EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como a geneticista Orly Elpeleg e o neurologista David Arkadir do Hadassah Medical Center, de Jerusalém, Bete e Marcos Arbaitman, Divaldo Franco, Gabriel Harari, Marcelo Muriel, Rabino Michel Schlesinger, Sergio Niskier, Israel Blajberg, Diogo Nogueira, André Schor, Francisco Maia, os voluntários do Projeto TikunOlam, Alessandra Gabriel Canova, Edgar Lagus, Miriam Sanger, Lena Barcessat, Zeila Sliozbergas, Elisangela da S.Arruda, Leticia Swarovski e Bernardo Guedes, dentre outros.


ESPERANÇA DE CURA DA DOENÇA DE PARKINSON REÚNE MÉDICOS ISRAELENSES E CELEBRIDADES EM JANTAR NA CASA DE BETE E MARCOS ARBAITMAN

347_first_5_1As pesquisas mais recentes realizadas em Israel para buscar soluções inovadoras para a cura da Doença de Parkinson foram apresentadas na noite de 19 de novembro pela geneticista Orly Elpeleg e o neurologista David Arkadir do Hadassah Medical Center, de Jerusalém, em jantar na residência do casal Bete e Marcos Arbaitman. O evento reuniu celebridades, como a atriz Regina Duarte, expoentes da comunidade judaica como o empresário Elie Horn, as colunáveis Beth Szafir e Anna Schvartzman, o médico Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, além de membros do governo como o vice-governador Rodrigo Garcia, a primeira dama Bia Dória e os secretários de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e de Relações Internacionais, Julio Serson.

Diretora do Departamento de Genética do Hadassah Medical Center, a geneticista Orly Elpeleg ganhou renome internacional por ter liderado uma equipe deste hospital que já descobriu mais de 100 genes causadores de doenças. Paralelamente, a médica trabalha como professora de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade Hebraica, em Jerusalém.

Atualmente os estudos de Orly Elpeleg estão voltados para distúrbios do movimento. Por isso, ela uniu seus esforços aos do neurologista David Arkadir, especialista em Doença de Parkinson. Ambos estudam as causas genéticas da enfermidade, o que poderá abrir caminho para tratamentos realizados com terapia gênica. Grande parte de sua experiência clínica foi adquirida durante seu trabalho no Hadassah Medical Center e pesquisas no Columbia University Medical Center, em Nova York, nos Estados Unidos.

O Hadassad Medical Center é o maior e mais importante hospital de Jerusalém. Fundado em 1918 pela família Rothschild, possui duas unidades em Jerusalém com mil leitos, 31 salas de cirurgia, nove unidades de terapia intensiva. Foi pioneiro no transplante de coração e hoje é conhecido por instituir e implementar a medicina do futuro, incorporando soluções avançadas com tratamentos personalizados.


CIAM RECEBE TROFÉU VOCÊ E A PAZ POR SUA CONTRIBUIÇÃO À SOCIEDADE

347_first_5_2Entidade que atende gratuitamente pessoas com deficiência intelectual é premiada na 5ª Edição do Movimento Você e a Paz, idealizado pelo médium e orador espírita Divaldo Franco, em cerimônia que reuniu representantes de diversas religiões para uma “Roda de Conversa” no Memorial da América Latina

Em um evento que lotou o auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina, o Ciam (Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar) recebeu o Troféu Você e a Paz, na categoria “Instituição que Realiza”, por sua significativa contribuição à sociedade. A premiação foi entregue pelo médium e orador espírita Divaldo Franco ao presidente da entidade, Gabriel Harari, que subiu ao palco acompanhado pelo vice Marcelo Muriel. Antes da entrega do troféu, foi exibido o vídeo institucional do Ciam às mais de mil pessoas presentes.

O Troféu Você e a Paz foi criado pelo MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ – atividade sem caráter religioso ou político – para destacar e homenagear personalidades, empresas e instituições que contribuem, com as suas ações, para a construção da paz e da harmonia social. Idealizado por Divaldo Franco, esse Movimento existe desde 1998 e é uma atividade sem conotação religiosa ou política, que tem como propósito central desenvolver a cultura da paz por meio por meio da conscientização quanto à necessidade de se contribuir para a conquista de um mundo com mais harmonia, tolerância, respeito e amor. O objetivo é mobilizar as pessoas no sentido de transformá-las em agentes multiplicadores da cultura da paz.

“É uma grande honra para o Ciam receber esse troféu. Além de simbolizar o reconhecimento pelo exitoso trabalho desenvolvido em prol dos nossos assistidos, essa premiação é um estímulo a todos nós que abraçamos a causa da deficiência intelectual para seguirmos em frente na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e sem descriminações”, afirmou Harari.

O bacharel em Direito e Rabino Michel Schlesinger da Congregação Israelita Paulista e representante para o diálogo inter-religioso, foi condecorado com a Medalha do Pacificador e autor de o livro “Diálogos de um rabino – reflexões para um mundo de monólogos”.

HISTÓRIA DO CIAM

A história do Ciam começou em 1959 quando uma parcela da população até então ignorada finalmente ganhou o apoio de que precisava. E a ideia de criar um espaço especializado e dedicado às pessoas com deficiência intelectual se tornou realidade. O Ciam, porém, só foi possível porque contou com a ajuda de profissionais voluntários para começar. Mas com o tempo o espaço cresceu, e o atendimento psicológico e psicopedagógico que oferecia ficou mais completo. E passou a oferecer serviços especializados, o que alavancou o Ciam a se tornar um centro de desenvolvimento de ponta voltado à assistência social.

Dali pra frente, o Ciam seguiu crescendo junto com seus assistidos. Hoje atende gratuitamente cerca de 260 crianças e jovens carentes de 0 a 14 anos com deficiência intelectual, além de dar apoio aos seus familiares. São 8 mil atendimentos por ano, feitos por uma equipe multidisciplinar e especializada em estimular o desenvolvimento, confiança e autonomia para que essas crianças e jovens possam se incluir na sociedade. Os atendimentos são realizados em sua sede própria, no bairro do Jaguaré, em São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.ciam.org.br


BRASIL – OSTROWIEC: UMA FANTÁSTICA CONEXÃO

347_first_5_3Sergio Niskier e Israel Blajberg apresentaram no último dia 9, na POLONIA – Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro, a Palestra “Brasil – Ostrowiec: uma Fantástica Conexão”, recordando a Cidade do Aço polonesa que deu uma grande contribuição ao Brasil.


49° HAVA NETZE BEMACHOL TEVE DANÇA, GASTRONOMIA E ATÉ FUTEBOL

347_first_5_4Realizado na Hebraica Rio, o 49° Hava Netze Bemachol, reconhecido como o festival de dança israelí mais importante da América Latina, é um evento ícone da cultura judaica no Brasil. Desde que foi criado, a edição deste ano teve algumas surpresas, como novas Harkadot, um festival de food trucks que aconteceu durante todos os dias do festival, o lançamento de uma dança israeli inédita e um show de abertura com Diogo Nogueira. Além disso, dois grupos se destacaram durante as apresentações: o Misgav, pelo nível altíssimo da dança apresentada, e o Kadima, pela energia e união do grupo.

Logo no primeiro dia, aconteceu uma grande Harkada de Boas Vindas, com os principais coreógrafos do festival ensinando danças a todos os participantes, que estavam vestidos de branco em menção ao Shabat, que é um dia sagrado para o povo judeu. “Cantamos músicas de Shabat, que são ligadas ao povo judeu. Tivemos também as rezas do vinho e do pão”, explica André Schor, coreógrafo e diretor artístico do festival. Em seguida, foi a vez do show do cantor Diogo Nogueira, que abriu o festival.

O último dia, domingo, teve boa parte da programação dedicada às crianças, com o show infantil, Atid, que representa o futuro da nossa tradição e da cultura judaica, e a Harkada infantil, para os pequenos presentes participarem de uma dança de roda feita para elas. Ainda durante o dia, houve duas outras novidades dessa edição: o retorno da Harkada Poeira, para quem já dançou há muito tempo e não dança mais, com coreografias que foram sucesso até o ano de 2000; e a Harkada Sofit de pedidos, que tocou o que público presente pediu. Na parte da tarde, houve a disputa de torcidas e o grande campeão foi o Bnei akiva, que também apresentou no palco a coreografia Hashomer hatzair. E para fechar a noite, terminando o show Kulanu Echad, os principais grupos do festival se apresentaram com suas danças, interpretando o principal viés do evento: não importa se estamos em Israel ou fora, todos somos judeus.


LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE LOTEAMENTO E CONDOMÍNIO DE LOTES DO IBRADIM

347_first_5_5O IBRADIM lançou na Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, o livro Loteamento e Condomínio de Lotes, tratando aspectos contratuais, societários, regulatórios e fiscais da modalidade. O livro conta ainda com um capítulo escrito do Dr. Francisco Maia que também é Diretor Regional da instituição em Minas Gerais.


MÁGICOS PARA DIVERTIR CRIANÇAS EM HOSPITAL, AÇÃO DO PROJETO TIKUNOLAM DA B’NAI B’RITH

347_first_5_6Os voluntários do Projeto TikunOlam com os mágicos Alessandra e Gabriel Canova

A exibição de mágicas da família Canova foi a atração escolhida no dia 21/11 pelo Projeto TikunOlam Osmar Strachman, da B’nai B’rith Paraná, para a última atividade ano de 2019 dos voluntários da ação. O objetivo foi alegrar as crianças internas do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, de Curitiba e o evento tem sido realizado há cinco anos com muito sucesso.

“Foi uma tarde muito divertida para as crianças internas”, observou o presidente da Loja Chaim Weizmann, da B’nai B’rith, Szyja Lorber, acrtescentando que “as mágicas distraíram a garotada em tratamento e elas puderam participar interativamente”.

Alessandra, a mãe e o filho Gabriel integram a família Canova Mágicos, da qual também fazem parte o pai e uma filha. Foi a segunda vez que os Canova se apresentaram no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, de Curitiba.

A atividade de novembro teve destaque especial, quando foi lembrado que a UTI Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, considerada a primeira do Paraná, e inaugurada na década de 1970 sob os cuidados do médico Ismar Strachman e o incentivo do pediatra Plínio de Mattos Pessoa, tinha apenas quatro leitos, e hoje, com as UTIs Geral, Cirúrgica, Neonatal e Cardíaca conta com 68 leitos.


LUTANDO CONTRA A MENTIRA

347_first_5_7Edgar Lagus, Miriam Sanger, Lena Barcessat e Zeila Sliozbergas.

“Lutando contra a Mentira” foi o título da conversa que aconteceu na B’nai B’rith, em SP, com a escritora Miriam Sanger sobre o livro “A Força da Mentira “, escrito pela juíza da Suprema Corte de Israel, Hadassa Ben-Itto, e traduzido por ela.

Entrevistada pelo jornalista Alberto Mauricio Danon, ela falou sobre a obra que, de forma romanceada e com fatos verdadeiros, e deslegitima o livro de farsas e mentiras criado, de forma apócrifa, no final do século retrasado denominado “Os Protocolos dos Sábios de Sião”.


RANKBRASIL É HOMENAGEADO POR COLECIONADOR

347_first_5_8Elisangela da S.Arruda, Leticia Swarovski e Bernardo Guedes

A auditora do RankBrasil Elisângela da Silva Arruda de Curitiba/PR foi convidada para participar da primeira edição do Prêmio Destaques do colunista social Bernardo Guedes que aconteceu em Campo Bom no Rio Grande do Sul.

O anfitrião e sua amiga Letícia Swarovski receberam Elisângela no palco onde em uma entrevista ao vivo lembraram da conquista do título de Maior Colecionador de Bonecos Ken do Brasil que foi homologado no programa Melhor da Tarde de Catia Fonseca na BAND. Em um bate-papo informal a convidada explicou como funciona para quebrar um recorde nacional e contou algumas curiosidades sobre os títulos.

“Foi um momento especial na minha vida o dia em que eu recebi o título de maior colecionador do país. O RankBrasil entrega diversos troféus e merecia também ter o seu trabalho reconhecido. Foi uma grande honra receber aqui no Rio Grande do Sul a Elisângela e poder presenteá-la com o Prêmio Destaques.” – disse Guedes.

O jornalista Bernardo Guedes entrou para o RankBrasil em 2018 pela maior coleção de bonecos Ken composta por 101 diferentes exemplares do namorado da Barbie.

20
20