A ARTE DE PERDOAR
Ainda que seja mais fácil de se entender na teoria do que se realizar na prática, a Torá é eterna e nos ensina que, se mantivermos o foco em verdadeiras missões, não guardaremos mágoas e teremos uma vida mais serena e feliz.
Qual é a diferença entre uma criança e um adulto? Uma criança fica furiosa com seu amiguinho e grita: “Nunca mais vou falar com você!”. Cinco minutos depois, os dois já estão brincando com se nada tivesse acontecido. Por outro lado, os adultos, quando brigam, podem não trocar ameaças, mas, 45 anos depois, ainda se lembrarão da ofensa e não convidarão um ao outro para o Bar Mitzvá do seu neto.
Nesta Parashá, aprendemos uma lição incrível de Yossef, que nos ajuda a saber perdoar.
Yossef foi jogado no poço pelos irmãos invejosos do amor de Yaacov por seu filho mais querido, foi vendido como escravo e preso no Egito. Entretanto, depois de interpretar os sonhos do Faraó, finalmente tornou-se vice-rei daquele império. Quando seus irmãos foram obrigados a ir para o Egito em busca de alimentos, após vários e duros diálogos e eventos, Yossef se identifica para os irmãos, que ficam pasmos e sentem-se envergonhados. Yossef, ao invés de se vingar ou se vitimizar, oferece-lhes comida, moradia e tudo o mais do bom e do melhor.
Como Yossef conseguiu tomar esta atitude depois de tudo o que seus irmãos haviam lhe causado? A resposta encontra-se nas palavras de Yossef: “Pois D´us me enviou à frente de vocês para lhes salvar a vida.” (Gên. 45;5). Yossef compreendeu que, na realidade, não foram os irmãos, mas sim D´us que planejou tudo.
De fato, eles agiram corretamente, mas Yossef não guardou mágoas, pois encarou tudo isto como um plano divino. Ainda que seja mais fácil de se entender na teoria do que se realizar na prática, a Torá é eterna e nos ensina, nesta passagem, que, se mantivermos o foco em verdadeiras missões, não guardaremos mágoas e teremos uma vida mais serena e feliz.
Shalom.
Fonte: Sinagoga Knesset Israel