PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG, DA SINAGOGA DO MORUMBI
Meus amigos,
O tema atual em debate é a questão da redução da maioridade penal. Os crimes praticados por menores de 18 anos são legalmente chamados de “atos infracionais” e seus praticantes de “adolescentes em conflito com a lei” ou de “menores infratores”. As penalidades previstas são chamadas de “medidas socioeducativas” e se restringem apenas a adolescentes até os 18 anos.
O que o judaísmo diz a respeito?
Adolescente pode estar em fase de educação, mas ele já tem maturidade suficiente para assumir responsabilidades. Menina aos 12 anos e menino aos 13.
O judaísmo enfatiza as enormes qualidades que os jovens possuem. O jovem é idealista, ele vê o mundo como preto ou branco, certo ou errado; ele não aceita o conceito de “faça o que eu falo, não o que eu faço”. Este idealismo vem com uma energia extraordinária, que quando canalizada para o bem pode ser a maior benção.
No mundo secular, o jovem é considerado irresponsável, imaturo e até mesmo não confiável, mas encarregue-o com responsabilidades que sejam boas, educativas ou divertidas e ficaremos surpresos com o quanto ele consegue realizar.
Experimentem, o próprio D´us confia neles!
Um abraço e Shalom.