PALAVRA DO PRESIDENTE AVI GELBERG

294_hebraica_3_1

Educação judaica e a XX Macabíada têm muitas coisas em comum e o papel da Hebraica nos dois é fundamental.

Recentemente participei da inauguração de duas escolas judaicas, o Colégio Renascença, na Barra Funda, e a ampliação da Alef/Peretz na Hebraica. Acho que muita gente na coletividade talvez não tenha dado importância e o devido valor a esses eventos históricos. Sim, históricos. Nossa educação está se reinventando e isso tem um valor ímpar, há poucos anos iniciado com a nova escola Beit Yaakov e agora mais duas escolas praticamente novas, bem localizadas, com bons campos, proposta pedagógica atualizada e muito boa em condições de atender às necessidades da coletividade. Deste modo, junto com as outras escolas já existentes, temos um cardápio completo.

Agora e já, é chegada a hora de todas as escolas se juntarem em uma campanha única para educação judaica. A Federação Israelita, por meio do Vaad Hachinuch está fazendo um trabalho importante e cabe a todos nós arregaçar as mangas para isso acontecer. São muitos os jovens em idade escolar em escolas fora da comunidade talvez imaginando que, lá, nossos filhos recebem educação melhorou preparam melhor nossos fi lhos para vestibular. Mas eu posso garantir que isso está mudando. Nossas escolas são o melhor lugar para educar nossos filhos, seguindo a linha da tradição milenar de um povo que transmite educação, cultura e conhecimento de geração a geração, tão bem ou melhor do que em nossas casas.

No passado, era óbvio matricular os filhos em escolas da coletividade. Hoje com tantas opções que nos levam tomar decisões sem pensar com profundidade e esquecer dos nossos vínculos e tradições que temos de passar para nossos filhos:da vela de Shabat, de Iom Kipur junto com a família, do Seder de Pessach. Não precisamos esperar algo acontecer para retomar isso, vamos acordar, dar valor a que todos de fora da coletividade sabem e nós mesmos não valorizamos. Ser judeu não é acaso, é o nosso destino.

Na inauguração dos novos espaços Alef/Peretz, David Feffer disse uma frase que me chamou muito a atenção: “Têm coisas que fazemos porque precisamos fazer, coisas que fazemos porque queremos fazer e coisas que não têm explicação, porque vem de dentro de nós e quando fazemos nos dão uma satisfação”. Ele se referia ao trabalho que realiza nessa escola. Caro David: eu posso te dizer que há explicação, sim. Isso está dentro de nós, veio do seu pai e do seu avô, e a isso se dá o nome de tradição, é chamado de história e esse nosso sentimento, temos de resgatar em cada membro da nossa comunidade, em cada pai e mãe que pensam onde colocar o filho para estudar.

A Hebraica ocupa papel fundamental na educação judaica. Além de preparar a base para as escolas na escola maternal, que cresce ano a ano, ainda oferecemos o pacote completo na educação não formal na forma de After School, Escola de Esportes, de música, danças, teatro, preparação para bar e bat-mitzvá e um pacote completo para nada faltar aos nossos jovens. Os pais deixam as crianças de manhã cedo e trabalham tranquilos sabendo que os filhos recebem de tudo; apanham os filhos no final do dia, prontos para usufruir o tempo da família.

Muitas ofertas de cursos, viagens e vínculos importantes com Israel. No final deste mês 25 jovens viajaram para Israel no âmbito do Meidá, nosso curso de líderes, ao mesmo tempo em que preparamos a delegação brasileira para a XX Macabíada, o maior evento judaico do mundo que este ano terá a participação recorde de oitenta países com mais de dez mil atletas do mundo judaico, em que terão oportunidade de conviver com os seus irmãos do mundo inteiro. Nossa delegação é composta de quinhentas pessoas que viverão esse momento único na vida judaica.

Shalom.


Nota – Matéria publicada na Revista da Hebraica SP – julho/2017

20
20