DÚVIDAS? PERGUNTE AO RABINO
Fazer a brachá em voz alta, Netilat Yadaim (ablução das mãos) de madrugada e tomar uma xícara de café ou de chá, antes da Tefilá, são dúvidas que muitas pessoas têm.
TENHO QUE FAZER A BRACHÁ EM VOZ ALTA?
- Quando bebo algo, tenho que fazer a brachá em voz alta ou posso recitá-la silenciosamente?
- Todos os legisladores concordam que, se a pessoa somente mentalizou a brachá, sem mover os lábios, ela não saiu da obrigação, e deve recitar a brachá novamente. Isso porque, pela lei judaica, mentalizar não equivale a falar. Quanto à pergunta se devemos recitar a brachá em voz alta, é claro que isso ajuda a que a brachá seja dita com concentração. Além disso, a pessoa dá o mérito, a quem ouve, de responder “Amen”, e sobre isso está escrito na Guemará: “Maior do que aquele que recita a brachá é aquele que responde Amen”. De acordo com a halachá, a pessoa que está recitando a brachá deve escutar o que está dizendo. A posteriori (bediavad), se a pessoa só tiver movido os lábios ao recitar a brachá, ela saiu da obrigação, mesmo que não tenha escutado o que disse.
NETILAT YADAIM DE MADRUGADA
- Pergunta: Caro Rabino, gostaria de saber qual a regra – em relação à Netilat Yadaim (ablução das mãos) – no caso de uma mulher que se levanta de madrugada para amamentar seu filho e no caso de alguém que se levantou para beber algo. É necessário fazer a netilá antes desses casos?
Resposta: quando os pais se levantam de madrugada para cuidar do bebê – para dar-lhe uma chupeta, por exemplo, sem tocar na criança – não precisam fazer antes a Netilat Yadaim. No entanto, se vão alimentá-lo ou trocar-lhe as fraldas – ações que exigirão tocar no neném ou nos alimentos –, devem fazer antes a netilá, com três despejos alternados, sem recitar a berachá (benção). O mesmo deve fazer quem se levanta para beber algo ou para ir ao banheiro, se receia que possa tocar em partes cobertas do corpo. Quem tem qualquer dificuldade em fazer essa netilá, pode basear-se na opinião de Poskim (rabinos legisladores) que isentam as pessoas desta netilá. Todos concordam, no entanto, que, antes de beber qualquer coisa, deve-se recitar a berachá “Shehacol” e, depois do banheiro, deve-se fazer a netilá e recitar a berachá “Asher Yatzar” (a benção de agradecimento pelo correto funcionamento dos aparelhos do corpo), como exige a Halachá.
TOMAR CAFÉ OU CHÁ ANTES DA TEFILÁ
- Quem tem o costume de tomar uma xícara de café ou de chá, antes da Tefilá, para se sentir mais disposto para a oração, poderá fazê-lo, em prol de sua melhor concentração em sua Tefilá. Se, com o mesmo intuito, a pessoa sente a necessidade de adicionar açúcar ou leite, também poderá fazê-lo, embora não seja o ideal, ou seja, a pessoa não deve adicioná-los, a não ser que de fato precise, em função da Tefilá.
- Tal concessão de tomar chá ou café recai sobre aqueles que já se acostumaram ao hábito, sendo-lhes difícil rezar de forma plena e tranquila sem beber algo antes da Tefilá. Alimentos, no entanto, não se deve consumir antes da Tefilá, a não ser que a pessoa esteja faminta, ao ponto de não ter condições de se concentrar em sua oração.
Uma criança abaixo do Bar-Mitzvá (menor de 13 anos) pode comer antes da Tefilá. Como formação educacional para o cumprimento de mitzvot, se ensina à criança a não comer alimentos com relação aos quais há uma proibição inerente ao mesmo – como um alimento não kasher, por exemplo. Neste caso, é mitzvá dos pais educar seus filhos a não comê-los. Comer antes da Tefilá, porém, é um decreto dos Sábios, e eles não incluíram crianças menores no mesmo.
Fonte: Kolel Rio [kolelrio@kolelrio.com.br]