O SEGREDO DA NOSSA ETERNIDADE – RABINO DOVI GOLDBERG

333_história_1_1Caros amigos,

A “Notre Dame” pegou fogo! A construção deste marco icônico, iniciada em 1163, demorou 182 anos. Vê-la destruída pelas chamas, em algumas horas, provocou fortes emoções ao redor do mundo, a ponto de terem sido arrecadados cerca de 1 bilhão de dólares para os reparos e restaurações. É muito especial perceber o quanto o mundo progrediu, o mundo mudou para o bem!

Monumentos são a espinha dorsal emocional da França, pelo senso de nacionalidade que representam. “A Catedral é o epicentro de nossas vidas”, disse Emmanuel Macron, o presidente francês. Donald Tusk, o presidente do Conselho da UE, disse: “A queima da Catedral tornou-nos conscientes de que estamos vinculados a algo mais importante e mais profundo do que tratados”. Este monumento é um dos que transcenderam o significado religioso para tornar-se um símbolo da civilização europeia.

Monumentos não são o nosso forte, D’us exigiu uma conexão diferente. Já os antigos egípcios tentaram criar algo que resistisse ao tempo, eles achavam que suas construções permaneceriam para sempre. Nosso povo foi forçado a construir as pirâmides no Egito. Mas, quando fomos libertados, Moisés nos ensinou a missão do Seder: “conta aos seus filhos”, a mitzvá de contar às futuras gerações os milagres do êxodo do Egito. Ele ensinou ao povo de Israel que o segredo do “povo eterno” é passar a nossa História, de geração em geração.

No Egito, as antigas construções ainda estão de pé, e aquela civilização deixou de existir. No entanto, os antigos escravos, nossa nação, forçada a construir aqueles monumentos, sobreviveu a todas as perseguições, está viva e muito bem. O sucesso em passar a nossa História para as gerações futuras é a nossa maior garantia de sobrevivência.


RABINO DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20