O RABINO QUE COMETEU UM ERRO – RABINO ARIEH RAICHMAN

297_história_5_1Neste mês de reflexão, embora possamos não ter falhado em muitas áreas do serviço espiritual, como a Torá, a Oração e Tzedaká, sempre há espaço para melhorar um pouco, assim como o Rebe disse.


Havia uma vez dois homens, cada um com seu próprio conjunto de problemas. Um necessitava uma grande quantia de dinheiro para pagar o Poretz (dono das terras), enquanto o outro estava lutando com problemas de saúde. Ambos não eram crentes em grandes rabinos e suas bênçãos. No entanto, suas esposas acreditavam e viajaram para o Rebe para receber uma benção. Cada uma escreveu suas preocupações, e as respostas aparentemente foram trocadas.

O homem com problemas financeiros recebeu a mensagem para colocar sangue-sugas sobre todo o corpo. Embora ele não tenha acreditado, sua esposa o convenceu a fazê-lo. Um pouco depois, o Poretz veio cobrar sua dívida e viu o homem coberto de sangue. Assustado, ele gritou, e sua esposa, que o esperava na carruagem, veio ver a comoção. Entendendo a situação, ela gritou com o marido, como podia ser tão cruel e causar danos a esse homem. Ela ordenou que ele lhe pagasse todas as despesas de tratamento, e que deveria esquecer a dívida.

Para aquele que tinha problemas de saúde, o Rebe lhe escreveu para visitar um poretz em uma terra distante. Ele foi e chegou à casa justo quando um médico famoso entrava. Descobriu-se que o poretz tinha a mesma doença que o homem. O médico curou os dois. Aprendemos que todas as indicações que recebemos pelos nossos grandes líderes espirituais são Divinas. Mesmo quando o juiz aparentemente errou, há uma conseqüência que D-us deseja que aconteça.

Um Rebe nunca comete um erro. Um aluno perguntou uma vez ao Rebe de Lubavitch se ele nunca cometeu um erro, porque ele usa um papel com uma borracha. O Rebe respondeu: “Um Rebe não erra, mas hoje ele é maior do que ontem e hoje ele acrescenta ao que foi escrito ontem. Em outras palavras, não é para apagar um erro, mas para apagar o que foi correto ontem. Hoje ele é de uma estatura diferente e superior”.

Neste mês de reflexão, embora possamos não ter falhado em muitas áreas do serviço espiritual, como a Torá, a Oração e Tzedaká, sempre há espaço para melhorar um pouco, assim como o Rebe disse.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com