KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que tornam melhor o nosso dia a dia.


Cheshbon Nefesh

Nossos sábios nos orientam e nos dão a seguinte fórmula: Antes de dormir, faça um balanço do seu dia sobre seus relacionamentos e comportamentos. O que fiz hoje? O que me aproximou ou me afastou das metas que desejo alcançar? Como interagi com minha família, no meu trabalho e socialmente? Pelo que mais vale a pena viver? Magoei alguém? Por acaso trapaceei? Poderia ter resolvido melhor as situações? Estudei pouco? Evolui? Ajudei os outros? Honrei os outros? Fui arrogante, egoísta ou humilhei alguém? Usei bem o meu livre-arbítrio? Cuidei do meu corpo e da minha alma? Falei desnecessariamente? Falei mal dos outros? Após estas reflexões, tente melhorar onde errou e agradeça a D´us por mais um dia que Ele lhe deu, pedindo que o oriente no dia seguinte.


Tente

Faça e não tenha medo de falhar. Ria e não tenha medo de parecer bobo. Chore mesmo que possa parecer ridículo e que o considerem fraco. Exponha suas ideias, sonhos e desejos mesmo que possam achá-lo inoportuno. A maior omissão da vida é não tentar. Devemos ter coragem para fazer o que achamos que deve ser feito.


Apoie seus filhos na vida

Segure a mão de seu filho pequeno para ele aprender a andar. Mais tarde, solte suas mãos para ele aprender a correr. Por fim, tenha a coragem de incentivá-lo a voar. Criamos nossos filhos para a vida e não para nós. Eles são um presente que D´us nos deu para que possamos ensinar-lhes a viver, amando-nos mutuamente.


Regra número 1: exemplo

Na educação de seus filhos, considere o seguinte: a educação é cara, mas a ignorância é mais cara ainda. Dê o exemplo e aja de acordo com o que diz. Siga os valores que você quer transmitir. Não adianta dar conselhos e agir de outra forma. Em seu relacionamento com eles, procure ser sereno, firme e, principalmente, amoroso e afetuoso.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

323_história_4_1

20
20