LIVES COM LUCIANO HUCK, LUIZ FELIPE PONDÉ, LEANDRO KARNAL E OS RABINOS MICHEL SCHLESINGER E DR. RUBEN STERNSCHEIN

Luciano Huck, Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal debateram online sobre temas importantes com os rabinos Michel Schlesinger e Dr. Ruben Sternschein. Confira aqui os detalhes e assista.


LUCIANO HUCK ENFATIZA AS CONEXÕES FAMILIARES EM PESSACH

354_first_1_1Às vésperas da festividade de Pessach o apresentador Luciano Huck e o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) participaram do Dilemas Éticos com o tema “Pessach – uma mensagem de otimismo em meio à pandemia”.

Durante o bate-papo, Luciano Huck que além de apresentador de televisão é empreendedor e influenciador digital, destacou suas raízes judaicas, bem como sua ligação com Israel e com a CIP, onde fez seu bar-mitzvá e participou de diversas machanot.

Ele também relatou o trabalho social que vem realizando, e de como vem conectando pontas e conhecendo muitas histórias pessoais através das viagens que vem realizando em seu programa Caldeirão do Huck. “Precisamos ajudar a mudar a realidade do país por meio do incentivo à educação e do combate à pobreza. Porém, durante a pandemia, estamos vendo que a cultura da doação nunca se mostrou tão presente como agora”.

“Ao terminarmos o Seder de Pessach, costumamos dizer “O ano que vem em Jerusalém”. Acho que agora temos que alinhar expectativas e rezar para que no próximo ano possamos estar juntos, em volta da mesma mesa e com saúde. A tecnologia é muito bacana, mas abraçar e beijar nossos familiares pessoalmente é ainda melhor”, frisou o Rabino Michel.

“Pensar em todos é o melhor jeito de pensar em si. Este Pessach está sendo diferente pois, apesar de estarmos isolados, as famílias estão mais unidas e conectadas do que nunca, com todos dando muito mais valor às conexões afetivas, amorosas e emocionais”, finalizou Luciano Huck.

Acesse para assistir: Luciano Huck


LUIZ FELIPE PONDÉ E RABINO DR. RUBEN STERNSCHEIN DEBATEM SOBRE ENVELHECIMENTO E CORONAVÍRUS

354_first_1_2Existe um sentido para a vida? Esta pandemia vai provocar mudanças na humanidade? O que a experiência do confinamento vai agregar para as famílias? Como lidar com a longevidade e o envelhecimento? E se a pandemia veio para questionar o sentido de nossa escolha por uma vida longa?

Esses foram alguns dos tópicos discutidos pelo rabino Dr. Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista, e o filósofo Luiz Felipe Pondé, durante o evento online Desafios Contemporâneos, que teve como tema: “Envelhecimento e coronavírus: o sentido da vida discutido por religiosos e céticos”.

A nova realidade imposta pelo coronavírus e a quarentena foi abordada a partir das perspectivas discordantes entre o religioso e o cético, neste caso o rabino e o filósofo.

“Todos queremos longevidade, viver mais, mas ao mesmo tempo não gostamos da velhice, veneramos os jovens e descuidamos dos idosos. E se a pandemia veio para questionar o sentido de nossa escolha por uma vida longa? E se estiver demonstrando que não há sentido nem propósito?”, questionou o rabino Dr. Ruben Sternschein.

Para Luiz Felipe Pondé, “a Humanidade passou por inúmeras pandemias, e nunca mudou em nada. Ela nos mostra que não temos controle de tudo, e que vamos ter que passar pelo vírus para ficarmos imunizados. Quando dramas morais de fato se impõem, nunca há múltiplas narrativas. Só covardia ou coragem, egoísmo ou solidariedade, ignorância ou conhecimento, incompetência ou competência. Estamos no terreno da moral das virtudes”.

“O verdadeiro sábio é aquele que sabe aprender com todos. De alguma maneira estamos aprendendo uns com os outros”, ponderou o rabino Dr. Ruben.

“Nos dias de hoje há uma inversão de valores entre os mais jovens e os mais velhos. Os jovens querem ocupar a liderança, mas entendem muito de tecnologia e pouco sobre a vida”, finalizou Pondé.

O evento Desafios Contemporâneos contou com o apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.

Assista o debate em: cip.org.br/aovivo e no Facebook: https://www.facebook.com/cipsp


CIP PROMOVE LIVE SOBRE EQUILÍBRIO EMOCIONAL EM MEIO AO CORONAVÍRUS

354_first_1_3Cerca de mil internautas participaram nesta quinta-feira, 19 de março, do debate online realizado pela Congregação Israelita Paulista (CIP), que reuniu o historiador e filósofo Leandro Karnal e o rabino Michel Schlesinger, com o tema “Coronavírus: equilíbrio emocional em momento de crise”.

“A crise nos torna melhores e em breve vamos voltar fortalecidos às Sinagogas, Universidades, ao trabalho e aos abraços”, destacou Karnal. Para o rabino Michel Schlesinger, “em um momento como este, a razoabilidade é imperativa. A apatia por um lado, e a histeria por outro, não levam a lugar nenhum. Que saibamos nos apoiar uns aos outros e principalmente sermos razoáveis”.

O conteúdo da live está disponível na íntegra no canal do YouTube. Clique aqui e confira.

20
20