NO RECIFE, A EXPOSIÇÃO “AS MENINAS DO QUARTO 28”

297_fique_2_1Mostra traz desenhos de meninas que viveram em campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial. Ao todo, são 50 desenhos e uma réplica de 18 metros quadrados do quarto em que ficaram presas por dois anos. ‘As Meninas do Quarto 28’ fica no Recife até o dia 29 de outubro.


Vista por mais de 40 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, depois de passar por diversos países da Europa, a exposição “As Meninas do Quarto 28” chega ao Recife. A mostra traz os desenhos de 50 meninas que viveram por dois anos no campo de concentração de Theresienstadt, na República Tcheca, durante a 2ª Guerra Mundial.

Com entrada gratuita, a exposição segue até o dia 29 de outubro na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, na Zona Sul da capital pernambucana.

A mostra é uma adaptação do livro da jornalista alemã Hannelore Brenner. Ela é composta por 50 desenhos e uma réplica de 18 metros quadrados do quarto em que as meninas judias ficaram presas. Painéis com fatos históricos também compõem a exposição.

297_fique_2_2Ilustrações das crianças eram baseadas nas histórias contadas por artista plástica (Foto: Divulgação/Exposição)

Esse registro lúdico só foi possível por conta da artista plástica Friedl Dicker Brandeis. Deportada para o campo de concentração tcheco em 1942, ela levava em sua mala objetos pessoais e materiais artísticos. Para ela, a arte ajudava os pequenos a lidar com o sofrimento vivido. A artista dava aulas de desenho e pintura para a ala infantil do campo. As ilustrações das crianças eram baseadas nas histórias contadas por Friedl.

Antes de ser levada para Auschwitz, a artista conseguiu esconder cinco mil desenhos dos seus alunos. O material foi encontrado dez anos depois. Foram achados cerca de 500 desenhos das meninas que viveram no Quarto 28.

297_fique_2_3Painéis com fatos históricos também compõem a exposição (Foto: Divulgação/Exposição)

Segundo a organização da exibição, das mais de 15 mil crianças, entre 12 e 14 anos, que viveram no campo de concentração, de 1942 a 1944, somente 93 sobreviveram. Sendo 15 delas sobreviventes do Quarto 28.

Serviço

“As Meninas do Quarto 28”

ATÉ 29 de outubro

Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) – Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem

Entrada gratuita

Telefone: (81) 3355.9825

De quarta a sexta, das 12h às 20h; sábados, das 14h às 20h; domingos, das 15h às 19h

Fonte: g1.globo.com