EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Denise e Jack Terpins, Ronald Lauder, Marcelo Schapo, Milton Beck, Meraldo Zisman, Mário Epstein, o cônsul da argentina, Jorge Enrique Perren, Telma Abrahão, Profa. Dra. Lyslei Nascimento , Ethel Cuperschmid, Lucíola Macedo, Cláudia Maia, Jane Nelsen, Zeila Sliosbergas, Paulo Mathias, Rebeca Debora Finguermann e Célia Kochen Parnes, dentre outros.


JACK E DENISE TERPINS RECEBEM O PRESIDENTE DA HUNGRIA E O PRESIDENTE DO WJC

340_first_5_1Denise e Jack Terpins, presidente do Maccabi World Union, receberam o presidente da Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder, na abertura dos 15º Jogos Macabeus Europeus, que aconteceram em Budapeste. O evento, inaugurado pelo presidente da Hungria, terminou no último dia 7 de agosto.


KKL BRASIL PARTICIPA DO CONGRESSO DE EDUCADORES AMLAT 2019 EM ISRAEL

340_first_5_2Marcelo Schapo, diretor do KKL Brasil acompanhado de seis professores brasileiros participou do Congresso de Educadores da América Latina 2019, que aconteceu de 15 a 23 de julho em Israel, realizado pelo KKL Israel.

A iniciativa foi exclusivamente dedicada a professores de escolas judaicas da América Latina e contou com a participação de 42 profissionais representando 13 países. A delegação brasileira reuniu seis educadores de São Paulo (Escola Maternal da Hebraica e Colégio Or Menachen), Rio de Janeiro (Colégios Eliezer Max e Liessin Barra e Botafogo) e Recife (Colégio Israelita Moyses de Chvarts).

O Congresso de Educadores teve como proposta capacitar e apresentar Israel aos professores que trabalham em escolas judaicas e não conheciam o país, com uma intensa programação e troca de experiências, que mesclou natureza, turismo, história e inovação. Eles puderam conhecer a história de séculos do povo judeu e a moderna do KKL, que se confunde com a da construção do Estado de Israel.

Finalizamos o Congresso com a mais tradicional e significativa ação com o KKL, onde cada professor criou um vínculo eterno com Israel assim como as raízes das arvores que foram plantadas na Floresta Tzorá.”

“Foi uma experiência pessoal incrível onde cada professor retornou mais capacitado para falar sobre Israel aos nossos filhos. Gostaríamos agradecer a Hernan Felman, vice presidente do KKL Mundial, responsável pela viabilização deste sonho e a Ariel B. Goldgewicht diretor do Departamento Latino-Americano do KKL, que junto a sua equipe Dalit e Eldad, com a colaboração de Federico e Dora, e Jano como guia, foram responsáveis pelo desafio de realizar um Congresso dentro de um modelo totalmente novo e especialmente pensado nas demandas de nós Latino-americanos”, finalizou o diretor do KKL Brasil, Marcelo Schappo.


MILTON BECK, DIRETOR GERAL DO LINKEDIN PARA A AMÉRICA LATINA, NA CAMBICI

340_first_5_3Diretoria da Cambici recebe Milton Beck

“Manter um perfil bem atualizado, ressaltar as conquistas e não apenas o local de trabalho, dar maior foco nas atividades recentes, destacar as habilidades, fazer conexões e utilizar o LinkedIn pelo menos por quinze minutos diariamente”, essas foram algumas das preciosas dicas para quem quer se destacar profissionalmente dadas por Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina, durante almoço realizado pela Câmara Brasil- Israel de Comércio e Indústria, em São Paulo.

Com mais de 20 anos de carreira, Milton Beck combina a formação acadêmica em engenharia, administração e marketing, a um grande interesse pelas relações humanas e maneiras de torná-las cada vez mais confiáveis e construtivas. Intensificou a atenção ao tema a partir da passagem por setores variados de empresas de tecnologia multinacionais e brasileiras, como vendas, marketing, varejo, entretenimento, produtos de consumo, parcerias de alianças corporativas e suporte técnico.

Segundo ele, o LinkedIn tem duas propostas de valor – para os usuários e para os empresários. No caso dos usuários, serve para que os indivíduos alavanquem suas carreiras, cresçam e sejam melhores profissionais, seja nos próprios empregos, em novas oportunidades ou empreendendo. Para os empresários, há soluções para recrutar e criar equipes de sucesso e utilizar a plataforma para fazer marketing e vender de forma mais assertiva. Outra grande vantagem da plataforma é a de mapear a economia global de forma gráfica e em tempo real.

“Ter um perfil no LinkedIn não é o suficiente. É preciso escolher quem vai fazer parte da sua rede para que ela seja relevante. Os protocolos seguidos no mundo real, também devem ser seguidos no mundo digital. Não escreva algo que você não falaria pessoalmente para a pessoa”, finalizou o executivo.


O ESCRITOR MERALDO ZISMAN TOMA POSSE NA ACADEMIA RECIFENSE DE LETRAS

340_first_5_4Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, da União Brasileira de Escritores e da Academia Brasileira de Escritores Médicos, Meraldo Zisman tomou posse este mês da cadeira número 20 da Academia Recifense de Letras, cujo patrono é o escritor Álvaro Ferraz.


A B’NAI B’RITH DO RIO GRANDE DO SUL PARTICIPOU DE ATO EM LEMBRANÇA AOS 25 ANOS DO ATENTADO À AMIA.

340_first_5_5O presidente da B’nai B’rith do Rio Grande do Sul, Mário Epstein, com o cônsul da argentina, Jorge Enrique Perren.

A B’nai B’rith do Rio Grande do Sul participou, na tarde de 18 de julho, de ato em lembrança aos 25 anos do atentado à AMIA. O evento aconteceu no Consulado Geral da Argentina em Porto Alegre.

Na ocasião, o cônsul argentino, Jorge Enrique Perren, leu, na íntegra, o decreto do presidente da República da Argentina, Maurício Macri, determinando que o dia 18 de julho seja considerado um dia de luto nacional e que as bandeiras nacionais sejam hasteadas a meio mastro.


B’NAI B’RITH SÃO PAULO E GOVERNO DO ESTADO FIRMAM PARCERIA QUE BENEFICIARÁ IDOSOS

340_first_5_6Zeila Sliosbergas, Paulo Mathias, Secretário Executivo da Pasta, Rebeca Debora Finguermann e Célia Kochen Parnes

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo assinou convênio que firma a transferência de recursos fiscais renunciados para sete entidades que atendem idosos. O projeto Juntado Pontas – Integrando o Idoso na Família e na Sociedade, da Associação Beneficente B’nai B’rith, foi um dos comtemplados e beneficiará 500 idosos. A iniciativa busca promover aos assistidos melhor qualidade de vida e longevidade, integrando o idoso na família e na sociedade de forma digna. O objetivo é restabelecer a independência e a autoconfiança.

Os projetos foram selecionados pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI), após edital público de convocação e os recursos serão repassados durante um ano pelo Fundo Estadual do Idoso.

Representando a B´nai Brith na solenidade estavam: a presidente da B´nai B´rith São Paulo, Zeila Sliozbergas, e a assessora jurídica, Rebeca Debora Finguermann.

De acordo com Zeila, a B’nai B’rith tem tradição de 176 anos de atenção aos idosos por meio de fóruns e programas sobre questões como o envelhecimento, saúde e auxílio em questões legais.

“Nossa instituição é a maior patrocinadora judaica, nos Estados Unidos, de moradias de baixa renda para idosos. O Projeto Juntando Pontas, que terá início agora, segue nossas bases de atenção à dignidade e aos direitos do cidadão e da pessoa e de sua família. A B’nai B’rith São Paulo oferecerá estas bases no atendimento aos idosos, apoiando os familiares e promovendo integração e harmonia”, comenta Zeila.

Segundo a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Celia Parnes, os idosos em situação de vulnerabilidade e com deficiência física ou intelectual constituem uma parcela da sociedade que requer e tem direito a cuidados muito particulares. “As parcerias com organizações da sociedade civil, como as que estamos celebrando, são o caminho mais moderno, ágil e democrático de gestão pública para garantir que tais objetivos sejam alcançados”, finalizou.


EM BELO HORIZONTE, SEMINÁRIO SOBRE PRIMO LEVI

340_first_5_7No último dia 6 de agosto, as 19h30, o Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG realizou, na Academia Mineira de Letras, dando prosseguimento a uma parceria entre as duas instituições, uma mesa-redonda em homenagem ao centenário de nascimento de Primo Levi (1919-2019).

A mesa, coordenada pela Profa. Dra. Lyslei Nascimento (Faculdade de Letras/UFMG) foi composta pelas também professoras: Cláudia Maia (Doutora em Letras: Estudos Literários pela UFMG e professora do CEFET/MG) que apresentou a conferência “Primo Levi, colecionador do imprevisível” analisando o livro de ensaios O ofício alheio, publicado em 1985, na Itália, e em 2016, no Brasil; Ethel Cuperschmid (Doutora em História pela UFMG e Coordenadora do Centro de Memória da Medicina da UFMG)que enfocou, na conferência intitulada “A química da inclusão”,a memória, a vida e a ciênciano livro A tabela periódica, publicado em 1975, por Primo Levi; eLucíola Macedo (Doutora em Psicologia pela UFMG e Membro da Escola Brasileira de Psicanálise) que tratou, em sua conferênciaintitulada “Primo Levi: sonho, poesia e política”, sobre esses três aspectos, sobretudo no livro É isto um homem?

Foto: Késia Oliveira


CRIADORA DA DISCIPLINA POSITIVA FALA QUE NÃO SABIA COMO ERA SER UMA BOA MÃE

340_first_5_8Mãe de 7 filhos, Jane Nelsen afirma em entrevista para Telma Abrahão que método de educação mudou a sua vida

A Educadora Parental Telma Abrahão, durante conferência internacional de Disciplina Positiva, na Universidade de Washington, em Seattle, nos EUA, teve a honra de entrevistar a Dra. Jane Nelsen, criadora da Disciplina Positiva, reconhecida mundialmente.

Inspirada nos trabalhos do psicólogo Alfred Adler e do psiquiatra Rudolf Dreikurs, Nelsen criou uma série de princípios e ferramentas educativas e conta para Telma como decidiu começar esse trabalho.

Questionada sobre o porquê de querer aprender uma nova forma de educar os filhos Jane responde: “Porque eu tenho 7 filhos e antes da Disciplina Positiva eu não sabia como ser uma boa mãe, então eu comecei a ter aulas sobre educação infantil e estudei a Teoria Adleriana, que fala como as crianças aprendem sobre auto disciplina, cooperação e responsabilidades, essas aulas simplesmente mudaram a minha vida”.

Jane aprendeu que não precisava de punição para dar uma educação de qualidade aos seus filhos, ela conta que no começo foi difícil porque as pessoas pensavam coisas do tipo “e se não aprender dessa forma”, “se não punir as crianças vão fazer o que elas quiserem”, então explica: “Nós não acreditamos em punição e também não acreditamos em permissividade, mas sim em realmente ajudar as crianças a desenvolverem o auto controle e a fazerem o que é certo”.

Como o aprendizado mudou completamente o seu modo de educar, Jane decidiu compartilhar o que aprendeu com outras pessoas, foi quando desenvolveu a Disciplina Positiva em 1975, e começou a dar aulas em sua própria casa. Hoje, após 44 anos ela conta como tem sido esse desafio de mudar tantas vidas durante todo esse tempo:

“Eu não sei se tem sido um desafio, mas sim uma experiência de crescimento. A primeira vez que escrevi um livro não tinha ideia que se tornaria tão popular e que a Disciplina Positiva seria espalhada pelo mundo todo, por mais de 20 países. Criei uma associação sem fins lucrativos e ela continua crescendo até hoje”.

Atualmente, Jane tem 82 anos, 22 netos e 14 bisnetos, e é a principal fonte de inspiração para pessoas que querem aprender os princípios da Disciplina Positiva. Confira entrevista completa no link abaixo.

Telma Abrahão é Educadora Parental, especialista em Inteligência Emocional, Analista de Perfil Comportamental e membro certificada da Associação de Disciplina Positiva Americana. Reside na Flórida, nos EUA, onde desenvolveu um curso completo sobre Educação Parental, chamado Processo de Parentalidade Positiva, que abrange várias ferramentas da teoria criada pela Dra. Jane Nelsen.

Entrevista completa no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pNHe4yGy9JE

20
20