PROBLEMAS SÃO OPORTUNIDADES – RAV EFRAIM BIRBOJM

333_história_2_1Podemos escolher afundar nos nossos problemas ou podemos usar os problemas

como trampolim para subir mais alto.


Quando Daniela estava no primeiro ano colegial, seu pai mudou de emprego e a família precisou se mudar de cidade. Isto implicou também em uma mudança de escola, o que significava estudar em um lugar onde Daniela não conhecia ninguém. No primeiro dia de aula, a maioria dos alunos falava apenas com as pessoas já conhecidas e Daniela ficou de fora das conversas. Ela voltou para casa chorando, pois se sentiu muito sozinha. Sua mãe perguntou qual tinha sido o pior momento naquele dia e ela disse que foi na hora do almoço, quando ela ficou sentada sozinha na cantina. Então sua mãe, com muito carinho e sabedoria, disse:

– Filha, você certamente não foi a única pessoa que se sentiu sozinha naquela escola. Com certeza há outros alunos novos que também se sentiram solitários. Amanhã eu quero que, quando você estiver na cantina, olhe ao redor para ver se encontra outros jovens comendo sozinhos. Eu quero que você vá até um deles e pergunte se você pode se juntar a ele.

No dia seguinte, na cantina, Daniela olhou em volta e perguntou à primeira pessoa que estava sentada sozinha se podia sentar-se ao lado dela. A jovem ficou muito feliz de ter uma companhia. Daniela contou um pouco da sua história de vida para a garota e, no dia seguinte, se encontraram novamente para almoçar e continuar a conversa. Decidiram convidar outros jovens para se juntarem a elas. Eram jovens que, até então, estavam sozinhos e também não conheciam ninguém. Em pouco tempo, os alunos novos estavam todos bem integrados, graças aos esforços de Daniela.

A lição que Daniela aprendeu com essa experiência ficou com ela por toda a vida. Podemos escolher afundar nos nossos problemas ou podemos usar os problemas como trampolim para subir mais alto.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20