MERCADO EGÍPCIO DE ISTAMBUL. O GRAND BAAZAR – POR FELIPE DAIELLO

348_Especial_5_1Apesar das diversas versões, placa na entrada do mercado de Istambul indica que em 1453 o grande bazar foi ali instalado. O antigo mercado de Constantinopla antes da tomada da cidade pelo sultão Maomé II ainda tem a sua localização como desconhecida. Durante séculos incêndios, terremotos e mudanças políticas e de consumo alteraram e expandiram o formato do maior mercado coberto do mundo. O número de lojas varia de 1.200 a 4.000, depende de como é feita a contagem, mais de 20 mil pessoas trabalham para uma média de 500 mil clientes por jornada.
348_Especial_5_2Na realidade são dois mercados em locais diferentes, mas que se conectam através de labirintos de ruelas. É fácil se perder, impossível retornar à loja previamente visitada, onde nossa curiosidade escolhera o artigo, mas em busca de melhor preço, voltaríamos no depois. Ledo engano!

O Mercado das especiárias fica perto da Ponte Galata enquanto o Grand Baazar esta perto da Mesquita Azul.No planejamento turístico reserve dois dias para as visitas e compras e deixe intervalo razoável para descansar passos exaustos.

348_Especial_5_3

Situado na parte europeia da cidade, perto do local de onde saem os barcos de passeio pelo Mármara, cada mercado está dividido em áreas bem definidas , cada uma com tipo de negócios diferentes. Importante o planejamento antes da visita para não ficar perdido nas ruelas internas, ainda mais que temos várias portas para a entrada e para a saída. Estando interessado nos itens de alimentação de cada dia dos habitantes, nosso percurso vai para os setores dos queijos, dos laticínios, dos cereais, dos peixes, das carnes e das verduras. Os turistas tomam direção oposta, preferindo as áreas das especiarias, das bijuterias, das joias e dos artigos de ouro. Depois de muito circular, definindo o que comprar, guardando preços, aperfeiçoando a arte da pechincha, talvez seja melhor retornar mais tarde; guarde o cartão da loja, o que facilita em parte a orientação para o retorno.

348_Especial_5_4Mas uma recomendação é importante, não inicie a negociação se não pretende comprar o artigo em discussão, os vendedores ficam furiosos se você desiste no meio das transações. Cuidado ao aceitar gentilezas como cafés, chás, refrigerantes e baclavas, elas reduzem as nossas defesas.

348_Especial_5_5Na compra de artigos de ouro é necessário atenção e certos cuidados. A diferença no quilate da peça é outra dificuldade para o neófito comprador, incapaz de distinguir a diferença entre 18 e 22 quilates, principalmente com a farta iluminação dos mostradores. Nos cordões trançados, sempre em oferta, como são fabricados por máquinas, possuem estrutura metálica interna e cobertura ou depósito de ouro. No peso total do cordão o teor de ouro é bem menor do que o indicado pela balança de precisão. Escolha loja com referências que forneça garantias confiáveis. Não tenha pressa para concretizar uma boa compra. Depois podemos adquirir o açafrão, as pimentas, os condimentos preferidos, as tâmaras, o pistache e como extravagância o legítimo caviar iraniano embalado a vácuo.

348_Especial_5_6

Para outro gênero de comprador compulsivo artigos de algodão como camisas, têm qualidade e preço favoráveis, mesmo com marcas de grife. A boa mão de obra e o algodão importado do Egito fazem a diferença. Blusas de seda merecem a atenção, bem como os artigos de couro, como os leves casacos fabricados com couro de cabras.
Sobrando tempo, o que não é fácil, temos ainda o setor de tapetes, das bijuterias, dos doces tradicionais, dos cafés e dos chás. Realmente é preciso retornar, nossos passos estão exaustos e ainda não compramos os amuletos encomendados. para combater os maus olhados. A lista dos solicitantes é imensa.


FELIPE DAIELLO – Professor, empresário e escritor, é autor de inúmeros livros, dentre os quais “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.

daiello@cpovo.netwww.daiello.com.br

20
20