AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Alguns dos mais interessantes eventos que agitam a capital paulista estão aqui.

 


EXPOSIÇÃO “ÍNTIMO\ESTRANHO” NA GALERIA LONA

fique_2.1

O atrito entre o íntimo e o estranho artístico em exposição na Lona Galeria

A Lona Galeria, de Duilio Ferronato, inaugura a coletiva Íntimo\ estranho, com curadoria de Higo Joseph, exibindo 29 trabalhos com técnicas de desenho, escultura, objeto, instalação e vídeo, explorando temas e estéticas que agregam o íntimo e o estranho, assinados por Catarina Sabino, Franco Palioff, Nalu Rosa e Roberta Fortunato.

O estranhamento gerado pela individualidade criativa e temática dos artistas que compõem a exposição, por ser acentuada pela história predecessora de cada um, gera uma sensação de intimidade com o desconhecido que aproxima o diferente. Trabalhos distintos, suportes diferenciados, técnicas personalizadas, mas mensagem coesa, em uníssono. A reflexão como proposta ao íntimo dos criadores pode gerar estranhamento aos externos, mas já é condição confortável aos artistas já em desenvolvimento de pesquisas sobre a matéria.

“A exposição explora o atrito entre o íntimo e o estranho artístico”, define o curador.

Partindo-se da premissa que o caminho mais curto para a intimidade consistente depende do compreender, entender e conhecer, isso torna-se fato gerador para uma experiencia de ruptura nas propriedades e definições do que é íntimo e do que é externo, alheio.

Higo estabeleceu os parâmetros e os liberou a criar. Catarina optou por desenhos em grandes formatos sobre papel que se assemelham a organismos extraterrestres. Franco ocupa o cine lona com vídeos que faz a partir de software de criação 3D explorando uma espécie de deformação grotesca. Nalu monta uma instalação interativa com suas esculturas de pelúcia, com certa conotação sexual; assim como Roberta que mostra também esculturas feitas a partir de materiais cotidianos e que exploram os temas de sexualidade, poder e o comicidade.

“Íntimo\estranho investiga a intimidade e o estranhamento gerados pela individualidade artística”, define Higo Joseph.

SERVIÇO

Exposição: Íntimo\estranho

Artistas: Catarina Sabino/ Franco Palioff/ Nalu Rosa/ Roberta Fortunato

Curador: Higo Joseph

Período: ATÉ 11 de janeiro de 2020

Horários: Quarta a Sábado das 13h às 17h

Local: Lona Galeria – www.lonagaleria.com

Endereço: R. Brigadeiro Galvão,990 Barra Funda 01151-000 São Paulo – Brasil

wtsp (11) 99403-0023


ALMA DESPEJADA, COM IRENE RAVACHE E DIREÇÃO DE ELIAS ANDREATO, REESTREIA NO TEATRO FOLHA

fique_2Com texto poético e bem-humorado de Andréa Bassitt a instigante montagem Alma Despejada, interpretada por Irene Ravache e dirigida por Elias Andreato, reestreia no dia 10 de janeiro, sexta, no Teatro Folha, às 21h30.

A peça conta a história de Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada.

Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua a família no ranking de uma classe média emergente.

Em sua visita derradeira, Teresa se lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida como a funcionária Neide, que trabalhou em sua casa por 30 anos, e sua melhor amiga Dora. A personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida, sempre de maneira poética e bem-humorada.

A peça foi escrita especialmente para Irene Ravache. “Conheço Irene já há algum tempo e sempre conversamos muito sobre a vida: o país, a política, a família e tantas outras coisas. Muitas vezes pensamos de um jeito parecido, e essa afinidade foi bastante inspiradora. A ideia era falar sobre isso tudo, sem medos nem críticas, mas com humor e delicadeza. Ao longo do processo, a história acabou tomando um rumo inesperado para mim, mas que não havia como evitar, uma vez que vivemos momentos de grande impacto na nossa história e o teatro sempre acaba refletindo essas situações”, conta Andréa Bassit.

Sobre a peça, Irene Ravache comenta: “Fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa e fala muito mais de vida do que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”.

“Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida, e, a partir dessa visualização, ela encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos. A psicanálise e o teatro estabelecem este mesmo jogo. Talvez, precisemos descobrir intensamente o nosso mundo, onde o sagrado possa nos confortar”, revela o diretor Elias Andreato.

A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também escreveu as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica) instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas que tem uma trajetória surpreendente, em sintonia com a nossa sociedade e os fatos atuais.

“A memória é assustadora quando ela nos falta e encantadora quando ela nos ajuda a contar nossas histórias. Na peça, lidamos com a memória, como a personagem, sem medo de enfrentar nossos demônios e nossos momentos sonhados”, acrescenta Andreato.

FICHA TÉCNICATexto: Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Com Irene Ravache. Cenário e Figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: Daniel Grajew e George Freire. Fotos: João Caldas Filho. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos Ltda. Estreia oficial: 18/09/2019.

SERVIÇO

Espetáculo: Alma Despejada

Reestreia: 10 de janeiro de 2020

Temporada: 10 de janeiro a 29 de março de 2020

Sextas, às 21h30, sábados e domingos, às 20h

Classificação: 14 anos. Duração: 80 minutos. Gênero: comédia dramática.

Ingressos: R$ 80,00 (Setor A) / R$ 70,00 (Setor B) – com meia-entrada.

Teatro Folha

Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço. SP/SP.

Tel.: (11) 3823-2323 – Capacidade: 300 lugares.

Televendas: (11) 3823-2423 / 3823-2737 / 3823-2323.

Vendas online: www.teatrofolha.com.br


XX JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMÉRICA LATINA: RELIGIÕES NA AMÉRICA LATINA: HORIZONTES E NOVOS DESAFIOS,

Marta Topel, diretora da CEJ/USP, está convidando para participar do “GT 12: Lo judío dentro y fuera del judaísmo: continuidad y ruptura en la construcción de nuevas identidades”, no marco das XX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina: Religiões na América Latina: Horizontes e Novos Desafios, que serão realizadas entre 30 de junho a 3 de julho de 2020 na PUC/SP.

Para mais informações, acesse o link: https://www.jornadasacsrm2020.sinteseeventos.com.br/cronograma