FICHAS LIMPAS – RABINO DOVI GOLDBERG

320_história_2_1Alguns agradecem por serem humanos os nossos juízes – quem poderia ter uma ficha limpa perante D’us? Mas a verdade é o contrário: sorte nossa que não serão humanos os que enfrentaremos no Dia do Julgamento, porque D’us julga de maneira muito diferente.

D’us não nos quer punir, e sim dar-nos uma vida melhor. Por isso, repetidamente, dá novas oportunidades para que sejamos “fichas limpas” e cidadãos produtivos. Como diz o velho ditado iídiche: enquanto houver chama, ainda há esperança.

Nosso pragmatismo inibe novas inspirações… afinal, nas Grandes Festas do ano passado, muitos manifestaram vontade de crescer em conhecimento judaico, envolvimento e frequência na sinagoga, etc., mas quando nos damos conta… mais um ano se passou, já estamos novamente em Rosh Hashana. Mas a realidade é que, independentemente do que sentimos sobre nós mesmos, Ele nunca desiste de nós.

Um outro aspecto da justiça Divina diferente do sistema de justiça humano: nepotismo é aceito abertamente e com orgulho! Como cantamos em nossas rezas: “Avínu Malkênu – nosso Pai, nosso Rei”: antes de ser o Rei que nos julga, Ele é o nosso misericordioso Pai.

Que o nosso Pai nos abençoe com um ano bom e doce.

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20