O QUE HÁ PARA APRENDER, SEM SOFRER – POR CLARA NIGRI

356_saude_3_1Temos a oportunidade de um grande aprendizado, remodelar nossas vidas diárias e entrar em contato com as próprias emoções diante da adversidade. Não há o certo ou o errado, a vivência é de cada um, lidando com a única forma de Ser. É desaprender para reaprender um novo formato do Viver.

Estamos todos passando por uma provação, sem exceção. E cada dia que passa, a impressão que eu tenho é que vamos apreendendo, sim, com dois “es”, pois considero o momento em que vivemos como de assimilação, compreensão e absorção.

Embora pareça que não temos escolhas, porque o confinamento é impositivo, obrigatório,inegociável e com ele vem a reboque os sentimentos mais primitivos do Ser Humano como raiva, medo e tristeza, não há nada que possamos delegar, as rédeas estão em nossas mãos, sob nosso controle. Não controlamos sentimentos, mas podemos controlar nossas atitudes e comportamentos.

É um grande desafio manter a sanidade mental em meio a uma Quarentena. Somos confrontados com o desconhecido, uma ameaça que está no ar, invisível, que desencadeia um medo racional e normal.

Aceitar que o medo e a angústia fazem parte deste momento ajuda a amenizar o sofrimento, ao contrário, do que relutar em negá-los; identificar os sentimentos, compreendê-los e aceitá-los como parte de uma vivência mundial. O que aumenta a angústia é a falta de perspectiva, ou seja, quando tudo isso vai terminar? Nós sempre precisamos de um parâmetro, uma referência – é o lugar que nos traz conforto e segurança.

No cenário árido e desafiador, vivemos o luto, sim luto, porque houve perdas: da liberdade, da zona de conforto, da vida diária, do conhecido e do contato Humano. Baixamos nossa onipotência. No luto e na dor se recicla o Ser Humano.

Temos a oportunidade de um grande aprendizado, remodelar nossas vidas diárias e entrar em contato com as próprias emoções diante da adversidade. Não há o certo ou o errado, a vivência é de cada um, lidando com a única forma de Ser. É desaprender para reaprender um novo formato do Viver.

O tão precioso tempo, que nunca o temos disponível agora está aí para ser usado da melhor forma e como pudermos, certamente não como gostaríamos. Não se sentir aprisionado, encontrar na crise um jeito diferente de fazer; tudo depende de como você vê e escolhe. Se aproprie da Vida que te habita e daquilo que é bom e significativo.

O Sentido da Vida, segundo Viktor Frankl, reside em encontrar um propósito, assumir uma responsabilidade para conosco e para com o próprio Ser Humano.


Clara Nigri
Psicóloga e Psicoterapeuta
Psicóloga na CM.2 Clínica Multidisciplinar
Voluntária no Hospital Israelita Albert Einstein
Diretora da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática
Contato: 11 – 991127418 – WhatsApp

claranigri05@gmail.com

20
20