EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Claudia Costin, Jaime Spitzcovsky, Thereza Collor, Mauricio e Márcia Abadi, Ariel B. Goldgewicht, Eduardo El Kobbi, Leonor Szymonowicz, Ester Proveller, Marcia Sasson, Carlos Eduardo Alves, Franklin Capistrano e Ana Paula, Paulo Coutinho, o cantor pop Gus e Chris Massimine, CEO da Folksbiene, dentre outros.


CLAUDIA COSTIN É HOMENAGEADA COM A “ORDEM DO MÉRITO CULTURAL”

305_first_5_1
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a educadora Claudia Costin foi homenageada pelo presidente Michel Temer. Ela agradeceu: “Eu me sinto muito honrada porque percebo que a Ordem do Mérito Cultural está reconhecendo os laços entre a educação e a cultura, especialmente na inclusão de crianças e jovens e na leitura, para criar uma geração de leitores no país”.
Fonte: Alef News


INSTITUTO BRASIL-ISRAEL PROMOVE PALESTRA COM JAIME SPITZCOVSKY

305_first_5_2O jornalista Jaime Spitzcovsky esteve no Instituto Brasil-Israel proferindo palestra sobre o novo cenário envolvendo Israel, à luz das recentes transformações no Oriente Médio.


THEREZA COLLOR FOI A CONVIDADA DO GRUPO DE NOVAS GERAÇÕES DO CJL

305_first_5_3O Grupo de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano encerrou suas atividades de 2017 com um bate-papo muito especial. A convidada foi Thereza Collor, que sairá candidata à deputada federal nas próximas eleições. Thereza falou aos presentes sobre sua trajetória, contou sobre a participação de sua família na política, destacando seu bisavô, Epitácio Pessoa, que foi presidente do Brasil e, seu pai, que saiu como deputado. Discorreu sobre temas que a preocupam e que defenderá.Também, contou sobre seu relacionamento com a cultura judaica, relatando suas viagens e programações em Israel, sua ‘presença’ no Yad VaShem, como uma homenagem de sua sogra, sobrevivente de Auschwitz, suas visitas às sinagogas em outros países, a comemoração das festas judaicas etc.


MAURICIO E MARCIA ABADI EM NY

305_first_5_4Vivendo pela primeira vez um final de ano em Nova York, o advogado Mauricio Abadi lá esteve com sua esposa Márcia. Ela, a trabalho, e ele, a lazer.


A COMUNIDADE JUDAICA BRASILEIRA É EXEMPLAR, RELATA DIRETOR DO KKL ISRAEL DURANTE VISITA AO PAÍS

305_first_5_5Ariel B. Goldgewicht diretor do Departamento Latino-Americano do KKL Israel esteve em São Paulo em dezembro, quando teve a oportunidade de conhecer um pouco mais das demandas, potencial e particularidades do KKL Brasil, bem como da comunidade judaica paulista.

Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil fez questão de acompanhá-lo durante parte de sua imersão no “ishuv” paulista, com visitas ao Consulado de Israel, Conib, Ten Yad, Agência Judaica Na’amat Brasil e A Hebraica, além de escolas e projetos ecológicos.

“Parabenizo o KKL Brasil por seu trabalho espetacular, com excelentes resultados e diversos eventos realizados por todo o país, que ajudam a tornar o trabalho do KKL mais conhecido. A comunidade judaica do Brasil é exemplar e uma das mais importantes que temos no mundo”, destacou Ariel.


NA’AMAT ENCERRA 2017 COM ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

305_first_5_6As chaverot da Na´amat Pioneiras São Paulo se reuniram para um almoço no Restaurante Kasher da Alameda Barros, em um encontro marcado por muita alegria e descontração. A presidente Leonor Szymonowicz acendeu simbolicamente a primeira vela de Chanucá e a chaverá Rosa Helena Roizen leu uma mensagem sobre as velas de Chanucá.


B’NAI B’RITH PR REALIZA ÚLTIMA AÇÃO DO PROJETO TIKUN OLAM EM 2017

305_first_5_7Os Voluntários do Projeto Tikun Olam, da B’nai B’rith Paraná realizaram no dia 23/11a última etapa deste ano de suas ações com as crianças internasno Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, para tratamento de câncer. Desta vez, conforme a presidente da entidade, Ester Proveller, foi uma atividade interativa, da qual participaram além das crianças, suas mães.

Contando com a proximidade dos festejos de Natal, a atividade trabalhada foi a decoração de luvas de feltro. Para isso, os voluntários legaram cortadosem tecidos, olhos, cílios, narizes, bocas, cabelos, figuras de animais e objetos, com os quais, as crianças e as mães puderam montar suas luvas e contar histórias. O evento, segundo os organizadores do programa “foi um sucesso”.
Ao final, cada criança recebeu de presente um livro para colorir, graças à doação em nome do Sr, Saul Zugman Z”L.
O Projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é uma parceria em conjunto com o Hospital Pequeno Príncipe, em homenagemà memória do médico pediatra Ismar Strachman Z”L. O objetivo é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças em tratamento no hospital e está sendo desenvolvido por voluntários desde o ano passado.


LANÇADA REVISTA PARA OS BRASILEIROS QUE MORAM EM ISRAEL

305_first_5_8A jornalista carioca Marcia Sasson, atualmente residindo em Israel, acaba de lançar a revista em português Bras.il dedicada aos brasileiros que moram em Eretz Israel. Marcia Sasson trabalhou durante muitos anos em Bloch Editores – Manchete e foi a editora de diversas publicações comunitárias no Rio de Janeiro. Na FIERJ, durante a gestão Osias Wurman, foi a responsável pelo boletim INFORME FIERJ, que na ocasião tinha tiragem semanal superior a 10 mil exemplares.


CIRN REALIZA CERIMÔNIA PÚBLICA DE CHANUCÁ

305_first_5_9No dia 19 de dezembro, o Centro Israelita do Rio Grande do Norte, realizou uma cerimônia público de acendimento de velas de Chanucá no Plenário da OAB de Natal. O evento contou com a presença do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, dos vereadores Franklin Capistrano e Ana Paula, e do presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho.


GUS LANÇA NOVO SINGLE COM PEGADA ELETRÔNICA

305_first_5_10

O cantor pop Gus, lançou no dia 15 de dezembro seu segundo single: Razão. A música, que carrega muitos elementos da música eletrônica, chega com clipe e poderá ser ouvida e assistida nas principais plataformas de Streaming.

Razão é mais um fruto da longa parceria de Gus com Junior Carelli, que assume a produção da canção. A composição, que é de autoria do próprio cantor, fala sobre desapego e como é importante ser feliz consigo mesmo : “O legal dessa música é que ela é o contrário de Labirinto, meu primeiro single, ela fala sobre aceitar a própria companhia. É difícil reconhecer um relacionamento tóxico e conseguir largar dele, e isso me trouxe uma ideia de individualidade e a necessidade de passar uma mensagem positiva” afirma o cantor

E foi nessa linha, que o clipe, gravado em Campinas, seguiu. O vídeo mostra pessoas completamente diferentes umas das outras, de vários estilos, se divertido por ser quem são “O clipe fala exatamente o que eu imaginei, mostra a beleza individual que cada um carrega, pelo simples fato de ser único” conclui.

SOBRE GUS

O cantor de paulista de 30 anos e há 17 na estrada, lançou seu single de estreia, Labirinto, no dia 15 de setembro, imprimindo seu estilo, que mistura pop, com pitadas de R&B e música eletrônica. Além de cantor, Gus também compõe as próprias canções. Junior Carelli, seu parceiro de longa data na música assina as produções.


VIOLINISTA NO TELHADO CHEGA AOS PALCOS DE NOVA YORK EM YIDDISH

305_first_5_11Como você diz “tradição” em Yiddish? Os nova-iorquinos logo poderão descobrir a resposta no emblemático musical: “O Violinista no telhado”, que foi provavelmente o mais antigo show da Broadway e agora está sendo produzido em Yiddish.

O National Yiddish Theatre Folksbiene acredita que foi a primeira empresa a colocar “O Violinista” em Yiddish nos Estados Unidos, de acordo com reportagem do The Wall Street Journal. O musical baseado nas histórias do dramaturgo Sholem Aleichem fez sua estreia na Broadway, em 1964: “Parece que Fiddler está voltando para casa”, afirmou Chris Massimine, CEO da Folksbiene.

“A ideia que vamos apresentar será uma recriação precisa de como este musical pode ficar em sua língua nativa”, disse Massimine ao New York Times.

O casting ainda não foi anunciado, mas a empresa divulgou que o letrista original, Sheldon Harnick será um dos consultores. O diretor da Broadway, Jerry Zaks, também fará parte da produção que está programada para estrear em julho do ano que vem no Museu do Patrimônio Judaico.

20
20