A BOA NOTÍCIA – RABINO DOVI GOLDBERG

354_história_3_1Ninguém sabe como esta pandemia vai terminar. Nós pensávamos que tínhamos visto de tudo, porém nenhum evento que aconteceu no passado tem qualquer semelhança com o que está acontecendo agora.


Os nossos sábios ensinam que D’us propositadamente espalhou nós judeus por todo o mundo, pois se algum de nós sofrer perseguição, sempre tenha outros do outro lado do mundo que possam nos apoiar.

Mas agora estamos uma situação completamente diferente; não há perseguidores e nem perseguidos. Estamos todos juntos nisto. Ninguém sabe como esta pandemia vai terminar. Nós pensávamos que tínhamos visto de tudo, porém nenhum evento que aconteceu no passado tem qualquer semelhança com o que está acontecendo agora.

O Talmud descreve alguns sinais indicativos de quando este exílio chegará ao fim. Um deles será quando o nosso povo clamar: “e não temos ninguém em quem nos apoiar senão nosso Pai no céu”. Pois é, chegamos exatamente nesse ponto.

Reconhecer que estamos em Suas mãos e que não há poder nenhum a não ser o de D’us, não deveria nos assustar. Pelo contrário, já era hora de reconhecermos isto. Na oração de Aleinu que todos cantam juntos em todas as sinagogas, nós citamos o versículo “Veyadata Haiom…” (“Saiba, pois, neste dia e leve ao teu coração, que D’us é D’us; nos céus acima e sobre a terra abaixo, não a nenhum outro”).

A boa notícia é que, na sequência do Talmud, está escrito que quando atingirmos este ponto, Mashiach vai chegar.

Façamos a nossa parte, fortalecendo o nosso reconhecimento e a nossa fé. Vamos nos preparar para a sua vinda.

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br