A ESPANHA E SEU GOVERNO ANTISSEMITA – POR MENDY TAL
A Espanha sempre teve ódio dos judeus, desde a Inquisição e os Reis católicos e o discurso de Iglesias nos remete ao antissemitismo que sempre pairou na sociedade espanhola.
Neste final de ano, tivemos uma vitória na Inglaterra que nos livrou de um primeiro ministro antissemita, Jeremy Corbyn.
Lá, a comunidade judaica se manifestou estridentemente para que sua eleição não acontecesse e tivemos até a visita do Presidente de Israel Rivlin para se solidarizar.
Entretanto, na Espanha, vivemos um cenário completamente diferente.
O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez nomeou como vice-primeiro-ministro um político que chamou Israel de “país ilegal” e organizou um talk-show com conteúdo antissemita que foi ao ar em uma estação de TV financiada pelo Irã.
A nomeação de Pablo Iglesias Turrión, líder do partido Podemos, de extrema esquerda, segue a última eleição em novembro que obrigou o Partido Socialista a fazer composição com movimentos de extrema esquerda para criar o primeiro governo de coalizão na história da Espanha.
Pablo Iglesias é o presidente do Partido Podemos.
Este partido, de extrema esquerda é claramente antissemita e tem ganhado cada vez mais espaço no país espanhol.
Podemos, que obteve 20% dos votos nas eleições gerais espanholas em 2015 apenas um ano após sua criação, já havia pedido um boicote geral a Israel e acusou repetidamente nosso governo israelense de adotar políticas semelhantes ao apartheid.
Atualmente seu presidente tem aumentado ainda mais o tom facista e antissionista.
Numa entrevista, Iglesias afirmou que o Holocausto foi meramente uma questão burocrática.
O vice primeiro ministro também vomita, constantemente, sua diatribe numa rádio patrocinada pelo Irã.
Estamos acostumados a relacionar o facismo com a extrema-direita, mas, ultimamente, a extrema esquerda adotou, claramente , o discurso antissemita e antissionista.
Pablo Iglesias é o exemplo rematado deste facismo. Como o deputado tem uma facilidade midiática, ele se torna extremamente perigoso.
A Espanha sempre teve ódio dos judeus, desde a Inquisição e os Reis católicos e o discurso de Iglesias nos remete ao antissemitismo que sempre pairou na sociedade espanhola.
Devemos nos mobilizar para repudiar as sandices deste político espúrio!
Mendy Tal – Cientista político e ativista comunitário.