AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Os mais importantes eventos que acontecem nos próximos dias estão aqui. Confira.


CAMPANHA DA COMUNIDADE JUDAICA PARA ARRECADAR AGASALHOS EM HIGIENÓPOLIS

335_fique_5_ 1Jovens que participaram da Campanha do Agasalho em 2018

No domingo, 16 de junho de 2019, a partir das 10h, cerca de 300 jovens da comunidade judaica vão colocar em prática um dos preceitos do judaísmo: a tzedaká, justiça social. Eles vão participar da Mega-Campanha de Arrecadação de Agasalhos no bairro de Higienópolis, promovida pela Área de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo, que acontece pelo 19º ano consecutivo e que neste ano terá como tema “Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo”. O evento contará com a presença de Filipe Sabará, presidente executivo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

A partir das 10h, haverá uma concentração na Praça Vilaboim de onde os participantes sairão para percorrer o bairro, em quatro caminhões e carros de som. Também neste local acontecerá o “Drive Thru da Cidadania”, já tradicional entre os moradores do bairro, que passam pela Praça e “arremessam” seus agasalhos nas caixas de coleta.

“Participo da campanha como voluntário desde que ela começou. Na época com mais ou menos 10 anos. Hoje como organizador é um privilégio ver como um projeto tão importante para a comunidade e para a cidade de São Paulo se mantém, e ver que os jovens seguem engajados com a causa. Não é fácil manter mais de 300 jovens em ação a cada ano, mas é bonito ver as novas gerações preocupadas em ajudar o próximo e fazer o bem para quem precisa”, destacou Henry Gherson, assessor executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Além da coleta nas ruas, a Federação Israelita também promove a arrecadação em entidades judaicas e estabelecimentos comerciais, que juntos perfazem cerca de 30 postos de coleta. Todos os agasalhos arrecadados serão entregues diretamente às instituições cadastradas no Governo do Estado.

Segundo o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel, “Esse é um dever que a comunidade judaica tem para com a comunidade maior, além de reforçar um dos preceitos mais importantes do judaísmo, que é a ajuda ao próximo”.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo é parceira oficial da Campanha do Agasalho junto ao Governo do Estado de São Paulo e a outras empresas do setor privado. A Mega – Campanha de Arrecadação de Agasalhos em Higienópolis também conta com apoio da Unibes e do Conselho Juvenil Judaico Sionista.


SOCIEDADE SINAGOGA ISRAELITA DA LAPA – CABALAT SHABAT

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CORAL DA HEBRAICA DE SP COM A REGENCIA DE LEÓN HALEGUA

Você também está convidado para o Cabalat Shabat, no próximo dia 07 DE JUNHO DE 2019, as 19:45 hs. no “SHILL DA LAPA”. Os serviços serão conduzidos pelo Chazan Alexandre Schinazi -, acompanhado pelo Coral Shill da Lapa .

Ao final dos serviços, será servido um Kidush.

INFORMAÇÕES: Sr. ISAAC LIBERMAN: 3831-1244 // DAVID: 2905-1522/ 99656-0022 – NILTON: 99477-8524 – DALIA: 97687-1714 DANIEL(serviço religioso):99293-0077 – CLEIDE: 99948-3086 – ELIEZER: (11)97340-2457

ENDEREÇO: R. GEORGE SMITH, 185 SP CAPITAL CEP: 05074-010 LAPA

Sociedade Sinagoga Israelita da Lapa

FUNDADA EM 12 DE OUTUBRO DE 1941


VIRADA CULTURAL JUDAICA ACONTECE NO DIA 08 DE JUNHO NA CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA (CIP)

Com o tema Diversidade, evento gratuito e aberto ao público terá palestra do cineasta Cao Hamburger e apresentação musical de Manu Lafer & Mateus Aleluia

O Ministério da Cidadania e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizam, no sábado, 08 de junho, a partir das 20h, o “XII Ticun Virada Cultural Judaica”, para marcar a festividade de Shavuot, que comemora a entrega da Torá durante a travessia no deserto após a saída da escravidão no Egito. Há séculos costumava-se representar esse ato de recebimento virando a noite estudando a Torá, como forma de contribuir para o aprimoramento no mundo.

O evento, que é gratuito e aberto ao público acontece na Congregação Israelita Paulista (Rua Antônio Carlos, 653) e terá como tema Diversidade – Diálogos do judaísmo com a atualidade: aprender, desaprender e reaprender e contará uma rica programação que seguirá durante a madrugada, com espetáculo de dança, show musical, palestra, debate, workshop e apresentação artística.

Um dos destaques da programação será a palestra do cineasta, roteirista e produtor de cinema e TV, Cao Hamburguer, que acontecerá às 21h, com o tema “Viva a diversidade, na arte, na sociedade e no judaísmo”. Entre suas maiores criações estão o “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Malhação – Viva a Diferença”, premiada em 2019 pelo Emmy Kids Awards. No cinema, ele dirigiu o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008.

Manu Lafer & Mateus Aleluia prometem contagiar o público a partir das 0h, com o show musical “Brasileiro, afro e Judaico”. Manu Lafer é cantor e compositor, tem um trabalho autoral de música brasileira e judaica. Mateus Aleluia foi integrante do grupo Os Tincoãs e também possui um trabalho autoral, porém de cunho místico. Juntos vão apresentar cantos de suas tradições.

Além de expoentes da comunidade judaica e personalidades de renome, a “Virada Cultural Judaica” contará com a participação de diversos professores da USP. Para que a experiência seja mais agregadora e acessível, haverá uma intérprete de libras por sinais durante o evento.

A Congregação Israelita Paulista vem realizando as viradas culturais judaicas (ticunim) por mais de uma década. Neles participaram personalidades da política, das artes, das letras, da psicologia, da filosofia, da medicina e dos esportes, além, é claro, das religiões, frente a um público de mais de 700 pessoas.

Nas últimas décadas, em cidades como New York, Los Angeles, Tel Aviv, Jerusalém e Buenos Aires foi renovada a antiga tradição, especialmente em contextos liberais, entendendo a virada do estudo da Torá como algo mais amplo: o diálogo entre o judaísmo e a atualidade. Acredita-se que é a traves de um estudo renovado e atualizado do judaísmo como um todo que realmente é possível receber sua sempre relevante contribuição.

“Para este ano a proposta é um modelo de troca mais democratizado e ampliado. Queremos contar com uma ampla participação de oradores de tipos e temas variados, com expoentes de nossa comunidade e também com personalidades de renome. O eixo temático é Diversidade, onde cabem os mais variados temas como ética, poder, gênero, sexualidade, religião, espiritualidade, educação e cultura”, destacou o rabino da CIP Dr. Ruben Sternschein.


67º ANIVERSÁRIO DO CLUBE DAS VOVÓS LOTTE PINKUSS

335_fique_5_2


CENTRO NOVO HORIZONTE E A MOMMY AND ME

335_fique_5_3

20
20