PALAVRA DO PRESIDENTE AVI GELBERG

298_fique_3_1

Estamos no mês de Slichot (perdão) em que nos retratamos dos males que fizemos durante o ano e nos preparamos para Rosh Hashaná, para poder nos inscrever no Livro da Vida e pedir uma vida boa com saúde e prosperidade.


A família é o berço de tudo, de tudo que fazemos, de tudo que buscamos. Tudo o que trabalhamos sempre é pela nossa família em quem nos inspiramos e de quem recebemos toda energia e amor para poder seguir o nosso caminho, as nossas batalhas. Temos que valorizar mais a instituição Família.

Pode parecer óbvio, mas nos dias de hoje não é. Desmontam-se famílias como se fosse a coisa mais normal em atitudes às vezes intempestivas sem medir consequências. Quando a família está bem, esse círculo próximo faz todos os outros círculos ficarem bem; nosso humor, nossa saúde, o trabalho e a nossa disposição ficam melhores. Por isso, devemos valorizar mais essa fonte de energia e nos momentos bons vamos curtir, vamos nos abraçar, beijar, amar e quanto mais, melhor. E nos momentos difíceis, vamos nos unir, relevar, tolerar e batalhar juntos.

Tudo isso me vem à lembrança quando vemos os acontecimentos pelo mundo. Barcelona, por exemplo, onde famílias passeavam tranquilamente e um ato brutal e bárbaro transformou esses doces momentos em tragédia. Quando vemos famílias que perdem filhos ainda crianças nos perguntamos em que mundo vivemos, afinal? De onde vem tanto ódio e tanta brutalidade? E por que razão? Acabou a tolerância religiosa, racial e de gênero? Nos Estados Unidos, atentados raciais e na Europa, religiosos. Essas pessoas não têm famílias ou esse círculo familiar quebrou-se muito cedo e criou esses monstros?

A resposta para o ódio é amor, muito amor, trabalhar as coisas positivas, trabalhar as raízes do bem e voltar a cultivar a família porque se tivermos bases sólidas certamente diminuiremos o ódio.

Estamos no mês de Slichot (perdão) em que nos retratamos dos males que fizemos durante o ano e nos preparamos para Rosh Hashaná, para poder nos inscrever no Livro da Vida e pedir uma vida boa com saúde e prosperidade. Mas, para isso, temos de agir. Agir com amor, agir com honestidade e compaixão. Amar o próximo, fazer pelo próximo e principalmente sempre lembrar que a família é, de fato, a base de tudo.

Shalom. Shaná Tová Umetuká.

Fonte: Revista A Hebraica – setembro 2017


298_hebraica_3_1

20
20