AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Aqui você encontra o que de melhor acontece nas próximas semanas. Confira.


FISESP PROMOVE A 9ª MOSTRA DE ARTE DA TERCEIRA IDADE NO RESIDENCIAL ALBERT EINSTEIN

Pessoas com mais de 60 anos podem inscrever seus trabalhos de pintura, fotografia e escultura

Já estão abertas as inscrições para a 9ª Mostra de Arte na Terceira Idade, promovida pela Área da Terceira Idade da Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com o Residencial Israelita Albert Einstein.

A exposição, que reforça mais uma vez a parceria de sucesso da Federação Israelita com o Residencial Albert Einstein, tem como objetivo ampliar cada vez mais as oportunidades de inserção dos idosos em todos os segmentos de nossa comunidade e vai reunir trabalhos em pintura, fotografia ou escultura, elaborados por pessoas com mais de 60 anos de idade.

O coquetel de inauguração acontecerá no dia 19 de maio (Domingo), às 15h, no Residencial Israelita Albert Einstein.

9ª Mostra de Arte na Terceira Idade

Coquetel de Abertura: dia 19 de maio de 2019 (Domingo) às 15h

A exposição fica em cartaz até 24 de maio, de segunda à sexta-feira, das 10 às 18h

Local: Residencial Albert Einstein – Rua Madre Cabrini, 642

Grátis
Os interessados em expor seus trabalhos devem entrar em contato pelo email: terceiraidade@fisesp.org.br ou pelo telefone: (11) 3088.0111.


NA CIP, O BINGO RECREATIVO DO CLUBE DAS VOVÓS

332_fique_5_1


O SHABATON DO PROJETO ALICERCES

332_fique_5_2


NA HEBRAICA DE SP A 4ª FEIRA DO LIVRO JUDAICO

332_fique_5_3


EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO

BARÓ GALERIA INAUGURA INDIVIDUAL DE MARIA LYNCH

332_fique_5_4“Talismã: Uma Profecia da Cor” apresenta 20 obras coloridas e de composições marcantes, com temáticas alheias à realidade, inseridas em um universo essencialmente abstrato e conceitual

A Baró Galeria exibe “Talismã: Uma Profecia da Cor”, da artista visual brasileira Maria Lynch, com curadoria de Marc Pottier. A individual apresenta 20 obras – pintura acrílica sobre tela -, de estética colorida, rica em contraste e de composições marcantes, elementos recorrentes na produção da artista. Alheios à realidade, os trabalhos ocupam um universo essencialmente abstrato e conceitual, porém não inteiramente isentos da representação.

Em “Talismã: Uma Profecia da Cor”, o visitante se torna protagonista de uma realidade enquadrada, mas não um prisioneiro. Nos trabalhos expostos, produzidos entre 2018 e 2019, há ausência da figura humana. “As formas e os objetos abstratos podem ser tridimensionais em tecido, ela sabe como desenvolver ambientes em que o público entre no trabalho (…). Na galeria Baró, ela convida a você entrar em seu céu, um universo onde muitas esferas plásticas transparentes são colocadas livremente no chão, permitindo que cada um imagine seu itinerário ou altere a ordem desses planetas, da forma em que estão jogados aos seus pés”, diz Marc Pottier.

Marc Pottier ainda destaca alguns trabalhos nos quais os fundos brancos desaparecem, e evocam a pintura “Talismã”, obra-prima e de referência de Paul Sérusier, produzida no Bois d’Amour em Pont-Aven, em 1888, supervisionado por Gauguin. “Para continuar com ‘Talismã’, a conselho de Gauguin, o jovem Sérusier foi convidado a pintar o que sentia e não o que via, a ir ao misterioso centro do pensamento. Como ele, Maria Lynch apresenta uma obra que não é inteiramente liberada da representação, mas que a sublima”, comenta e conclui: “Um talismã é um objeto que tem sinais consagrados, aos quais são atribuídas virtudes de proteção e de poder. Para alguns, o talismã mantém sua força a partir das imagens que carrega. Forças astrológicas, invocações e encantamentos em um turbilhão de cores e imagens para interpretar, esta nova série de obras de Maria Lynch é um terreno fértil de reflexões para o espectador”.

Exposição: “Talismã: Uma Profecia da Cor”

Artista: Maria Lynch

Curadoria: Marc Pottier

Período: Até 18 de maio de 2019.

Local: Baró Galeriawww.barogaleria.com

Endereço: Rua da Consolação, 3417 – Cerqueira César – São Paulo/SP

Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h | Sábado, das 11 às 19h

Tel.: +55 11 3661-9770


CORPOEMAS – POR BAVARESCO – ATÉ 23 DE ABRIL

Nelson Bavaresco, artista plástico e pesquisador da cor. Nesta exposição, presenciaremos o resultado do seu mais novo trabalho, onde são criadas ligações artísticas entre 12 gravuras e 12 poemas sobre o círculo cromático, cada um referente a uma das cores que o formam. Impulsos e descobertas sensoriais são incentivados através desta simultaneidade de plataformas comunicativas, nos despertando para novas possibilidades de interconexões multidisciplinares.

332_fique_5_5


VERVE GALERIA INAUGURA INDIVIDUAL DE ANGELLA CONTE

332_fique_5_6Angella Conte, Série “Fiz daqui o meu lugar” (2016)

“Fiz daqui o meu lugar” exibe colagens, esculturas e uma videoinstalação que abordam, sob um ponto de vista comportamental, a ação do homem no meio ambiente.

A Verve Galeria exibe “Fiz daqui o meu lugar”, da artista visual Angella Conte, com curadoria de Marcio Harum. Sua primeira individual na galeria apresenta 30 obras – colagem, escultura e videoinstalação -, nas quais aborda a forte presença da ação do homem com relação ao meio ambiente, não com pensamento ativista, mas sim comportamental. Em sua pesquisa, o ser humano é protagonista, e o tempo evoca seu entorno, a paisagem e a memória.

O foco da pesquisa de Angella Conte gira em torno do comportamento humano, suas ações, o meio e o cotidiano. “É um exercício de observação, um olhar sobre os objetos ao meu redor; sobre a cidade, seus entulhos; sobre as pessoas que deixam marcas nos objetos, nas cidades, no campo e na natureza”, comenta a artista.

Tema recorrente em sua produção, a artista investiga a condição do ser humano que transita entre o desejo e a falta, e o dilema que surge diante de inúmeras oportunidades. “Nada jamais é permanente ou parado, existe um processo de investigação, uma forma de abordar o mundo não como uma série de verdades precisas, mas em termos de questões e possibilidades”, afirma a artista.

Exposição: “Fiz daqui o meu lugar”

Artista: Angella Conte

Curadoria: Marcio Harum

Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas

Período: Até 4 de maio de 2019

Local: Verve Galeriawww.vervegaleria.com

Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2737-1249

Horários: Terça a sexta-feira, das 11 às 19h / Sábado, das 11 às 17h

20
20