AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Como o lançamento, em São Paulo, do livro “Amazônia Judaica: 15 anos de travessia”, a viagem inesquecível a Israel com Sarah Steinmetz, o processo seletivo para bolsa de pós doutorado no Instituto Weizmann de Ciências de Israel, e as exposições”Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche” e “Fuga” na Verve Galeria. Confira aqui os detalhes.


EDITORA AMAZÔNIA JUDAICA VAI LANÇAR COLETÂNEA EM SÃO PAULO

A editoria Amazônia Judaica convida para o lançamento de “Amazônia Judaica: 15 anos de travessia”, uma coletânea de artigos, crônicas e ensaios, organizados por Elias e David Salgado. O lançamento será no dia 8 de janeiro de 2018 no Bar Balcão (Rua Dr. Melo Alves, 150) a partir das 19 horas.

304_fique_5_1


UMA VIAGEM EXUBERANTE E INESQUECÍVEL A ISRAEL QUE VOCÊ NÃO VAI QUERER PERDER

304_fique_5_2

Centenas de participantes não apenas visitarão o país, mas aprenderão a captar a genuína alma da Terra Santa. Se você já visitou Israel ou o está visitando pela primeira vez, surpreenda-se com este itinerário exclusivo e flexível que encaixam perfeitamente em suas expectativas. Veja aqui as várias opções de itinerário.

Vivencie Israel com estilo

‣ Acomodações em hotéis cinco estrelas
‣ Refeições gourmet casher
‣ Serviço de aeroporto VIP e ônibus de luxo
‣ Roteiro flexível e personalizado
Traga nossa rica história à vida, enquanto você descobre as origens da nossa nação e os segredos espirituais dos locais sagrados da Terra. Além dos locais de turismo tradicionais, esta viagem inclui muitas características únicas.

Momentos privilegiados

‣ Palestrantes singulares entre membros do governo, rabinos-chefes e militares de alto nível e da inteligência
‣ Encontros com jornalistas e heróis desconhecidos
‣ Visita exclusiva a uma base da IDF para interagir com soldados e oficias num delicioso churrasco
‣ Uma visão privilegiada dos desafios e triunfos de Israel nos dias de hoje
‣ Visitação à linha de frente da luta de Israel pela sobrevivência
Veja aqui mais detalhes e um pequeno vídeo.
Saída e retorno: 4 e 13 de março. Duração do programa: 5 a 12 de março
Palestras e guias em inglês. Há a possibilidade de guia em português dependendo do número de interessados.
Mais informações: 3087-0319 ou 98315-8770 com Sarah


INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS ABRE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS DOUTORADO ​ ​PARA BRASILEIROS

Data limite é 15 de fevereiro de 2018

Está aberto o processo seletivo para bolsa de pós doutorado para brasileiros que queiram se aperfeiçoar no Instituto Weizmann de Ciências de Israel, considerada uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo e que ocupa o 6o lugar no ranking da Nature Innovation Index 2017.

A bolsa contempla todas as áreas de pesquisa do Instituto Weizmann de Ciências, tais como bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física.

Para participar é necessário tese de doutorado (aprovada ou submetida a aprovação) e cidadania brasileira (ou estrangeiro residente no Brasil). Potenciais candidatos que sejam estudantes de doutorado próximos a finalização também podem se apresentar.

O programa é financiado pelo fundo “The Mora Miriam Rozen Gerber Fellowship”, que concederá bolsa integral.

O processo funciona da seguinte forma:

Aplicar status pós doutoral no Instituto Weizmann de Ciências através do the FGS online application service;
Solicitar nome de usuário e senha a calls.fgs@weizmann.ac.il;
Ingressar no FGS online CALLs system e aplicar a The Mora Miriam Rozen Gerber fellowship.

A data limite é 15 de fevereiro de 2018.

Saiba mais sobre o Instituto Weizmann de Ciências

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. O Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio.

O Weizmann desenvolve uma ampla gama de pesquisas baseadas na curiosidade, para gerar conhecimentos em benefício da humanidade. O Instituto está sempre em busca de novos caminhos para combater doenças e a fome, desenvolver novas tecnologias e materiais e criar estratégias para proteger o meio ambiente.

Mais informações em: http://amigosdoweizmann.org.br/stage/bolsas-para-cientistas-brasileiros/


EXPOSIÇÕES

GALERIA HOUSSEIN JAROUCHE DESTACA UM OUTRO OLHAR SOBRE SEU ACERVO EM NOVA COLETIVA

304_fique_5_3“Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche” abre espaço à produção de caráter construtivo e abstrato-geométrico, propondo pausa, silêncio e vazios

A Galeria Houssein Jarouche exibe “Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche”, com curadoria de Luisa Duarte. Composta por 24 obras de Ann Hamilton, Ed Ruscha, Frank Stella, Iran do Espírito Santo, Ivan Serpa, Judith Lauand, Luiz Zerbini, Max Bill, Rodrigo Torres, a exposição sinaliza um olhar histórico que ultrapassa o movimento pop art, do qual é composta a maior parte do acervo do galerista, dando destaque à produção de caráter construtivo e abstrato-geométrico.

Tendo surgido após o auge do expressionismo abstrato, a pop art utiliza a sociedade de consumo do pós-guerra como crítica e, por vezes, ironia. As obras selecionadas para a nova exposição da Galeria Houssein Jarouche são produzidas logo após a arte pop, entre os anos de 1960 e 1970. “Se na arte pop temos uma atmosfera ruidosa, marcada por um excesso imagens, cores e referências a um universo amplo de signos que acompanham o cotidiano da vida nas cidades, a produção vista em ‘Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche’ tem como origem o concretismo, um tipo particularmente rígido de abstração geométrica que se desenvolveu na Suíça, no meio do século XX, tendo Max Bill (1908- 1944) – presente na mostra com uma série de serigrafias – como uma de suas figuras centrais”, comenta a curadora Luisa Duarte.

Na direção contrária da carga imagética própria à arte pop, a ideia é voltar o olhar para uma parcela do acervo da galeria cujo conteúdo demonstra a economia de gestos, apostando, assim, na vocação de amplitude da Galeria Houssein Jarouche para também sugerir pausa, silêncio e vazios. Como conclui a curadora: “Não como sinônimos de passividade, mas como espaços abertos para um olhar e uma escuta atentos para o mundo ao nosso redor”.

Exposição: “Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche”
Artistas: Ann Hamilton, Ed Ruscha, Frank Stella, Iran do Espírito Santo, Ivan Serpa, Judith Lauand, Luiz Zerbini, Max Bill, Rodrigo Torres
Curadoria: Luisa Duarte
Período: ATÉ 27 de janeiro de 2018
Local: Galeria Houssein Jarouche – www.galeriahousseinjarouche.com
Endereço: Rua Estados Unidos, 2.205 – Jardim América – São Paulo/SP
Telefone: +55 (11) 3061-0690
Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 10 às 17h


VERVE GALERIA APRESENTA COLETIVA EM PARCERIA INÉDITA COM A GALERIA MEZANINO

304_fique_5_4“Fuga” propõe diálogos entre o trabalho de artistas de ambas as galerias e, por meio de diversos suportes e técnicas, investiga os processos complementares da criação artística

A Verve Galeria, em parceria inédita com a Galeria Mezanino, exibe a coletiva “Fuga”. Sob curadoria de Ian Duarte Lucas e Renato de Cara, são propostos 3 diálogos entre 6 artistas de ambas as galerias: Luisa Malzoni e Emídio Contente; Vladimila Veiga e Leo Sombra; e Luciano Zanette e Sergio Niculitcheff. Composta por 25 obras, a expografia pensada para a mostra coloca os trabalhos em contraponto, do qual emergem inúmeras possibilidades de associação. Da música erudita foi emprestado o título da exposição, que investiga processos de espelhamento, modulação, expansão e síntese entre as obras.

Assim como nas outras artes, a música possui a capacidade de nos transportar de um lugar a outro num deslocamento, ainda que temporário, da realidade. Palavra do latim que tem o duplo significado de fugir (fugire) e caçar (fugare), a “fuga” é um estilo de composição contrapontística com origem na música barroca, em que as vozes ecoam, uma após a outra, o tema principal, em operações de repetição e contraposição – importante ressaltar que todas as vozes com a mesma importância na composição.

Com esta inspiração, a coletiva “Fuga” apresenta diversas linguagens e conceitos, em obras que passam pelas técnicas de escultura, fotografia, gravura e pintura, sempre no intuito de revelar paralelos e correlações entre o trabalho dos artistas.

“Pela contraposição, fica evidente a complementaridade entre os processos poéticos de cada um, pois afinal é do encontro que se traça o devir de todo artista”, concluem os curadores Ian Duarte Lucas e Renato de Cara.

Exposição: “Fuga”
Artistas: Emídio Contente, Leo Sombra, Luciano Zanette, Luisa Malzoni, Sergio Niculitcheff e Vladimila Veiga
Curadoria: Ian Duarte Lucas e Renato de Cara
Coordenação: Allann Seabra
Período: ATÉ 20 de janeiro de 2018
Local: Verve Galeriawww.vervegaleria.com
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP – Telefone: (11) 2737-1249
Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 11 às 17h

20
20