GALERIA JACQUES ARDIES ENCERRA 2018 COM COLETIVA DE ARTE NAÏF

325_fique_4_1Edivaldo, “Fotografando as Garças” (2018)

“Grande Coletiva de Arte Naïf” propõe um destaque à arte popular brasileira com a participação de 30 artistas que tratam da vida do cotidiano, suas experiências pessoais, festas, as paisagens campestres e urbanas, além da beleza da natureza

A Galeria Jacques Ardies encerra o ano de 2018 com a tradicional “Grande Coletiva de Arte Naïf”, sob curadoria de Jacques Ardies. A mostra apresenta o trabalho de 30 artistas brasileiros, e propõe um resgate da produção mais recente no campo da arte popular brasileira, destacando temas da vida cotidiana, experiências pessoais, festas, paisagens campestres e urbanas, além da beleza da natureza.

A chamada arte naïf é uma expressão artística que surgiu junto com a eclosão da arte moderna. Os artistas naïfs, via de regra, não pretendem seguir as regras da academia e, por meios próprios, inventam uma linguagem pessoal, transmitindo suas experiências de vida. Buscam, com determinação, superar eventuais desafios técnicos, propondo uma arte original, sem compromisso com a perspectiva e executada com total liberdade.

325_fique_4_2

O galerista e curador Jacques Ardies, de cuja missão, entre outras, é incentivar a arte naïf brasileira, declara: “Esses artistas têm em comum a sutileza com que retratam os temas ligados à natureza e ao dia-a-dia. Usando as cores com habilidade, eles transmitem em cada um de seus quadros a alegria, o lirismo e o otimismo característicos do povo brasileiro”. Nesta nova exposição, “há desde o grupo de características mais primitivas, sem maiores preocupações no acabamento do desenho, um pouco como uma arte bruta, aos artistas que se prendem a detalhes do traço e a um meticuloso processo de elaboração da obra, chamados também dos poetas dos pincéis”, comenta.

Imagens: https://bit.ly/2zb8Bs5


Serviço:

Exposição: “Grande Coletiva de Arte Naïf”

Artistas: Ana Denise, Ana Maria Dias, Barbara Rochlitz, Bebeth, Bida, C. Sidoti, Constância Nery, Dila, Edgar Calhado, Edivaldo, Eduardo Ungar, Ernani Pavaneli, Enzo Ferrara, Francisco Severino, Helena Coelho, Isabel de Jesus, Ivan Moraes, Ivonaldo, José Antonio da Silva, Lourdes de Deus, L. Cassemiro, Lucia Buccini, Madeleine Colaço, M. Guadalupe, M. Zawadzka, Maite, Malu Delibo, Mara D. Toledo, Rodolpho Tamanini Neto, Waldomiro Sant’ Anna, Vanice Ayres Leite, Wima Ramos

Curadoria: Jacques Ardies

Período: Até 22 de dezembro de 2018

Local: Galeria Jacques Ardieswww.ardies.com

Rua Morgado de Mateus, 579 – Vila Mariana – São Paulo, SP

Horário: Terça a sexta-feira, das 10 às 17h30 / Sábado, das 10 às 16h

Tel.: 11 5539-7500

20
20