BIBLIOTECA RECEBE DISPOSITIVO DE VISÃO ARTIFICIAL

345_hebraica_5_1Durante três meses, quem frequenta o local poderá fazer um teste com o OrCam MyEye

A Hebraica recebeu no último dia 10 o equipamento OrCam MyEye 2.0, com a presença da presidência e diretoria. O aparelho poderá ser utilizado gratuitamente durante três meses, na biblioteca do clube. Sócios com deficiência visual, com baixa visão, dislexia, déficit de leitura ou TDAH, poderão ter acesso à tecnologia vestível mais avançada do mundo. O equipamento é israelense e chegou ao Brasil recentemente. Trata-se de uma câmera inteligente intuitiva – do tamanho de um dedo, pesando apenas 22,5g – acoplada à armação de óculos, que tem, entre tantas funcionalidades, ler todo tipo de texto disponível de forma prática, fácil e instantânea em qualquer superfície, de perto ou de longe, de forma off line (sem necessidade de conexão à internet) e a reproduz em áudio discretamente no ouvido do usuário.

345_hebraica_5_2“Cerca de 80% do que fazemos no nosso dia a dia é relacionado com leitura”, afirmou Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, empresa que tem como missão trazer ao Brasil o que existe de mais avançado no mundo para pessoas com deficiência.

345_hebraica_5_3No Brasil, o público com deficiência visual que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, forma um contingente de mais de 6,5 milhões de pessoas (sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão), tem acesso mais restrito à educação, à cultura e ao mercado de trabalho.

Segundo Doron Sadka, o dispositivo OrCam MyEye dá o direito ao acesso a qualquer livro, para qualquer pessoa ler, de forma fácil e imediata.

345_hebraica_5_4Para a Hebraica, o objetivo com a ação é oferecer o dispositivo aos sócios que têm necessidades especiais.

“A Hebraica buscava há algum tempo poder oferecer o aparelho aos sócios e agora esse desejo se torna uma realidade”, comemora o presidente da Hebraica, Daniel Bialski. Segundo ele, que provou o aparelho e aprovou, a importância desta ação é enorme. O presidente da entidade afirma que tudo que se possa fazer para que os sócios e a comunidade se sintam melhor atendidos, vale a pena. “O Orcam torna isso mágico”, afirma.

20
20