ISRAEL: VACINA PRONTA JÁ EM JUNHO E ABERTURA DA PRIMEIRA ENFERMARIA PSIQUIÁTRICA DE CORONAVÍRUS DO MUNDO

ISRAEL AFIRMA QUE TERÁ UMA VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS PRONTA JÁ EM JUNHO
ISRAEL ABRE A PRIMEIRA ENFERMARIA PSIQUIÁTRICA DE CORONAVÍRUS DO MUNDO


ISRAEL AFIRMA QUE TERÁ UMA VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS PRONTA JÁ EM JUNHO

Matéria do The Jerusalem Post afirma que produto já mostrou eficiência em cobaias, será testado em humanos em 1º de junho, e se tiver sucesso, está disponível para comercialização em meados do mesmo mês.

353_saude_2_1Uma matéria do jornal israelense The Jerusalem Post afirma que uma equipe de cientistas do Instituto Migal possui uma vacina contra o coronavírus já em estado avançado, e que poderia estar apta para a comercialização em meados de junho. Segundo o texto, a pesquisa está sendo desenvolvida com 100% de investimento estatal.

O líder da equipe que desenvolve a vacina é o professor Chen Katz. Ele conta que o produto seria um spray, que seria aplicado de forma oral e serviria tanto para ativar a resposta imune da mucosa bucal quanto para fortalecer o sistema imunológico, com anticorpos e glóbulos brancos específicos.

Segundo o cientista, o produto não mata o vírus, mas “é capaz de evitar que ele produza uma infecção grave, poderia gerar um caso assintomático ou, no máximo, um resfriado leve”. Além disso, não geraria danos colaterais de nenhum tipo, também segundo o líder da equipe de pesquisas.

A respeito da velocidade com a que se está chegando a esse produto, Katz conta que “estamos trabalhando há quatro anos com vacinas para várias patologias, e modificamos um produto que já estava sendo desenvolvido para casos de bronquite infecciosa, e o direcionamos para o SARS-COV-2 (nome da mutação do coronavírus que provoca a infecção covid-19)”.

Katz também afirma ao jornal israelense que as provas com cobaias foram bem sucedidas, e que as provas em humanos estão sendo preparadas para acontecer no dia 1º de junho.

O diário também afirma que o Instituto Migal já está trabalhando para avançar previamente com os trâmites burocráticos, para que, uma vez comprovada a eficácia em humanos, o medicamento já seja disponibilizado para uso clínico. Segundo Chen Katz, “ao ser um projeto desenvolvido com recursos públicos, esperamos que possa ser comercializado com um baixo custo, para democratizar as condições de acesso a ele”.

No entanto, a OMS (Organização Mundial da Saúde), ao saber da descoberta, pediu para manter a cautela e não alimentar falsas esperanças. O organismo afirma que existem mais de 20 projetos científicos em desenvolvimento e que qualquer produto, para ser difundido globalmente, deverá passar primeiro por provas rigorosas para comprovar que seu uso está apto para todos os tipos de paciente.

Nota – Matéria publicada na Revista Forum: https://revistaforum.com.br/coronavirus/israel-afirma-que-tera-uma-vacina-contra-o-coronavirus-pronta-ja-em-junho-diz-jornal/


ISRAEL ABRE A PRIMEIRA ENFERMARIA PSIQUIÁTRICA DE CORONAVÍRUS DO MUNDO

353_saude_2_2Israel abriu a primeira enfermaria psiquiátrica do mundo para tratar doentes de coronavírus.

Depois que o coronavírus se espalhou por uma ala psiquiátrica na Coreia do Sul, infectando 100 pessoas, a equipe do Sheba Medical Center em Ramat Gan decidiu que Israel precisava urgentemente de um plano para quando o coronavírus chegasse às 3.500 clínicas psiquiátricas do país.

“A situação em que trabalhamos para evitar não é ficção científica, aconteceu na Coreia do Sul e também na China”, disse Mark Weiser, chefe da divisão psiquiátrica de Sheba, ao The Times of Israel. “Vimos a rapidez com que o vírus pode se espalhar em uma enfermaria psiquiátrica e, embora os pacientes geralmente não sejam idosos, eles estão em risco por causa de várias condições e porque muitos estão tomando antipsicóticos”.

Já existem quatro pacientes na enfermaria, que abriu na quinta-feira, e tem capacidade para 16.

Ao entrar em território desconhecido, a equipe precisou pensar em todos os cenários possíveis – uma tarefa tão difícil que contratou atores para representar diferentes situações possíveis. “Pegamos atores e simulamos coisas que poderiam acontecer, e colocamos nossa equipe lidando com os atores e aprendendo com isso”, disse Weiser. “Por exemplo, tínhamos uma roupa protetora e descobrimos que era muito fácil rasgar quando um doente psiquiátrico se tornava violento”.

Ele disse que tentar isolar pacientes psiquiátricos com coronavírus nas enfermarias regulares do hospital pode ser desastroso, já que muitos não seguem as regras de distanciamento social. “Nossas enfermarias estão lotadas e as pessoas têm psicose, mania, julgamentos prejudicados”, disse Weiser. “Você pode pedir que eles fiquem longe um do outro e não se toquem, mas muitas vezes isso não acontece; eles não fazem o distanciamento social necessário”.

Mas colocar pacientes psiquiátricos em enfermarias regulares de coronavírus também pode ser arriscado, principalmente se eles se tornarem agressivos. “Alguns pacientes podem se comportar de maneira perturbada e ser violentos”, disse Weiser, explicando que todos os detalhes da nova ala tinham que ser projetados no contexto dessa preocupação.

Referindo-se à lição aprendida dos atores sobre as vestimentas, ele disse: “Há um receio de que as roupas de proteção possam ser rasgadas, por isso adaptamos as roupas adicionando outra camada – geralmente uma roupa que não rasga facilmente – sobre o traje e adicionamos óculos embaixo da máscara protetora”.

Na maioria das vezes, os médicos se sentam em uma sala de controle, conversando com os pacientes por meio de um recurso de bate-papo por vídeo. Essa tecnologia também permite que os pacientes façam terapia e permite avaliações que são exigidas por lei para o caso de pacientes hospitalizados à força.

Weiser disse: “O ponto principal é que estamos oferecendo atendimento médico ideal, ao mesmo tempo em que nos protegemos de sermos infectados e levamos em conta os direitos humanos e legais”.


https://www.timesofisrael.com/worlds-first-psychiatric-coronavirus-ward-opens-in-israel/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter-Conib-3-04-20