FISESP HOMENAGEIA ANITA SCHWARTZ DURANTE O 14º SEMINÁRIO DA TERCEIRA IDADE

343_fique_2_1Anita e Carlos Schwartz recebem o carinho das equipes da Fisesp e da Unibes

A grande ativista comunitária Anita Schwartz, ao lado do marido Carlos, foi homenageada pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício da comunidade judaica, durante o 14º Seminário da Terceira Idade, realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), que lotou o auditório da Unibes Cultural, no dia 25 de setembro.

Com o tema “Envelhecimento no século XXI e nossos desafios”, o Seminário, que aconteceu pelo décimo quarto ano consecutivo, teve como proposta capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.

343_fique_2_2O presidente da Fisesp Luiz Kignel, Sueli Schreier e Carmen Nahaissi

Profissionais, voluntários idosos, políticos, autoridades públicas e ONG’s que trabalham ou defendem as causas da terceira idade, participaram de discussões e palestras com renomados professores, doutores e profissionais, como o Dr. Thomas Perlaky – Psicanalista e gerontólogo que falou sobre “O Tempo e o Envelhecimento” e a Dra. Thais Ioshimoto – Geriatra e Nutróloga, sobre “Qualidade de Vida e Mudanças de Hábitos”. Também foram abordados outros temas como: Se reinventando após os 60; A fisioterapia pélvica na saúde íntima de homens e mulheres; Uma relação delicada: cuidador e o idoso; Intervenção não medicamentosa para aumentar a memória e concentração e Velhices em jogo: as interações sociais fortalecidas a partir dos jogos”.

343_fique_2_3O vereador Gilberto Natalini, Ricardo Berkiensztat, Luciana Feldman e o rabino Michel Schlesinger

O Seminário também contou contou com discursos de Denise Antão, presidente da Unibes, Luiz Kignel e Ricardo Berkiensztat, presidente e presidente executivo da Fisesp, do Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista e do vereador Gilberto Natalini.

Em suas falas todos destacaram a realidade atual onde as pessoas estão vivendo mais, bem como a preocupação das entidades judaicas com a dignidade, o respeito e o envelhecimento ativo, além do cuidado que as famílias e os jovens devem ter com seus idosos. Também foi evidenciada a preocupação com o empobrecimento da população e em especial dessa faixa etária, e de como a comunidade judaica deve estar preparada para acolher seus idosos.

343_fique_2_4Celia Parnes discursa no auditório lotado

O evento contou com a presença de Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que emocionada, deu detalhes de sua trajetória nas entidades da comunidade judaica, com destaque para a Unibes, onde foi presidente e de como isso culminou para que ela fosse indicada para o atual cargo.

O 14º Seminário da Terceira Idade foi realizado pela Área da Terceira Idade da Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com a Unibes e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP) e Sociedade Israelita Albert Einstein.

20
20