PURIM – HISTÓRIA RESUMIDA E RECEITAS DELICIOSAS
A Festa de Purim é celebrada todo ano em 14 de Adar – dias 10 e 11 de março em 2020. Comemora a salvação do povo judeu na antiga Pérsia da trama de Haman “para destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, crianças e mulheres, num único dia.”
A história resumida:
O império persa do 4º século AEC abrangia mais de 127 países, e todos os judeus eram seus súditos. Quando o Rei Achashverosh mandou executar sua esposa, a Rainha Vashti, por recusar-se a cumprir suas ordens, ele organizou um desfile de beleza para encontrar uma nova rainha. Uma moça judia, Esther, foi a escolhida e tornou-se a nova rainha – embora ela se recusasse a divulgar qual era sua nacionalidade.
Nesse interim, o antissemita Haman foi nomeado primeiro ministro do império. Mordechai, o líder dos judeus (e primo de Esther), desafiou as ordens do rei e se recusou a inclinar-se perante Haman. Haman ficou ofendido e convenceu o rei a emitir um decreto ordenando o extermínio de todos os judeus em 13 de Adar – data escolhida por um sorteio feito por Haman.
Mordechai reuniu todos os judeus, convencendo-os a se arrepender, jejuar e rezar a D’us. Enquanto isso, Esther pediu ao rei e a Haman que fossem com ela a um banquete. Esther revelou ao rei sua identidade judaica. Haman foi enforcado, Mordechai foi nomeado primeiro ministro no lugar dele, e foi emitido um novo decreto – concedendo aos judeus o direito de se defenderem contra seus inimigos.
Em 13 de Adar os judeus se mobilizaram e mataram muitos dos seus inimigos. Em 14 de Adar eles descansaram e celebraram.
CULINÁRIA DE PURIM
Como o dia que celebra a salvação da existência física do povo judeu, Purim é a mais física das Festas. Suas observâncias incluem dar presentes de dinheiro aos pobres, enviar comida aos amigos, e fazer uma refeição mais elaborada acompanhada por muita bebida nas últimas horas da Festa.
Oznei Haman e Creplach, ambos com recheios escondidos, aludem à natureza oculta do milagre de Purim. Numa nota mais leve, diz-se que as três pontas do hamantashen evocam o chapéu de três pontas de Haman ou as suas orelhas triangulares (pontudas).
Além das receitas para essas duas tradições de Purim, incluímos um cardápio completo para a refeição de Purim: um menu fácil para aqueles que pensam que sua arte culinária será apreciada durante os l’chaims!
Oznê Haman
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de óleo
1/3 xícara de margarina ou gordura vegetal
3 ovos
1/2 xícara de suco de laranja
10 xícaras de farinha de trigo peneirada
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 ovo para pincelar
açúcar de confeiteiro
Ingredientes do recheio
50 g de sementes de papoula
100 g de açúcar
3 colheres (sopa) de vinho doce
1/2 colher (sopa) de gordura vegetal
1 casca de limão ralada fina
100 g de tâmaras picadas
Preparo da massa
Misture bem o açúcar, o óleo e a gordura vegetal até formar um creme. Adicione os ovos e o suco e mexa bem. Junte os ingredientes secos e enrole no formato de bola.
Preparo do recheio
Numa panela misture a papoula, o açúcar, o vinho e a gordura. Cozinhe em fogo baixo por alguns minutos mexendo com uma colher de pau. Retire do fogo e acrescente a casca de limão ralada.
Observação: se for necessário aumentar a quantidade do recheio, acrescente 1/2 xícara de biscoito esfarelado ou farinha de rosca.
Outras opções de recheio
Utilizando-se de recheios mais sólidos como Marrom Glacê, goiabada, etc., você consegue fechar a massa com mais facilidade e não corre o risco de abrir-se no momento de assar.
Passo-a-passo
Divida a massa em quatro porções. Numa superfície enfarinhada abra cada porção com um rolo e estenda-a bem fina.
Com a borda de um copo, corte a massa em círculos.
Espalhe sobre o centro do círculo um pouco de geléia. Sobre a geléia, acrescente uma colher de recheio de sementes de papoula e sobre ele, pequenas porções de tâmara picada.
Para formar o triângulo, erga os lados direito e esquerdo, deixando a base e a frente na mesa, trazendo os dois lados de encontro no centro, sobre o recheio.
Levante a frente para o centro e aperte bem as três pontas.
Aqueça previamente o forno. Pincele a massa com um ovo batido antes de assar.
Coloque em forma untada e asse em forno moderado por vinte minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Versão Diet
Na massa
Substitua a quantidade de açúcar por adoçante.
Para recheio
Triture ameixas secas no processador. Se quiser, acrescente castanha de caju picada. Molde com as mãos em pequenas bolinhas. Depois de assado, não polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Creplach
1 3/4 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
Ingredientes do recheio
1 xícara de carne moída (ou frango)
1 cebola pequena ralada
1 colher (chá) de sal
Preparo da massa
Misture os ingredientes numa vasilha grande. Trabalhe a massa com as mãos e em seguida abra-a sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Corte a massa em círculos ou quadrados de uns 8 centímetros.
Preparo do recheio
Numa travessa menor, misture bem os ingredientes do recheio. Siga as ilustrações de como rechear e dobrar a massa.
Observação: os creplach podem ser cozidos em água salgada fervente durante 20 minutos até flutuar ou diretamente na sopa. Podem também ser primeiramente douradas em frigideira tefal (sem óleo) em ambos os lados e depois fervidas na sopa durante 10 minutos.
Dica: a massa se desenrolará mais facilmente se ficar embrulhada num pano úmido durante uma hora.
Passo-a-passo
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa o mais fino possível.
Modelo quadrado: corte a massa em quadrados de 8 cm. Coloque uma colher (chá) de recheio no centro.
Junte duas pontas de modo que formem um triângulo e aperte dos lados com a ponta do dedo umedecido para ligar melhor.
Modelo redondo: corte a massa em círculos de 8 cm com a borda de uma xícara. Coloque uma colher (chá) de recheio no centro.
Levante os lados: para se encontrarem no centro, por cima do recheio. Aperte as pontas.
Dobre para a frente a lateral e aperte as pontas para formar um triângulo. Junte os lados com a ponta dos dedos umedecidos para fechar melhor.
Carne assada de panela ao vinho
1 cebola grande fatiada
2 colheres (de sopa) de óleo, ou gordura de galinha, derretida
4 tomates descascados e batidos no liquidificador
1 colher (de sopa) de sal
1 dente de alho amassado (opcional)
2 kg de peito de boi ou acém
1 xícara (de chá) de vinho tinto casher
Preparo
Frite a cebola no óleo até que fique dourada. Acrescente os tomates, o sal e o alho, misturando bem. Coloque a carne sobre a cebola e despeje o vinho por cima. Tampe a panela e deixe cozinhas em fogo baixo de duas a três horas, virando a carne de vez em quando. Depois de pronta e fria, corte a carne em fatias e reaqueça de 5 a 10 minutos no molho.
Arroz de Cenoura
Ingredientes
3 xícaras de arroz cru
3 cenouras cortadas em pequeninos cubos
1⁄2 xícara de salsa picadinha
1⁄2 cebola picadinha
Pimenta
1 tablete de caldo de galinha
Óleo
Água quente
Preparo
Lave o arroz e deixe-o escorrer. Numa caçarola ponha um pouco de óleo e refogue a cebola e as cenouras. Junte ao refogado o arroz cru e refogue mais um pouco. Pouco a pouco vá acrescentado a água quente, coloque o tablete de caldo de galinha e a salsa picadinha. Deixe o arroz cozinhar, mas fique de olho para não amolecer demais. Sirva quente.
Tempo de Preparo
40 minutos
Rendimento
4 a 5 porções
Cogumelos assados
450 g de cogumelos
Flocos de milho esfarelados
Maionese
Preparo
Passar maionese em cada cogumelo. Arrumar em um refratário untado e salpicar com o flocos esfarelado. Assar por 35 a 40 minutos até dourar.
Brownie de chocolate
1 xícara (de chá) de cacau em pó
3 1/2 xícaras (de chá) de açúcar
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
2 colheres (de chá) de açúcar vanile
1 xícara (de chá) de óleo
2 colheres (de chá) de fermento em pó
8 ovos
1 pitada de sal
Nozes
Preparo
Misture bem o cacau, o açúcar, a farinha de trigo e o açúcar vanile na batedeira.
Adicione os ovos e o óleo, misturando em velocidade baixa. Acrescente então, o fermento em pó e o sal misturando bem. Despeje em fôrma retangular e não muito funda. Asse em forno moderado de 30 a 40 minutos.
Fonte: www.pt.chabad.org