A COZINHA CASHER DE SARAH STEINMETZ PARA ROSH HASHANÁ

342_especial_2_1Estas receitas irão enriquecer, ainda mais, sua mesa de Rosh Hashaná.


SANGRIA DE ROSH HASHANÁ

Ingredientes

1/2 xícara de mel

1/2 xícara de água

1 romã

1 maçã, descascada e cortada em fatias finas

300g de uvas sem sementes

1 garrafa de vinho tinto

2 xícaras de suco de romã 100% puro

1 xícara de suco de uva

1/4 xícara de conhaque

1/4 xícara de vinho seco

Preparo

Coloque o mel e a água numa panela pequena. Aqueça em fogo médio, mexendo sem parar, até o mel ficar totalmente dissolvido na água. Não deixe ferver. Retire do fogo e deixe esfriar. Este é o seu xarope simples de mel. Enquanto isso, tire as sementes da romã. Jogue a casca fora. Coloque as sementes no fundo do jarro. Coloque as fatias de maçã por cima das sementes e as uvas por cima das fatias de maçã.

Derrame toda a garrafa de vinho tinto dentro do jarro. Acrescente o suco de romã, suco de uva, conhaque, vinho e xarope de mel no jarro. Mexa levemente com uma colher comprida e misture todos os sabores.

Coloque o jarro na geladeira para esfriar pelo menos por duas horas antes de servir. Isso vai fazer os sabores se misturarem. Misture novamente antes de servir.


COMO TIRAR AS SEMENTES E FAZER SUCO DE ROMÃ

1 romã = cerca de 600 sementes ou 1/2 xícara de suco.

Faça um corte raso no topo da romã ao redor da coroa. Corte em volta, criando um círculo raso. Não coloque a faca muito fundo, para não estragar as sementes. Retire o topo da romã. Vire a romã de cabeça para baixo. Repita o processo de criar uma pequena fenda, cortando um círculo ao redor da base do fruto. Retire essa base.

Vire a romã de volta para cima. Você verá seis pedaços brancos ao redor dos cantos da fruta. Faça fendas nos lados da casca, seguindo as linhas do miolo, desde o topo até a base da fruta.

Desmonte a fruta. Você terá agora 8 pedaços da fruta (incluindo o topo e a base), com as sementes totalmente expostas. Solte gentilmente as sementes do miolo e coloque-as numa tigela. Providencie uma toalha de mão de cor escura para enxugar todo suco que possa escapar das sementes. Cuidado, suco de romã pode manchar.

Coloque as sementes num liquidificador. Bata algumas vezes para separá-las e liberar o suco. Não as misture por muito tempo, ou as sementes se quebrarão e o suco ficará nublado. Use um coador para coar o liquido numa vasilha. Use a parte de trás de uma colher contra a polpa da romã e extraia o máximo de suco que puder.


SALADA TROPICAL

Ingredientes

6 xícaras de folhas verdes variadas e rasgadas com a mão (alface, rúcula, agrião)

250g de morangos fatiados

1 manga grande cortada em cubos

1 cebola roxa em fatias finas

1/2 xícara de amêndoas picadas

Ingredientes para o molho

1/4 xícara de mel

1/4 xícara de azeite

suco de um limão

1/2 colher (chá) de mostarda

1/2 colher (chá) de sal

Preparo

Coloque as folhas num recipiente redondo grande. Adicione as frutas e a cebola. Misture bem os ingredientes do molho com um garfo. Na hora de servir, cubra as folhas com o molho e coloque por cima as amêndoas.


SOPA CREMOSA DE CHAMPIGNON

Ingredientes

2 cebolas grandes picadas

3 colheres (sopa) de óleo

1kg de champignon fresco picado

5 xícaras de caldo de galinha

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de pimenta branca

2 folhas de louro

3 colheres (sopa) de farinha

3 colheres (sopa) de água fria

1 colher (sopa) de sopa de cogumelo desidratada

1/2 xícara de leite parve (de soja ou arroz)

Preparo

Numa panela doure as cebolas no óleo até ficarem transparentes. Acrescente os champignon e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o caldo de frango, o sal, a pimenta e o louro.

Cubra e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Numa tigela pequena, dissolva a farinha na água fria. Despeja na sopa. Acrescente a sopa desidratada. Cozinhe por mais 7 minutos. Retire as folhas de louro. Adicione o leite parve e misture.


LÍNGUA COM MOLHO DE CHAMPIGNON

Ingredientes

1 língua

1 cebola grande

2 dentes de alho

2 galhos de salsão

4 tomates maduros

1/2 xícara de água

3 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 ramo de salsinha

1 bandeja de cogumelos

Preparo

Ferva a língua em dois litros de água por duas horas, trocando a água após meia hora. Enquanto a língua ainda estiver morna, segure-a com um garfo e tire a pele. Após esfriar, corte em fatias finas. Reserve.

Numa panela com óleo doure a cebola, o alho e o salsão já triturados no processador ou liquidificador.

Acrescente os tomates picados sem pele e a água. Deixe amolecer o tomate até que seja fácil amassá-lo agregando-o ao molho. Acrescente o extrato, a salsinha picada (cujas folhas já foram verificadas). Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente a língua ao molho juntamente com os cogumelos cortados em finas fatias.

Deixe apurar até que o molho se reduza e os cogumelos estejam macios, porém não cozidos demais. Sirva quente.


SARAH STEINMETZ – Dá aulas de culinária no Beit Chabad Central – São Paulo

20
20