O MUSEU JUDAICO DE BELMONTE REABRE SUAS PORTAS

305_fique_1_1A cidade de Belmonte renovou e reabriu seu museu judaico – o maior museu do mundo sobre os Bnei Anussim – os descendentes de judeus forçados a se converter ao catolicismo há 500 anos atrás. O projeto contou com um orçamento no valor de US$ 350.000.

“Podemos dizer que é um museu totalmente novo, e temos certeza de que se tornará um ponto de referência para a cultura sefardita”, contou o prefeito de Belmonte, Antonio Dias Rocha para a agência de notícias Lusa. “O objetivo é que os visitantes compreendam como foi possível para os judeus de Belmonte preservarem sua tradição por tantos anos”.

O museu foi fundado há 12 anos. Além de novas exposições interativas, os murais com as histórias da comunidade judaica de Belmonte foram reconstruídos. A idéia é atrair 100 mil visitantes por ano.

Belmonte é a base das atividades de Shavei Israel com os Bnei Anussim de Portugal e é o lugar onde o nosso emissário, Rabino Elisha Salas, está localizado. Em Belmonte está também o Hotel Har Sinai, um hotel com possibilidade de solicitar comida kosher. Em 2016, relatamos sobre um Shabat especial na comunidade que ocorreu com 120 judeus chassídicos de Nova York que se hospedaram no Hotel Har Sinai.

“É uma grande espetáculo para nossos olhos e uma elevação para nossas almas, ver e ouvir tantos judeus cantando canções de Shabat e recitando salmos aqui em Belmonte”, comentou o Rabino Salas na época. “Pela primeira vez em cerca de 600 anos, as vozes do povo judeu retornaram ao nosso povo”.

Trancoso, outra vila portuguesa com uma longa história judaica, é a sede do Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso. É possível viajar de Trancoso a Belmonte de trem.


Fonte: www.coisasjudaicas.com

20
20