ARAUCÁRIA-PR CRIA O MEMORIAL JUDAICO MOISES JAKOBSON E O DIA MUNICIPAL DE LUTO E REFLEXÃO AO HOLOCAUSTO

Cidade próspera a 30 km de Curitiba, cujo prefeito é Hissam Hussein Dehaini (PPS), Araucária instituiu na data considerada como o prenuncio da Shoá – a Kristall Nacht, 9 de novembro – o “Dia Municipal de Luto e Reflexão ao Holocausto”, e criou o Memorial Judaico Moises Jakobson, ambos por leis aprovadas por unanimidade, em sessão da Câmara Municipal presidida pela Vereadora Amanda Nassar.

Sob a orientação do Secretário de Educação e Cultura Eduardo Tavares e da Profa. Vania (Hadassah) Eragus, dedicada lutadora social pela preservação da memória, e apoio da Comunidade Judaica e B’nei B’rith de Curitiba, pelos presidentes Isaac Baril e Szija Lorber, foi criado o Memorial Judaico Moises Jakobson, aproveitando o mirante ocioso do Memorial da Imigração Polonesa Parque Romão Wachowicz. Moises Jakobson (1926-2015) era sobrevivente do Holocausto, residente em Curitiba.

Adentrando a cidade, onde a rodovia passa sob o Portal Polones, ergue-se o Memorial da Imigração Polonesa Parque Romão Wachowicz, com sua casa de 1876 e a capelinha de São Miguel Archanjo, Protetor de Israel citado na Torá (Biblia) como “Michael” pelo Profeta Daniel, guardião das portas do inferno, impedindo que o Mal se espalhe pelo Universo. Padroeiro dos Paraquedistas do Exército Brasileiro, sua estatueta adorna a capelinha, derrotando Satã no Apocalipse, representado como dragão.

Belissimo trabalho empreendido pela Secretaria de Educação e Cultura, através da Profa. VAnia Eragus, Coordenadora do Projeto Shoá desde 2008, que se dedica a ensinar aos seus alunos a história do Holocausto. Seus alunos produziram a maioria dos quadros, objetos e trabalhos expostos nos dois andadares do Memorial, que traz uma homenagem especial ao Pianista Wladislaw Szpilman, imortalizado no filme O PIANISTA de Roman Polanski: os degraus da escada foram estilizados como teclas de piano.

Texto: Israel Blajberg

348_FIRST_3_1

348_FIRST_3_2

348_FIRST_3_3

348_FIRST_3_4

348_FIRST_3_5

348_FIRST_3_6

348_FIRST_3_7

348_FIRST_3_8

348_FIRST_3_9

20
20