A JANELA PARA UM MUNDO NOVO – RABINO NISSIM KATRI
Se as coisas com as quais estamos habituados, o dia a dia na sinagoga, no trabalho e na escola não são mais possíveis, este é o nosso novo caminho! O desafio que abriremos as portas para uma nova maneira de servir a D’us!
Uma vez, os dois irmãos sagrados, Rabi Zushia de Anipoli e rabi Elimelch de Lizhensk, foram aprisionados por causa de uma delação falsa numa prisão de russos antissemitas.
Rabi Zusha, ao acordar na prisão se surpreende ao ver seu irmão chorando. Quando questionado, Rabi Elimelech não conseguiu responder de tanta comoção, apenas apontou para o lado de uma das pontas da cela.
Rabi Zusha olhou para lá e viu uma latrina. Agora ele entendeu porque seu irmão estava chorando e tão triste. Pela lei judaica é proibido rezar ao lado de uma latrina… Rabi Elimelch ficou dolorido já que ele não poderia rezar e servir a D’us.
Disse Rabi Zusha: “Rabi Elimelech! Não é você que escolhe o seu serviço a D’us! O Todo Poderoso, ele que escolhe com vamos servi-lo! Este Criador que nos ordenou rezar todos os dias, Ele mesmo disse para não rezar nesta situação. Por que você está chorando? pois não rezar desse jeito, é também serviço a D’us! até agora você servia a D’us de uma maneira, agora ele quer mostrar para você um caminho novo!”.
“Fica feliz, feliz que se desvendou para você um jeito novo! Ele te ordenou não rezar neste lugar e você está cumprindo, você realmente não está rezando neste lugar!”.
Rabi Elimelech entendeu e aprofundou o sentido das palavras que disse seu irmão. Ele começou a dançar com Rabi Zusha com um êxtase de alegria! Afinal, eles estavam servindo a D’us de um jeito novo!
O barulho da dança chama a atenção do carcereiro. Ele disse: ”Eu entendi tudo! Eles estão felizes porque pelo menos têm uma latrina para fazer suas necessidades. Eu vou mostrar para eles! Vou tirar isto deles e vamos ver eles felizes!” Ele pegou a latrina e saiu da cela com raiva.
Rabi Zusha dirigiu-se ao seu irmão: “Veja a força da alegria. Apenas ficamos felizes e todos os empecilhos e os problemas anularam-se sozinhos. Agora podemos rezar tranquilos. Então, este é mais um motivo para ficarmos felizes!” e continuaram a dançar num ritmo mais frenético.
Nós nos acostumamos a situações específicas e aceitamos as coisas como óbvias. Então, quando as coisas mudam, sentimos que tudo cai na frente dos nossos olhos. Mas a verdade é que precisamos enxergar isto como uma nova oportunidade! D’us quer abrir para nós janelas para mundos novos!
Quando a criança sente que as roupas que está vestindo estão pequenas, é sinal que ela cresceu. Ela tem que trocá-las. Chegou a hora de passar de ano.
Se sentirmos algo que nos faz sofrer é sinal que devemos crescer, pensar diferente, passar de ano. Se as coisas com as quais estamos habituados, o dia a dia na sinagoga, no trabalho e na escola não são mais possíveis, este é o nosso novo caminho! O desafio que abriremos as portas para uma nova maneira de servir a D’us!
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.