COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO É TEMA DA 50ª CONVENÇÃO DA CONIB

O discurso de ódio foi o tema mais presente na 50ª Convenção Nacional da Confederação Israelita do Brasil – Conib, que aconteceu neste final de semana, em São Paulo. A preocupação com o crescimento de casos envolvendo o discurso de ódio, assim como o cenário mundial de agravamento do antissemitismo, permearam boa parte da agenda. O evento teve início na sexta (1) e terminou no domingo (3), com um talk show com o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, entrevistando o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Fernando Lottenberg avaliou positivamente o encontro. “Muitas das questões que já desenhavam no cenário mundial no ano passado, se tornaram ainda mais agudas em 2019: o crescimento de ações antissemitas em diversas regiões, como na Alemanha e nos Estados Unidos. No Reino Unido, ainda há a perspectiva de ascensão do líder trabalhista Jeremy Corbyn, com seu antissionismo radical. Estes são alguns exemplos. A convenção, além de ser um momento de congraçamento, é uma grande oportunidade para discutirmos essas e outras questões que nos afetam, e apontarmos caminhos e futuras ações”, avaliou Lottenberg.

O jantar de gala da Convenção, ocorrido no salão do clube A Hebraica, na noite de sábado (2) contou com a presença de diversas lideranças judaicas, representantes das 14 federadas ligadas à Conib, de comunidades latinoamericanas e de autoridades nacionais, como o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes; o Senador José Serra, os deputados federais Eduardo Cury, Tabata Amaral e Joice Hasselmann; do STJ, a Vice-Presidente, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, e o ministro Joel Paciornik; o ex-chanceler Aloysio Nunes; o Prefeito de São José dos Campos, Felipe Ramuth e o vereador Gilberto Natalini, entre outros. Ainda entre os presentes, o presidente do conselho consultivo da Conib e do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg, o ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, o presidente do clube A Hebraica, Daniel Bialski, rabinos de várias sinagogas, o Sheik Ahmed El Boustani, entre outros.

O governador de São Paulo, João Doria, em viagem pelo interior do estado, foi representado pelo secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, que é também diretor da Conib. O prefeito Bruno Covas fez-se representar pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg. Eles saudaram a audiência, assim como o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo – Fisesp, Luiz Kignel, que deu as boas vindas. Em seu discurso, Fernando Lottenberg enumerou ações importantes realizadas pela Conib ao longo de 2019 em diversas frentes, alertou mais uma vez para a escalada mundial do antissemitismo e lembrou que há um ano, reunidos naquele mesmo salão, durante a convenção de 2018, lamentou-se e honrou-se a memória dos 11 mortos no atentado à sinagoga de Pittsburgh. Infelizmente, a ele seguiram-se os atentados à sinagoga de Poway, na Califórnia e à sinagoga de Halle, na Alemanha, há poucas semanas, durante as celebrações do Yom Kipur.

Lottenberg foi longamente aplaudido quando, ao falar sobre a Conib, esclareceu sua forma de atuação: “como estabelece nosso estatuto, somos uma instituição política, mas também apartidária e, nesse papel, devemos manter boas relações e diálogo efetivo com todas as vertentes políticas e institucionais do nosso país. Não há como fazer de outro jeito. é isso o que temos feito. dialogamos – e divergimos, quando necessário – com todos os governos, independentemente de sua orientação política. respeitamos as autoridades estabelecidas e exigimos respeito por nossa institucionalidade. Não temos partido, mas temos lado. E o nosso lado, na liderança da comunidade judaica brasileira, é a defesa da democracia, dos direitos humanos, dos valores judaicos e das boas relações do brasil com Israel”.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, quando se dirigiu aos presentes, disse que o Poder Judiciário vai combater o discurso de ódio: “É lamentável estarmos confundindo liberdade de expressão com discurso de ódio. O Poder Judiciário não vai permitir o discurso de ódio que é crime. E esse crime vai ser combatido. Tolerância e respeito à diversidade são tradição no Brasil”.

A programação de sexta, no Hotel Tryp Iguatemi, voltada para representantes das federadas e instituições judaicas, reuniu exposição sobre discurso de ódio, com equipe da Fundação Getúlio Vargas e o diretor da Conib, Rony Vainzof. As duas instituições realizaram vasta pesquisa sobre o assunto. Em seguida, houve a apresentação das instituições Stand With Us e Instituto Brasil Israel; uma conversa com os jornalistas Andreia Sadi e Felipe Seligman sobre a conjuntura política nacional, mediada pelo diretor de comunicação da Conib, Sergio Malbergier e a apresentação “Os desafios das comunidades judaicas latino-americanas” com Jorge Knoblovits, Presidente da Daia, e Marcos Peckel, Diretor da Comunidade Judaica da Colômbia, com moderação de Adrian Wertheim, Presidente do Congresso Judaico Latino-americano.

Barroso participa de talk-show no encerramento da

50ª Convenção da Conib

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso participou de talk-show com Fernando Lottenberg em evento de encerramento da 50ª Convenção Nacional da Conib, no clube A Hebraica de São Paulo.

No evento, apresentado pelo presidente da Hebraica, Daniel Bialski, Barroso falou sobre a visita que fez, em junho a Israel juntamente com outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Quando fui a Jerusalém pela primeira vez não tive dúvida sobre onde está meu coração”, disse Barroso, após falar sobre suas origens judaicas. “Meus avós e minha mãe eram judeus”.

Democracia, discurso de ódio e mudanças eleitorais também foram temas abordados pelo ministro, que foi aplaudido longamente pela plateia presente no Teatro Anne Frank, na Hebraica.

Crédito fotográfico: Eliana Assumpção

245_first_1_1 A deputada Joice Hasselmann é recebida por Daniel Bialski, presidente da Hebraica, e por Fernando Lottenberg, presidente da Conib

245_first_1_2 A deputada Tabata Amaral e Daniel Annenberg, Secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de SP

245_first_1_3Fernando Lottenberg e o Ministro Alexandre de Moraes

245_first_1_4Gilberto e Betina Meiches homenageiam o Ministro Alexandre de Moraes e esposa

245_first_1_5 Luiz Kignel, presidente da Fisesp, e o Ministro Joel Ilan Paciornik

245_first_1_6Julio Serson, representante do Governador João Dória, Meire e Sidney Klajner, presidente do Einstein

245_first_1_7Sidney Klaner, Claudio Lottenberg e a Deputada Joice Hasselman

245_first_1_8Jayme Blay, rabino Adrian e Mariana Gottfried, com Ilan Goldfajn

245_first_1_9Sheik Houssam Ahmed El Boustani, rabino Michel e Juliana Schlesinger

245_first_1_10 Senador José Serra e o vereador Gilberto Natalini

245_first_1_11Glorinha Cohen e Daniel Annenberg

245_first_1_12 Jacques e Glorinha Cohen, o presidente do KKL Brasil Eduardo El Kobbi e sua esposa Cristina

245_first_1_13Miriam Wasserman, Patricia Strebinger, Nancy Lottenberg, Ruth Goldberg e Kelita Cohen

245_first_1_14 Luiz Kignel e a deputada Joice Hasselmann

245_first_1_15Glorinha Cohen, Luiz Mairovitch, presidente da Hebraica Rio,  Leo Moritz e esposa, Paulo Maltz e esposa.

245_first_1_16 Samuel Gabay, de Natal, Fernando Lottenberg e Luiz Kignel

245_first_1_17Ruth Goldberg mediou debate com Marilia Neustein, do Ibi, e Sabrina Abreu, do Stand WitUhs Brasil

245_first_1_18O ministro do STF Luis Robertyo Barroso participa do talk-show com Fernando Lottenberg

245_first_1_19Luiz Piepszyk e Mariza Aizenstein

245_first_1_20Monica Kovari e Daniel Bialski

245_first_1_21 Vanessa Kogan Rosenbaum, Karen Didio Sasson, Maria Zanforlim, Elisa Nigri Grinner e Liane Zaidler

245_first_1_22 Renata Grubman Neves, Celia Bensadon, Leslie Sasson Cohen, Fernando Lottenberg, Eliane Landau, Liane Zaidler, Debora Ghivelder e Karen Didio Sasson

20
20