O QUE HÁ DENTRO DE UM NOME – RABINO YITZCHAK ZWEIG

A palavra Shalom vem da palavra “Shalem”, que significa “todo”. É por isso que esta palavra naturalmente se refere à paz – porque a verdadeira paz vem de um todo unido.

Hoje de manhã eu estava refletindo sobre o nome “Meor Hashabat Fax” que o rabino Packouz, de abençoada memória, escolheu para nomear sua publicação semanal (em inglês ele se chama Shabbat Shalom Fax). Embora seja verdade que ele originalmente pretendia que fosse lido no Shabat, acredito que há uma mensagem mais profunda também.

Vivemos em tempos agitados. Talvez mais agitado, intenso, frenético e cheio de pressão que em qualquer outro momento da história. Estamos absolutamente ‘colados’ à tecnologia – nossos celulares, tablets e computadores estão constantemente enviando e recebendo e-mails, textos e alertas de redes sociais e agências de notícias – e isso é apenas a ponta do iceberg. Cada uma dessas mensagens exige que prestemos atenção AGORA! De fato, se não respondermos um deles imediatamente, o remetente geralmente acha que algo horrível aconteceu conosco.

Estamos conectados 24 horas por dia no trabalho, em casa e, o que é mais perturbador, em nossos quartos e banheiros. Francamente, é cansativo. Pior ainda, estudos científicos mostram que esse bombardeio constante nos desconectou da essência de quem somos, porque não temos mais tempo para investir em nosso eu interior. A geração mais jovem também perdeu importantes habilidades de comunicação e as redes sociais as deprimem ao se perguntarem por que sua vida não é tão feliz e gratificante quanto a de todos os outros.

Vinte e cinco anos atrás, eu costumava explicar aos meus amigos ‘não tão’ religiosos que cumprir o Shabat significava dedicar um tempo para estar com a família e amigos e ir à sinagoga se conectar com o Todo-Poderoso. Para isso, não atendemos o telefone, andamos de carro, acendemos as luzes e nem assistimos televisão. Eles costumavam arregalar os olhos: “Você quer dizer que não posso assistir o futebol ou ir ao shopping aos sábados? Isso não é para mim!”

Hoje, isto mudou 180 graus. Agora eles dizem: “Quer dizer que toda semana, por 24 horas, você está totalmente fora da rede? Isso é brilhante! Quem já pensou num conceito assim?”.

Por milhares de anos, o povo judeu possui o segredo de como viver uma vida equilibrada – o Shabat! Um dia por semana, antes do pôr do sol da sexta-feira até depois que as estrelas saem no sábado à noite, o povo judeu celebra o Shabat. Por 24 horas, nenhuma ligação, texto, e-mail ou rede social. Sem tráfego, sem pressa. O Shabat é um tempo para se reconectar ao Todo-Poderoso, a todas as coisas espirituais e para colocar o mundo material na perspectiva apropriada. Como o Todo-Poderoso disse: “Cumpram os Meus sábados (Shabatot), pois eles são um sinal entre Eu e vocês, para todas as gerações” (Êxodo 31:13).

Antigamente a maioria do povo judeu celebrava e cumpria o Shabat. O declínio em nossa observância não é porque sabemos mais ou somos mais instruídos em nossa herança espiritual do que nossos antepassados. Talvez no campo do conhecimento secular saibamos mais que eles, mas um judeu de hoje em dia pode ter doutorado em física quântica e estar no nível de jardim de infância em seu conhecimento de Torá.

Gostaria de retratar como é o Shabat na mente de alguém que cumpre o Shabat: Durante toda a semana o trabalho é árduo, muita correria, muito a fazer … mas no fundo da mente: faltam 4 dias para o Shabat, faltam 3 dias para o Shabat, faltam 2 dias para o Shabat, amanhã é Shabat! E então, na sexta-feira, ansiamos por terminar o dia de trabalho a tempo de voltar para casa, tomar banho, trocar de roupa e ajudar com os preparativos de última hora.

Dezoito minutos antes do pôr do sol, as velas estão acesas e, se a mãe as estiver acendendo, fará uma oração especial e depois abençoará cada um de seus filhos. Uma sensação de paz se espalha pela família. Um silêncio especial. Um calor espiritual. Sim, a semana de trabalho acabou. Tudo o que deveria ser realizado foi realizado. O que não foi realizado terá que esperar até o Shabat terminar.

O Shabat é chamado de Ilha no Tempo … um tempo para a família e os amigos, paz e tranquilidade. Um período que coloca a vida em perspectiva. O jantar de sexta-feira começa com o kidush feito sobre vinho ou suco de uva e depois vem o hamotzi, a bênção do pão sobre as duas halás. Por que duas? A Torá nos relata que durante os 40 anos no deserto recebíamos uma porção dupla de maná na sexta-feira para usar também no Shabat. A refeição pode agradavelmente se estender por duas a três horas, começando com perguntas para as crianças, músicas especiais do Shabat, palavras de Torá dando ideias e perspectivas sobre a vida … conversar e estar com quem você ama! E tudo isso acompanhado por deliciosos pratos – peixes, saladas, frango, carne, kugels, bebidas, sobremesas. O Shabat é especial e todo esforço é feito para torná-lo muito especial, principalmente na comida.

Quer trazer o Shabat para sua vida? A maneira mais fácil é encontrar um amigo observador do Shabat e perguntar se você pode vir para uma refeição. Não hesite. Ele ficará emocionado com seu pedido! Avraham, nosso Patriarca, tinha uma tenda com 4 portas abertas para todas as direções, para que os transeuntes pudessem vir para uma refeição. Ele incutiu o valor da bondade e hospitalidade em nossa natureza judaica. Provavelmente, se um amigo lhe perguntasse se ele poderia ir à sua casa para uma refeição com sua família, você ficaria feliz; e não pense que a reação dele seria menor que a sua! Ao ver como diferentes famílias celebram o Shabat, você poderá incorporar à sua própria celebração do Shabat os alimentos, costumes e até canções.

Acho muito significativo que esta publicação chame-se Meor Hashabat (A Luz do Shabat) ou Shabat Shalom Fax (em inglês). Como você deve saber, a palavra hebraica Shalom tem alguns significados – olá, adeus e paz. Mas sabia que nossos Sábios nos ensinam que Shalom também é um dos nomes que se refere ao Todo-Poderoso? A palavra Shalom vem da palavra “Shalem”, que significa “todo”. É por isso que esta palavra naturalmente se refere à paz – porque a verdadeira paz vem de um todo unido. O termo “Shabat Shalom” pode ser entendido como uma referência à unificação introduzida no Shabat; reconectando-nos ao Todo-Poderoso, à nossa família e amigos e a nós mesmos. A meta desta publicação é atingir todos esses objetivos. Portanto é chamada (em inglês) de “Shabbat Shalom Fax”.


Pensamento:“Qualquer problema que pode ser resolvido com dinheiro não é realmente um problema!”

20
20