ANTISSEMITISMO EM ALTA – HOLOCAUSTO É TEMA DE DESFILES NA ESPANHA E NA BÉLGICA CAUSANDO REPÚDIO MUNDIAL

Soldados nazistas, crematórios, prisioneiros dos campos de concentração com bandeiras de Israel e figuras caricatas representando judeus ortodoxos, fizeram parte das apresentações ultrajantes.


REPÚDIO MUNDIAL PELA INDIGNA APRESENTAÇÃO SOBRE O HOLOCAUSTO EM DESFILE NA ESPANHA

350_especial_5_1«Holocausto» foi o título do tema escolhido pela Associação Cultural «El Chaparral», da cidade de Las Mesas, no desfile regional do Carnaval de Campo de Criptana, em Ciudad Real, na Espanha.

350_especial_5_2Soldados nazistas, crematórios e prisioneiros dos campos de concentração com bandeiras de Israel fizeram parte da apresentação ultrajante.

Hoje (23/2), este clube foi um dos participantes do Desfile Regional de Campo de Criptana (Ciudad Real), onde seus componentes colocaram na rua sua assembléia no Holocausto, vestidos com trajes que se referem a soldados nazistas e prisioneiros dos campos de extermínio.

Entre essas roupas, as de várias garotas vestidas com o famoso casaco vermelho da “Lista de Schindler” de Steven Spielberg, ou outras de gosto “ultrajante”, como as usadas por vários jovens componentes, com a bandeira de Israel em um lado e tiro no lado.

Assista pelo YouTube:


CARNAVAL BELGA É CRITICADO POR ESTEREÓTIPOS ANTISSEMITAS

Desfile em Aalst causa indignação ao incluir figuras caricatas representando judeus ortodoxos.

Comissão Europeia afirma que imagens do tipo não deveriam mais ser vistas em ruas europeias, 75 anos após o Holocausto.

Um desfile de Carnaval com estereótipos antissemitas em Aalst, na Bélgica, foi alvo de duras críticas. Bonecos e fantasias com chapéus, barbas, cachos laterais e narizes grandes representando judeus ortodoxos foram vistos nos festejos do último domingo (23/02) na cidade. É o segundo ano consecutivo em que figuras caricatas com características típicas de representações antissemitas fazem parte do desfile.

Adalbert Jahnz, porta-voz da Comissão Europeia, disse nesta segunda-feira em Bruxelas que imagens como as do desfile não deveriam mais ser vistas em ruas europeias, 75 anos após o Holocausto. Ele afirmou que ainda não está claro que medidas judiciais poderão ser tomadas em relação ao ocorrido, pois as autoridades belgas seriam responsáveis pelas consequências legais. …

Com 600 anos de tradição, o Carnaval de Aalst, cidade hoje com 86 mil habitantes, é considerado um dos mais suntuosos da Bélgica. Em 2010, a festa foi incluída na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. No ano passado, no entanto, o Carnaval ocupou manchetes devido a estereótipos racistas e antissemitas e acabou sendo retirado da lista….

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2020/02/25/carnaval-belga-e-criticado-por-estereotipos-antissemitas.htm?cmpid=copiaecola

20
20