LIVROS – “PSICOTERAPIA EM GOTAS 2 – EMOÇÕES À FLOR DA PELE” DE AKIM ROHULA NETO E “PSICOLOGIA EDUCACIONAL” DE EVELY BORUCHOVITCH, ROBERTA G. AZZI E ÂNGELA SOLIGO

“PSICOTERAPIA EM GOTAS 2 – EMOÇÕES À FLOR DA PELE” DE AKIM ROHULA NETO
“PSICOLOGIA EDUCACIONAL” DE EVELY BORUCHOVITCH, ROBERTA GURGEL AZZI E ÂNGELA SOLIGO


“PSICOTERAPIA EM GOTAS 2 – EMOÇÕES À FLOR DA PELE” DE AKIM ROHULA NETO

293_fique_2_1As emoções podem ser fonte de dor ou de auto conhecimento. Em seu segundo livro, o psicólogo Akim Rohula Neto apresenta a história de cinco pessoas que aprenderam a lidar melhor com suas emoções e com isso puderam mudar suas vidas. As histórias vêm das sessões de psicoterapia dessas pessoas, adaptadas pelo autor para não ocorrer identificação e mostram quão profundo e complexo o universo das emoções pode ser. Nesta nova obra a segunda parte traz um conhecimento teórico sobre as emoções para quem deseja conhecer mais sobre o tema. Um livro para leigos e profissionais da área.

Sobre o autor

293_fique_2_2

Autor de vários livros, Akim Rohula Neto é natural de Curitiba onde nasceu e se criou. Descendente de russos e italianos desde cedo percebeu que as diferenças emocionais e na percepção de mundo podem trazer problemas e ser fonte de grande competências e conquistas.

Realiza sua graduação em Psicologia na PUC-PR (1999-2003), no mesmo ano termina uma especialização em Psicologia Corporal no Instituto Reichiano (2000-2003) e em PNL (Programação Neurolingüística) com Leonardo Bueno (1999-2003). Mais tarde, sentindo a necessidade de uma compreensão maior sobre os fenômenos familiares busca no INTERCEF (2008-2010) a formação em Psicologia Sistêmica.

Desde a graduação em 2004 trabalha com atendimento em psicoterapia para adolescentes e adultos e a partir de 2008 trabalha com casais e famílias. Além disso ministra palestras e workshops que visam o desenvolvimento de competências para desenvolvimento do auto domínio e da inteligência emocional.


“PSICOLOGIA EDUCACIONAL” DE EVELY BORUCHOVITCH, ROBERTA GURGEL AZZI E ÂNGELA SOLIGO

A importância da Psicologia Educacional para formação de professores, aliada à constatação da necessidade de um livro que retratasse teorias e temas de grande repercussão, no contexto escolar, nos dias de hoje, motivaram a organização desta obra elaborada, predominantemente, por um grupo de docentes do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, lançada pela Editora Mercado de Letras. Avanços em teorias, abordagens e temas psicológicos de grande aplicabilidade educacional caracterizam e norteiam os seus nove capítulos.

Os organizadores acreditam na Psicologia Educacional como uma área da Psicologia que tem crescido bastante e tem, cada vez mais, gerado um corpo de conhecimentos teóricos e empíricos de grande aplicabilidade para a atuação de futuros professores e de professores, em exercício. Assim, esperam ter oferecido aos leitores conteúdos esclarecedores e provocado frutíferas reflexões acerca de teorias e temas que possibilitam maior compreensão da aprendizagem, da prática educativa e dos fatores que a elas se associam. Desejam, ainda, que o livro seja de grande valor, não só para estudantes de cursos de licenciatura e professores em formação continuada, mas também para todos os profissionais que se interessam pelos desafios e pela complexidade dos instigantes processos de ensinar e aprender.

Evely Boruchovitch – Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles, Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, uma das Líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (GEPESP), FE-Unicamp. Coordenadora da Linha Psicologia e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – FE- Unicamp. Bolsista de Produtividade do CNPq 1B.

Roberta Gurgel Azzi – Psicóloga, mestre em Psicologia Experimental (USP,1986), doutora em Educação (UNICAMP, 1993). Professora Livre-docente, aposentada, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi coordenadora do NEAPSI – FE- UNICAMP (2006-2016). Participa do Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Docentes (UNESP-Rio Claro, desde 2016) e integra o Grupo de Pesquisa em História da Psicologia da PUC-SP, desde 2012. Diretora da TSC – Centro de Estudos e Pesquisas. Bolsista produtividade do CNPq.

Ângela Soligo – Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp, membro do Grupo de Pesquisa DiS – Diferenças e Subjetividades em Educação. Coordenadora Científica da Pesquisa Nacional Violência e Preconceitos na Escola, realizada em parceria entre o FENPB – Fórum das Entidades Nacional da Psicologia Brasileira e a UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso.

20
20