A ESPANHA E SEU GOVERNO ANTISSEMITA – POR MENDY TAL

350_especial_1_1A Espanha sempre teve ódio dos judeus, desde a Inquisição e os Reis católicos e o discurso de Iglesias nos remete ao antissemitismo que sempre pairou na sociedade espanhola.


350_especial_1_2Neste final de ano, tivemos uma vitória na Inglaterra que nos livrou de um primeiro ministro antissemita, Jeremy Corbyn.

Lá, a comunidade judaica se manifestou estridentemente para que sua eleição não acontecesse e tivemos até a visita do Presidente de Israel Rivlin para se solidarizar.

Entretanto, na Espanha, vivemos um cenário completamente diferente.

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez nomeou como vice-primeiro-ministro um político que chamou Israel de “país ilegal” e organizou um talk-show com conteúdo antissemita que foi ao ar em uma estação de TV financiada pelo Irã.

A nomeação de Pablo Iglesias Turrión, líder do partido Podemos, de extrema esquerda, segue a última eleição em novembro que obrigou o Partido Socialista a fazer composição com movimentos de extrema esquerda para criar o primeiro governo de coalizão na história da Espanha.

Pablo Iglesias é o presidente do Partido Podemos.

Este partido, de extrema esquerda é claramente antissemita e tem ganhado cada vez mais espaço no país espanhol.

Podemos, que obteve 20% dos votos nas eleições gerais espanholas em 2015 apenas um ano após sua criação, já havia pedido um boicote geral a Israel e acusou repetidamente nosso governo israelense de adotar políticas semelhantes ao apartheid.

Atualmente seu presidente tem aumentado ainda mais o tom facista e antissionista.

Numa entrevista, Iglesias afirmou que o Holocausto foi meramente uma questão burocrática.

O vice primeiro ministro também vomita, constantemente, sua diatribe numa rádio patrocinada pelo Irã.

Estamos acostumados a relacionar o facismo com a extrema-direita, mas, ultimamente, a extrema esquerda adotou, claramente , o discurso antissemita e antissionista.

Pablo Iglesias é o exemplo rematado deste facismo. Como o deputado tem uma facilidade midiática, ele se torna extremamente perigoso.

A Espanha sempre teve ódio dos judeus, desde a Inquisição e os Reis católicos e o discurso de Iglesias nos remete ao antissemitismo que sempre pairou na sociedade espanhola.

Devemos nos mobilizar para repudiar as sandices deste político espúrio!


Mendy Tal – Cientista político e ativista comunitário.

mendytal@gmail.com

20
20