser feito na frigideira era ácido ou não, mesmo depois de 24 horas. Eis o resumo da regra: caso um utensílio de leite não tenha sido usado nas últimas 24 horas e o alimento parve (neutro) que será cozido ou frito ou assado não seja ácido, será permitido – para os ashkenazim – comer este alimento parve com carne. A regra é aplicada no caso inverso, ou seja, de carne para leite. Tudo isso só é permitido Bediavad (post factum). A princípio (Lechatchila), a pessoa que quer comer um alimento parve com carne, não deve prepará-lo deliberadamente em um utensílio chalavi.
Fonte: Kolel Rio