PESSOA DO DIA OU DA NOITE – RABINO ARIEH RAICHMAN

350_história_4_1D’us nos diz para nos dedicarmos a Sua Torá noite e dia. Nem todo mundo consegue realizar as duas coisas, mas são possíveis alguns minutos de manhã e alguns à noite.


Muitos anos atrás, houve um grande casamento na terra de Israel. Dois grandes gigantes da Torá: Rav Shalom Elyashiv e Rav Shlomo Zalman Auerbach comemoraram o casamento de seus filhos. Após a Chupá e o início da recepção, o rabino Elyashiv foi à chapelaria, para se arrumar e sair. Rav Auerbach se aproximou dele e perguntou para onde ele estava indo no meio do casamento de seu filho.

Ele respondeu: “Por muitos anos eu estudo Torá nas primeiras horas da manhã, começando às 2 da madrugada. Para conseguir isso, devo ir dormir às 10 da noite… Essa hora está chegando; portanto, devo ir para casa agora”.

Rav Shlomo Zalman respondeu: “Rav Shalom, acredito que neste caso você deva abrir uma exceção. Declaro que você é obrigado a ficar até o final deste casamento”.
Rav Elyashav aceitou a decisão, tirou o casaco e continuou regozijando-se até tarde da noite.

Conhecemos pessoas que dizem ser do dia ou de noite.
Qual é a opinião da Torá sobre qual horário é preferível?
Rav Elyashiv era uma pessoa noturna ou diurna?

Torá à noite

Os Sábios ensinaram que “a noite foi criada especificamente para o aprendizado”. Como à noite as pessoas geralmente não trabalham, não há melhor ação do que o estudo da Torá a ser feito então. Os Sábios chegam ao ponto de afirmar que há uma grande recompensa para o aluno noturno. “O Todo-Poderoso estende um fio de bondade sobre ele durante o dia, e D’us considera como se ele oferecesse sacrifícios no Templo”.

Torá de dia

Vamos dormir para descansar nossos corpos, alma e, claro, nossas mentes. Depois de receber tanta informação durante o dia, a mente precisa de uma reinicialização- o que o sono proporciona. A pessoa acorda com a mente renovada e pode reter as informações na manhã por mais tempo. O Rebe falou muitas vezes sobre as primícias- a oferta dos primeiros frutos. Embora esta mitzvá não seja praticada no presente momento, desde a destruição do templo, o conceito sim se aplica.

Ao educar nossos filhos, devemos ensinar judaísmo pela manhã e outros assuntos à tarde. Dessa forma, suas mentes serão capazes de absorver mais da santidade no judaísmo. É melhor colocar tefilin pela manhã- para ter um impacto maior no dia. E é melhor ajudar uma pessoa necessitada pela manhã para que ambos possam ter ótimos dias.

Noite e dia

D’us nos diz para nos dedicarmos a Sua Torá noite e dia. Nem todo mundo consegue realizar as duas coisas, mas são possíveis alguns minutos de manhã e alguns à noite. A idéia é que, antes que o caos do dia o atinja, e mesmo depois, à noite, você tenha um momento para viver acima dele. O estudo da Torá conecta a pessoa com D’us e serve como um guia para continuarmos trabalhando neste mundo.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20