EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Jonathan Horn, rabino Rav Sany, Claudio Lottenberg, Elie Horn, Elias Silva, José Luiz Goldfarb, Flávia e William Sister, Jony Wolff, Tomas Waiswol, Alberto M. Danon, Tamara Stock, Abraham Goldstein, Ravelly Santana, Damaris Braga, Carina Eretzky Muriel, Michel Farah, Anna Schvartzman, Cid Torquato, Jacob Pinheiro Goldberg, Zeila Sliozbergas, Nelson Faria de Oliveira, Regina Helena da Rocha T. Saura e Vered Noam, dentre outros.


CLAUDIO LOTTENBERG MINISTRA PALESTRA PARA O PROGRAMA OLAMI PROFESSIONAL

350_first_5_1Jonathan Horn, rabino Rav Sany, Claudio Lottenberg e Elie Horn

Na noite de ontem (19), o Makom Brasil promoveu mais um Olami Professional – programa que convida grandes empresários e líderes mundiais para ministrar palestras e incentivar os jovens ao empreendedorismo.

O rabino Rav Sany – diretor da entidade Makom Jardins-Moema, que faz parte da rede mundial Olami, recebeu o ex-presidente do Hospital Israelita Albert Einsten e também da UnitedHealth Group, Claudio Lottenberg, que falou ao público de suas experiências.

Para prestigiar o evento estavam o presidente da construtora Cyrela e principal apoiador do projeto, Elie Horn e seu filho, Jonathan Horn.


FUNDAMENTOS JUDAICOS APLICADOS A TEMAS AGROAMBIENTAIS

350_first_5_2Professor Titular do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Elias Silva está disponibilizando gratuitamente, no formato PDF, material sobre os “FUNDAMENTOS JUDAICOS APLICADOS A TEMAS AGROAMBIENTAIS”.

A obra está organizada em sete partes. Nas seis primeiras o autor estabelece relações entre alguns fundamentos do Judaísmo com temas agroambientais, haja vista a possibilidade criada por esta secular religião e cultura, enquanto na última o autor apresenta três pequenas histórias.

E é o próprio autor que nos diz o que o motivou a escrever sobre tal assunto: “Sempre tive vontade de escrever, qual seja, a de juntar o conhecimento técnico que detenho com o fato de ser judeu. Enfim, vivenciando as duas facetas, quer dizer, de técnico (sou engenheiro florestal de formação) e judeu (sefardita, secular, tanto pelo lado paterno quanto materno), senti a necessidade de “aproximá-las”, exatamente por conta de perceber uma grande lacuna a preencher”, disse Elias.

E continua: “Em outros termos, vejo uma desnecessária e inexplicável separação entre o conhecimento técnico, no caso do campo agroambiental, com a fé (neste caso, a judaica). Para mim são complementares e não excludentes! Enfim, entendo que podem ser estabelecidos paralelos muito interessantes, ademais de práticos e úteis, tais como aqueles que imagino ter descortinado com o material, notadamente quando trato do tema Cabala Ambiental. Destaco também o item Silvicultura Kosher , quando demonstrei que se pode manejar plantios florestais (eucaliptais, pinheirais etc) conforme os nossos preceitos (Mitsvot). Tudo isto poderia ser expandido para as atividades agrícolas e pecuárias, com grandes repercussões sociais e econômicas, haja vista o alto poder aquisitivo e a fidelidade do nosso povo aos produtos Kosher”.

SOBRE ELIAS SILVA

* Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

* Especialista em Pesquisa e Fomento Regional e Empresarial da Atividade Agropecuária pelo Centro de Cooperação Internacional (CINADCO/Shefayim) do Ministério das Relações Exteriores do Estado de Israel (MASHAV).

* Professor Titular da UFV.

Os interessados podem solicitar o material através do email eshamir@ufv.br .


CERIMÔNIA PARA DOAÇÃO DE NOME

350_first_5_3Durante cerimônia realizada na Sinagoga da Hebraica de São Paulo e sob a égide de José Luiz Goldfarb, Clara, a primeira filha de Flávia e William Sister, recebeu o nome de Chava Eva.


DIÁLOGO COM A NOVA GERAÇÃO SOBRE ANTISSEMITISMO

350_first_5_4Jony Wolff, Tomas Waiswol, Alberto M. Danon, Tamara Stock e Abraham Goldstein

O presidente da B’nai B’rith do Brasil, Abraham Goldstein, participou no final da tarde deste domingo de uma iniciativa muito interessante e importante: realização de podcast sobre antissemitismo criado e idealizado pelo empresário Jony Wolff, com apoio do jornalista Alberto Mauricio Danon.

A ideia é fomentar entrevista, a cada episódio, entre um formador de opinião sobre o assunto e jovens universitários com intermediação de Wolf e Danon. Neste, de estreia, a conversa foi com os jovens Thomas Waiswol e Tamara Stock, os quais entrevistaram Goldstein.

Foram duas horas de produtiva troca de opiniões que enriqueceram todos os presentes. Em breve o podcast estará “no ar”.


CIAM RECEBE VISITA DE SECRETÁRIO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

350_first_5_5Ravelly Santana, Damaris Braga, Carina Eretzky Muriel, Michel Farah, Anna Schvartzman e à frente o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato.

Cid Torquato conheceu os serviços oferecidos pela instituição para pessoas com deficiência intelectual e acena com parcerias públicas

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, esteve no dia 13 de fevereiro no Ciam (Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar), para conhecer de perto o trabalho desenvolvido há 60 pela entidade no bairro do Jaguaré, na capital paulista. Recepcionado por Anna Schvartzman, presidente honorária do Ciam, Cid Torquato conheceu os espaços de atendimento da instituição, bem como os serviços gratuitos oferecidos para cerca de 300 bebês, crianças e adolescentes com deficiência intelectual e suas famílias.

No encontro, Cid Torquato também teve a oportunidade de examinar em mais detalhes projetos do Ciam que focam diferentes áreas de atuação, como inclusão social, ganhos terapêuticos e apoio ao desenvolvimento dos assistidos, entre outros.

“Conversamos sobre possibilidade de captações de recursos e políticas públicas, entre outras melhorias que se fazem necessário para o segmento da pessoa com deficiência. O secretário Cid Torquato mostrou-se muito entusiasmando com o trabalho oferecido do CIAM e comprometeu-se em nos incluir nos seus eventos e divulgações. Esperamos que dessa visita surjam muitas oportunidades de parceria”, afirmou Anna Schvartzman.

Também acompanharam a visita a assessora municipal Ravelly Santana, o empresário Michel Farah, além da coordenadora técnica Damaris Braga e a voluntária da área técnica Carina Eretzky Muriel, ambas do Ciam.

Crédito da foto: Divulgação/Ciam

Texto: Evelyn Elman


JACOB PINHEIRO GOLDBERG NA B’NAI B’RITH

350_first_5_6Zeila Sliozbergas e Jacob Pinheiro Goldberg

Uma noite de muito aprendizado com o professor Jacob Pinheiro Goldberg que ministrou a palestra “Sionfobia, um estudo sobre a paranoia”, sendo recebido pela presidente da B”nai B”rith, Zeila Sliozbergas.

Como doutor em Psicologia, advogado e assistente social, Goldberg usou seu vasto conhecimento e profunda cultura para falar sobre o tema, citando exemplos e casos reais de extremo interesse.


REGINA HELENA DA ROCHA TAVARES SAURA – NOVA CONSULTORA ASSOCIADA DO FARIA DE OLIVEIRA ADVOGADOS

350_first_5_7Nelson Faria de Oliveira e Regina Helena da Rocha T. Saura

Com uma vasta experiência junto da Receita Federal, onde desenvolveu importante trabalho, de Junho de 1983 a maio de 2017, Regina Helena da Rocha Tavares Saura é a nova Consultora Associada da Sociedade de Advogados Faria de Oliveira Advogados. Vai fortalecer essa área especializada e com isso fornecer profundos conhecimentos para um fiel trabalho e melhoria e segurança das Empresas e ao mesmo tempo contribuir com a melhora social e com o desenvolvimento e crescimento das Empresas no Brasil,


PELA PRIMEIRA VEZ, UMA MULHER RECEBE O “PRÊMIO ISRAEL” EM ESTUDOS TALMÚDICOS

350_first_5_8Vered Noam, da Universidade de Tel Aviv, vai receber o Prêmio Israel em Estudos do Talmude. Esta é a primeira vez que uma mulher recebe o prêmio.

Noam, atual presidente da Escola de Arqueologia e Estudos Judaicos Jaim Rosenberg, da universidade e professora sênior do Departamento de Filosofia Judaica e Talmude, é reconhecida internacionalmente por sua pesquisa.

O ministro da Educação Rafi Peretz, fazendo o anúncio na noite de segunda-feira (10 de fevereiro), chamou Noam de “uma fonte de inspiração para toda uma geração de mulheres estudando a Torá”.

“Seu trabalho, sua pesquisa e seus esforços para tornar os estudos do Talmud acessíveis a muitas populações foram um avanço”, disse ele.

Em uma entrevista na terça-feira com a emissora pública Kan, Noam disse que as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer antes de terem igualdade no estudo da Torá e do Talmude.

“Uma mulher religiosa experimenta liberdade de escolha e ampla liberdade educacional na parte diária da vida, enquanto a educação adequada sobre a Torá, especialmente nos estudos talmúdicos, ainda não está aberta para ela”, disse Noam.

Ele acrescentou: “Em nosso mundo, as mulheres judias têm o direito e o dever de fazer parte da conversa multigeracional do povo judeu e pertencer ao estudo e à Torá”.

O Prêmio Israel será entregue dia 29 de abril, Dia da Independência de Israel.

Fonte: https://visavis.com.ar/2020/02/11/por-primera-vez-una-mujer-recibe-el-premio-israel-en-estudios-talmudicos/?