MAIS UMA SEMANA DE QUARENTENA – RABBI ARIEH RAICHMAN

356_história_3_1É verdade que é mais uma semana de quarentena, mas é mais uma semana mais perto da chegada de Mashiach. ​​​​​​​​​​​​​​


Certa vez dois chassidim chegaram a uma cidade para fazer negócios. Uma jovem viúva os viu e perguntou se eles conheciam uma yeshivá para seu filho mais velho, de 10 anos. Eles responderam que conheciam uma em Samarcanda. Embora seus recursos fossem pouco, ela lutava para criar seus filhos enquanto trabalhava como transportadora de água, ela conseguiu enviar o mais velho.

Naqueles tempos, era proibido estudar em uma Yeshivá, e havia perigos graves em mandar uma criança. No entanto, ela sabia que o sacrifício pela educação judaica tinha que ser feito. Alguns meses depois, os mesmos chassidim retornaram para fazer negócios. Eles fizeram questão de visitar a mãe e informá-la sobre o grande sucesso de seu filho na yeshivá. Então a mãe pegou o chassidim de surpresa. Ela disse: “Fico feliz em saber que ele está indo tão bem, agora, por favor, leve meu filho menor”.

Para isso eles não estavam dispostos. “Que ele cresça um pouco. Ele é jovem demais para estar longe de casa”. Ela persistiu em seus argumentos, e os dois chassidim com os deles. Eles estavam fortes em sua decisão de não levar o menino, e assim isso terminaria. Pelo menos parecia. No entanto, a viúva descobriu quando os chassidim retornariam a Samarcanda. No momento em que os chassidim subiram no trem, ela empurrou o filho. Com lágrimas nos olhos, ela disse: “Vou ir visitá-lo em breve”.

Vários meses se passaram e a mãe conseguiu guardar dinheiro suficiente para visitar seus filhos. Como a yeshivá era escondida, ela realmente não sabia como encontraria seus filhos. No entanto, ao chegar a Samarcanda, ouviu uma voz gritando: “Mamãe, mamãe, você veio”. Era seu filho mais novo, Aharon Yaakov. Os dois se abraçaram e com lágrimas nos olhos, ela disse: “Ahrele, como você sabia que eu estava vindo se nunca mandei uma carta dizendo”. Ele disse: “Você disse que viria. Então, todos os dias que o trem chegava, eu vinha à estação e aguardava, esperando vê-la”.

Esse menino cresceu e se tornou um grande professor e Rabino em uma comunidade judaica no Brooklyn, NY. Infelizmente, na semana passada, Rav Aharon Yaakov Schwei, faleceu aos 86 anos.

A história da criança é uma lição para todos nós. Sabemos que Mashiach deve chegar e nos redimir de todos os problemas e desafios. Precisamos estar esperando ansiosamente por ele e prontos para sua chegada. É verdade que é mais uma semana de quarentena, mas é mais uma semana mais perto da chegada de Mashiach. ​​​​​​​​​​​​​​

Shalom!


Rabbi Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20