ANNE FRANK – POR MENDY TAL

336_especial_2_1“É uma maravilha que eu não tenha abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. Ainda me agarro a eles porque ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração.”


336_ESPECIAL_2_2Neste dia 12 de Junho, Anne Frank completaria 90 anos.

Uma personagem paradigmática dos judeus na época da Segunda Guerra. Uma vida e uma morte marcadas pelo nazismo.

O Diário de Anne Frank se tornou a voz do Holocausto.

Uma menina que se tornou uma adolescente com sonhos e esperanças e muito, muito sofrimento.

De 1942 a 1944, com o talento daquela que poderia ser uma importante escritora, Anne narra com detalhes o que era para um judeu viver em esconderijos, com o terror de ser descoberto.

Seus escritos sobre a rotina dos que se esconderam para tentar sobreviver à tragédia servem até hoje como um dos principais testemunhos do horror que os judeus sofreram.

Os nazistas acabaram encontrando sua família e foram todos então enviados aos campos de concentração.

Anne morreu de tifo.

O Diário de Anne Frank foi publicado e traduzido para incontáveis idiomas. Ensinado nas escolas, o livro torna-se uma ferramenta importante contra o negacionismo. É considerado o diário mais importante do mundo.

Esta é uma das suas mais famosas citações:

“É difícil em tempos como estes: ideais, sonhos e esperanças acalentadas surgem dentro de nós, apenas para serem esmagados pela dura realidade. É uma maravilha que eu não tenha abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. Ainda me agarro a eles porque ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração.”


Mendy Tal – Cientista político e ativista comunitário

20
20